Terminar a formação escolar e encontrar um emprego pode não ser uma tarefa fácil. Os números mostram-no quando apontam uma taxa de desemprego jovem acima dos 35%, um universo onde 100 mil são licenciados e 80 mil que andam à procura do primeiro emprego, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística.



São números pouco animadores para quem está a sair da universidade e a preparar-se para "mergulhar" no mercado de trabalho, mas não há só más notícias. Muitas empresas continuam a contratar e a manter programas de estágios que podem ser uma porta de entrada no mercado de trabalho, ou serão, pelo menos uma primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e pôr em prática os conhecimentos adquiridos nos anos anteriores.



As condições divergem e a possibilidade de integrar os quadros da empresa também não é a mesma em todas as organizações, mesmo assim hoje deixamos-lhe o resultado de uma ronda que fizemos em cerca de uma dezena de empresas, mostrando-lhe o que têm para oferecer e como se pode lá chegar.



Demos prioridade aos grandes empregadores do sector e às empresas que nos últimos tempos têm anunciado planos de expansão ou internacionalização, que deixam antever necessidade de reforçar equipas.


  • Everis

    A consultora de Tecnologias da Informação contrata anualmente entre três a seis estagiários, embora o número de vagas possa variar em função das candidaturas recebidas e dos projetos em curso. Em 2012 a empresa tem planos para aumentar o número de estagiários a integrar na empresa. O processo de seleção decorre durante todo o ano - tal como as candidaturas - e segue um modelo tradicional: seleção curricular, testes psicotécnicos e entrevistas.


    Os estágios são remunerados (a empresa prefere não apontar um valor de referência), a duração é variável e a formação adequada ao tipo de projetos. As condições de trabalho são as mesmas que se aplicam a outros colaboradores: plano de formação, seguro de saúde, vida, acidentes pessoais, telemóvel com plafond, computador portátil, entre outros, exemplifica a empresa. As obrigações também são as mesmas.


    Na Everis por cada dez estágios realizados sete resultam em emprego efetivo.



  • Zon


    Anualmente a Zon disponibiliza 20 a 30 vagas para estágios e este ano a tradição mantém-se. A empresa de telecomunicações abre vagas para diferentes tipos de estágios, curriculares e profissionais, e normalmente dá resposta a essas necessidades através do contacto direto com universidades, onde procura recrutar finalistas e recém-licenciados. A duração pode variar entre os 2 e os 12 meses e pode ou não haver lugar a remuneração, dependendo do projeto em causa e da duração. Cada estágio tem associado um plano de formação específico para a área em questão.


    As áreas privilegiadas pela empresa no recrutamento são Engenharia, Gestão de Infraestruturas, Redes, Áreas de Produto e Marketing e Distribuição de Cinema.


    A empresa não fornece dados que permitam perceber dos estagiários contratados quantos são integrados na empresa "embora possa existir a possibilidade de integrar estagiários com excelente desempenho", esclarece.



  • Maksen

    A Maksen também tira partido da cooperação com universidades para preencher as vagas de estágio que vão surgindo na empresa, já que os candidatos selecionados têm em regra formação superior ao nível da licenciatura ou do mestrado.


    O número de estágios abertos em cada ano varia muito e nos últimos exercícios tem oscilado entre 10 e 40, aponta a consultora TI que anunciou recentemente a abertura de um escritório em São Paulo no Brasil. Quem entra para estagiar normalmente fica na empresa, porque o processo de seleção já foi rigoroso o suficiente para maximizar as hipóteses de encontrar o colaborador com o perfil certo para a função pretendida.



  • ROFF

    O plano estágios da ROFF para 2012 pretende integrar 22 a 24 colaboradores, que passam pela ROFF Academy antes de assumir funções para cumprir um programa de formação multidisciplinar. Visa transmitir conhecimentos técnicos específicos na área SAP, formação em consultoria e princípios relacionados com o trabalho em equipa.


    Na região de Lisboa a empresa vai integrar dois estagiários em SAP CRM & SRM; dois em SAP SCM & PLM; oito em SAP NetWeaver BC; quatro a seis em SDF Development Factory; um na área de pré-venda e um no marketing. Na Covilhã e no Porto estão previstas vagas para um estagiário na área de SAP CRM & SRM; um na área de SAP SCM & PLM e dois na área de SAP NetWeaver BC.


    Os estágios realizados pela tecnológica nacional, especialista na implementação de soluções SAP são remunerados e têm uma duração de 9 a 12 meses e os candidatos escolhidos preferencialmente nas áreas de engenharia informática, gestão, finanças, economia e outras engenharias no ramo da logística.
    A taxa de integração dos estagiários que passam pela empresa ronda os 100%. A seleção de candidatos decorre essencialmente em dois momentos: 1º e 4º trimestre.

  • Mind Source

    A Mind Source avança este ano com a segunda edição do seu programa de estágios IT Dev Training Talents dirigido, preferencialmente a candidatos com formação superior na área da informática. A iniciativa decorre no segundo semestre e consiste num desafio aos candidatos para simular uma oportunidade de negócio real e a partir daí desenvolver um projeto interno com a duração de seis meses.


    O objetivo do programa é encontrar novos talentos, pelo que quem melhor responder ao desafio integra a equipa de consultores da empresa. No ano passado o programa abriu três vagas e integrou dois novos colaboradores nos quadros da empresa. Este ano disponibiliza cinco vagas.



    Durante os seis meses de desafio os candidatos recebem despesas de deslocação e subsídio de alimentação. Têm oportunidade de fazer formação nas tecnologias que vão utilizar e participar em duas formações internas: uma de integração (aos valores da empresa) e outra sobre consultoria, com módulos técnicos, comunicacionais e comportamentais.



    Até junho a Mind Source está em processo de seleção e recrutamento de candidatos. Os interessados devem enviar currículo com a referência "Programas de Estágio - IT Dev Training Talents 2012" para o endereço de email de recrutamento.


  • Portugal Telecom

    A PT tem um programa de estágios desde 1996, que transformou no Programa Trainees em 2002. Através desta figura disponibiliza estágios profissionais nas empresas do grupo com duração de 2 anos. Dirige-se a jovens recém-mestrados nas áreas de engenharia, matemática, economia/gestão, marketing, ciências sociais e humanas, entre outras com relevância para o mercado das telecomunicações.


    Este programa tem um toolkit training desenvolvido à medida de quem está a iniciar atividades no mercado das telecomunicações, englobando várias áreas onde se incluem eficácia pessoal, técnicas de apresentação, conhecimentos específicos do sector das telecomunicações, orientação para o cliente e outras ferramentas práticas, explica a empresa.


    O programa chega ao terreno em colaboração com universidades, onde são recrutados talentos. Desde 2002 já passaram pelo Trainees 740 jovens, um número que já integra os 100 candidatos que vão participar na edição 2012/2014. A taxa de retenção de candidatos fixa-se nos 70 a 85%.


    O grupo conta também com outros programas de estágios para candidatos com outros perfis como o Programa Academia Técnica e Academia Comercial, programas de estágios profissionais remunerados, com a duração de 12 meses e com o objetivo formar profissionais nas áreas técnicas e comerciais.
    As habilitações exigidas para as academias comerciais estão ao nível da licenciatura, frequência universitária ou 12º ano nas áreas tecnológicas ou de gestão.


    Na Academia de Técnicos a PT admite candidatos com o 12º ano nas áreas tecnológicas, preferencialmente com certificação de nível IV e V em Eletrónica, Telecomunicações, Redes e Informática.



  • Microsoft

    Este ano a Microsoft tem vagas para 28 estágios. Dezasseis na área da investigação, três profissionais e nove curriculares. Todos os estágios são remunerados. A remuneração e duração são distintas, consoante o tipo de estágio. Os estágios curriculares têm a duração de seis meses, enquanto os estágios profissionais e de investigação duram um ano.


    As áreas onde a empresa abre maior número de vagas para estágios são as do Marketing, Advertisement, Comercial e Pré-Venda, Investigação e Desenvolvimento. Em todas privilegia a formação superior (licenciatura ou mestrado) de gestão, economia e engenharia.


    As candidaturas resultam de contactos diretos com as universidades, bem como de outras iniciativas e contactos realizados junto de estudantes (como o concurso Imagine Cup, que acaba de ter vencedor português, por exemplo).



    As necessidades internas são identificadas durante o mês de abril, sendo o contacto com as universidades e o processo de seleção iniciado em maio, diz a empresa.



  • Reditus

    Em 2012 a Reditus planeia abrir vagas para um total de 10 estágios. As condições associadas a cada estágio variam consoante o programa em questão. Se se tratar de um estágio de dois ou três meses normalmente não é remunerado, entre três a quatro meses tem uma bolsa de 250 euros e se se tratar de estágio anual o valor pode ir até aos 900€.


    Em qualquer tipo de estágio existe sempre um plano de formação. Os estágios disponibilizados visam as áreas de desenvolvimento (SAP e Sw Factory) e infraestruturas. A empresa privilegia a formação superior na área da informática, mas também recruta colaboradores com formação ao nível dos cursos profissionais.


    A Reditus recruta essencialmente no início do ano, mas também pode fazê-lo noutras alturas se tiver necessidade. Recorre a protocolos com escolas e anúncios em portais de emprego. Em média por cada 10 estágios realizados na empresa 3 resultam em emprego.



  • Logica

    A Logica anunciou recentemente o Programa Refreshing Us, que foi notícia por disponibilizar 100 vagas de emprego que a empresa faz questão de explicar que não é um programa de estágios, mas sim de integração de jovens recém-licenciados na vida profissional. A iniciativa existe desde 2007 e tem como principal objetivo permitir a renovação dos quadros da empresa.


    A edição 2012 já arrancou e a empresa de serviços de tecnologia e gestão já está a aceitar candidaturas. Continuará a fazê-lo ao longo de todo o ano e assegura que não está necessariamente à procura das melhores médias de curso. Os candidatos devem ter formação nas áreas de engenharia, informática, gestão e economia.


    O Refreshing Us é um programa remunerado, que tem por base percursos formativos, com certificações em áreas tecnológicas e avaliações periódicas que ajudam a definir o pacote remuneratório e/ou o enquadramento de carreira.




    Para este artigo também contratámos a Glintt, a Novabase, a Cisco, a Sonaecom e a Altran (que esta semana anunciou planos de recrutamento). Esta última não respondeu por não ter estruturado um programa de estágios. As restantes não tiveram disponibilidade ou interesse.



  • Reditus

    Em 2012 a Reditus planeia abrir vagas para um total de 10 estágios. As condições associadas a cada estágio variam consoante o programa em questão. Se se tratar de um estágio de dois ou três meses normalmente não é remunerado, entre três a quatro meses tem uma bolsa de 250 euros e se se tratar de estágio anual o valor pode ir até aos 900€.


    Em qualquer tipo de estágio existe sempre um plano de formação. Os estágios disponibilizados visam as áreas de desenvolvimento (SAP e Sw Factory) e infraestruturas. A empresa privilegia a formação superior na área da informática, mas também recruta colaboradores com formação ao nível dos cursos profissionais.


    A Reditus recruta essencialmente no início do ano, mas também pode fazê-lo noutras alturas se tiver necessidade. Recorre a protocolos com escolas e anúncios em portais de emprego. Em média por cada 10 estágios realizados na empresa 3 resultam em emprego.



    Para este artigo também contactámos a Glintt, a Novabase, a Cisco, a Sonaecom e a Altran (que esta semana anunciou planos de recrutamento). Esta última não respondeu por não ter estruturado um programa de estágios. As restantes não tiveram disponibilidade ou interesse.

    Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




    Cristina A. Ferreira

  • Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

    Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

    As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

    Ative as notificações do SAPO Tek.

    Newton, se pudesse, seguiria.

    Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.