Os tablets têm evoluído ao longo dos anos e são cada vez mais poderosos e dinâmicos, pela quantidade de tarefas que podem executar. A sua capacidade de adaptação, transformando-se em portáteis com teclados acoplados, ecrãs com imagens mais detalhadas e brilhantes. E claro, hardware que em certas situações até envergonha as configurações de portáteis.

Mas se as configurações são elevadas, como um modelo de gaming da Asus, os preços também podem ser igualmente caros. Este modelo chega aos 2.000 euros e se quiser apostar num iPad Pro da Apple também vai começar nos 1.500 euros. Outros modelos da Samsung ou da Lenovo ultrapassam os 1.000 euros.

Existem propostas para todos os bolsos, num exercício das fabricantes tentarem colocar o máximo de tecnologia nos seus topos de gama, mas cortando tanto quanto possível o preço. E ainda assim, há propostas na lista que são bem mais acessíveis, considerando as suas especificações elevadas, que podem rondar os 500 ou 600 euros ou menos.

Veja na galeria as imagens dos tablets topo de gama disponíveis:

1 - Samsung Galaxy Tab S10 Ultra – 1.259,90 euros – Chip7

Com um generoso ecrã Dynamic AMOLED 2X com 14,6 polegadas, o Galaxy Tab S10 Ultra funciona quase como um segundo monitor. O ecrã tem uma taxa de refrescamento de 120 Hz para oferecer uma navegação e visionamento de imagens mais suave.

No interior conta com um processador MediaTek Dimensity 9300, 12 GB de memória RAM e 256 de armazenamento interno. A sua bateria tem uma autonomia para 11.200 mAh. Um dos destaques do tablet é o sistema de inteligência artificial Galaxy AI, permitindo usufruir de ferramentas na edição de imagens ou na câmara fotográfica.

2 - Lenovo Tab Extreme – 1.131 euros – PC Components

Desenhado para tirar melhor partido da produtividade e de entretenimento, o Lenovo Tab Extreme tem um ecrã OLED de 14,5 polegadas, uma resolução de 3K, suporte a Dolby Vision e HDR10+, Dolby Atmos e oito colunas JBL para quem procura desfrutar filmes e séries.

O tablet tem um processador MediaTek Dimensity 9000, 12 GB de RAM LPDDR5X e armazenamento interno de 256 GB UFS 3.1, expansível até 1 TB. O tablet tem oito altifalantes JBL, com otimização Dolby Atmos e uma matriz de quatro microfones. Tem uma câmara frontal de 13 MP com sensor RGB e câmaras traseiras de 13 MP com foco automático e 5 MP com foco fixo.

3 - Asus ROG Flow Z13 GZ301 – 2.099,90 euros – Global data

O ROG Flow Z13 é um poderoso computador de gaming disfarçado de tablet, se olharmos para as suas especificações. Começando pelo processador, trata-se de um Intel Core i9 de 13ª geração e uma placa gráfica dedicada GeForce RTX 4050 e 16 GB de RAM LPDDR5. Hardware que faz corar muitos desktops de gaming.

Esta “besta” de gaming tem um ecrã com uma resolução de 2560p e 165 Hz de taxa de atualização. Conta ainda com 500 nits de brilho máximo. Tem 100% compatibilidade com a gama de cores DCI-P3 e suporte a Dolby Vision.

4 - Apple iPad Pro 13 polegadas – 1.579 euros – Loja Apple

O iPad Pro de 13 polegadas é a versão mais avançada da família de tablets da Apple. Tem um ecrã Ultra Retina XDR, tecnologia ProMotion e True Tone, com revestimento antirreflexos. No interior é alimentado com o novo processador M4.

O tablet tem uma câmara grande angular de 12 MP e capacidade de gravação de vídeo ProRes 4K. Na frente tem uma câmara ultra grande angular de 12 MP na horizontal e sistema de câmara TrueDeep.

5 – Xiaomi Pad 6S Pro 8+256 – 699,99 euros – Loja Xiaomi

O novo tablet topo de gama da Xiaomi apresenta um ecrã de 12,4 polegadas, com uma resolução de 3K e uma taxa de atualização a 144 Hz. No interior conta com um processador Snapdragon 8 Gen 2, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno. Tem uma câmara principal de 50 MP.

Para utilizadores que procuram qualidade no consumo de conteúdos, o modelo tem seis colunas estéreo com som imersivo, suportando Dolby Atmos e Dolby Vision. E oferece uma bateria com uma capacidade de 10.000 mAh com suporte a carregamento rápido 120 W HyperCharge.

6 - Google Pixel Tablet – 608,90 euros - Amazon

Apesar de não ter chegado ao mercado Português, pode adquirir o Pixel Tablet no amazon para quem deseja completar o ecossistema da Google, juntamente com os smartphones e smartwatchs da família. Este equipamento tem um ecrã de 11 polegadas, com brilho adaptativo, que a fabricante diz ser idial para conteúdos em streaming, mas também editar fotos e vídeos.

No interior é o primeiro tablet Android com processador Tensor G2, alimentado pela inteligência artificial Gemini da Google. Tem 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. A sua bateria promete uma autonomia de 12 horas a ver filmes em streaming.

7 – Oppo Pad 2 – 470,25 euros – PC Components

Com suporte a Dolby Vision para a imagem e Dolby Atmos para o áudio em quatro colunas, o Oppo Pad 2 promete ser um companheiro de quem gosta de assistir a filmes e séries num tablet. O ecrã tem 11,61 polegadas e uma taxa de refrescamento de 144 Hz, equivalente a um monitor de gaming.

O tablet tem uma bateria de 9.510 mAh, suportado por um sistema de carregamento rápido a 67 W. É alimentado por um processador MediaTek Dimensity 9000, 8 GB de RAM DDR5, expansível a 16 GB e ainda 256 GB de armazenamento interno. A fabricante recomenda o tablet para múltiplas funções, desde a utilização no entretenimento para assistir a conteúdos e jogos, para ler ou mesmo para trabalhar em qualquer lado.

8 - Huawei MatePad 12 X – 649 euros – Loja Huawei

Pensado para jovens utilizadores, o MatePad 12 X da Huawei oferece um ecrã PaperMatte ultra brilhante com 12 polegadas, destacando imagens nítidas e cores vibrantes. A fabricante aposta num design fino e elegante, com um peso de 555 gramas e ferramentas de smart office para que nenhum projeto fique por acabar, em qualquer lado.

A Huawei diz que o ecrã do tablet tem uma película ultra hidrofóbica, resistente ao óleo e às manchas das impressões digitais. O modelo tem uma bateria de 10.100 mAh e suporte a carregamento rápido a 66 W.