Atendendo às diferentes formas de organização de cada um, a sugestão começa nas "normais" agendas, passa por um horário "tudo em um" e por um "mapa mental e termina com um simples, ou nem por isso, bloco de notas.

Se quiser substituir o calendário do telefone, nem sempre muito apelativo, tem uma boa opção na Cal by Any.do. Com um design muito funcional, a Cal responde aos requisitos de uma agenda, mas com algum colorido à mistura, graças aos seus fundos fotográficos.

Conte também com mapas, contactos, aplicações e integração com as redes sociais para tornar as coisas um pouco menos "cinzentas".

Veja a próxima aplicação

SolCalendar

Cor também é coisa que não falta ao SolCalendar. Esta alternativa à agenda do Android tem várias configurações e modos de visualização e diferentes temas para os widgets.

Além das críticas ao interface de utilizador serem bastante positivas, destaca-se igualmente a integração com praticamente qualquer agenda na nuvem, graças ao suporte integrado a CalDAV.

Veja a próxima aplicação

My Class Schedule

O mundo está diferente graças às tecnologias móveis e tal máxima também se pode aplicar aos horários escolares. A app My Class Schedule pode prova-lo.

Neste horário para smartphone é possível "reunir" diferentes horários num único local, passo a passo, criando atividades e disciplinas, atribuindo diferentes cores e notificações, se pretendido.

Veja a próxima aplicação

SimpleMind

Própria para quem faz questão de materializar o seu raciocínio, a SimpleMind é uma ferramenta para mind mapping que promete transformar smartphones e tablets em verdadeiras ferramentas de brainstorming e estruturação de pensamentos.

As palavras de ordem são clicar e arrastar, para criar e editar conteúdos na página Mind Map. As funções de desfazer e refazer dão uma ajuda à edição.

Veja a próxima aplicação

Evernote

Num artigo onde sugerimos aplicações de produtividade não poderíamos deixar de mencionar a Evernote, que muito recentemente atingiu os 100 milhões de utilizadores.

A Evernote permite-lhe tomar notas, adicionar fotografias, criar listas de tarefas, gravar lembretes de voz--e torna essas notas pesquisáveis, seja a partir de casa ou em movimento, graças à possibilidade de sincronização das notas nos vários computadores e dispositivos utilizados.

A app também permite partilhar notas com os amigos, nomeadamente através de outras aplicações descarregadas para o dispositivo móvel, sendo o inverso igualmente possível, ou seja publicar itens, como imagens e ficheiros, de outras aplicações no Evernote.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Este artigo foi originalmente publicado no TeK a 3 de setembro de 2014.