Antes de mais, diga-se que a Atari é uma empresa pioneira no mercado do entretenimento doméstico e que ainda permanece no ativo, apesar dos seus já bem “vividos” 44 anos. Continua a dedicar-se à produção de videojogos, conforme podemos ver pelos muitos títulos que estão de momento à venda para as mais diversas plataformas, incluindo mobile, consolas e PC. Basta espreitar as séries Roller Coaster Tycoon e Alone in the Dark, por exemplo.

Mas a Atari surpreendeu recentemente ao anunciar que tem como planos a curto prazo regressar à produção de equipamentos tecnológicos. Desenganem-se, contudo, os fãs que julgavam que o regresso está relacionado com o aparecimento de novas consolas de jogos… De acordo com o site Engadget.com, o hardware que a empresa norte-americana conta começar a preparar enquadra-se nos segmentos dos “gadgets domésticos e smart devices”, numa parceria com a Sigfox, empresa especializada em tecnologia IoT.   

“Se ainda existisse como nós a criámos, a Atari estaria hoje a competir de igual para igual com consolas como a PlayStation e a Xbox”. Foi o próprio Nolan Bushnell que proferiu esta afirmação numa entrevista ao site TechRadar.com, em 2013, dizendo ainda que em 1976 “devia ter tirado umas férias em vez de decidir vender a empresa à Warner”. Bushnell foi um dos fundadores originais da Atari, juntamente com Ted Dabney. “Teria tido muito prazer ao levar a Atari a um outro nível”, lamenta.

Seja como for, e enquanto a fabricante não surge com o eventual anúncio “bombástico” de um qualquer gadget doméstico, as memórias de consolas, periféricos e jogos permanecem nas memórias dos muitos jogadores mais “antigos” e também no imaginário dos fãs do retrogaming, muitos deles com idades mais jovens.

Com o conjunto de imagens acima pode recordar os principais marcos da existência da Atari, com especial atenção para máquinas como a Atari 2600 e títulos como Space Invaders, por exemplo, que marcaram gerações. Apostamos que no sótão aí de casa ainda existem “vestígios” de produtos da marca. Esperamos apenas que não estejam no estado que pode ver na última imagem que compõe a galeria deste artigo…

Nota da redação: foi efetuada uma correção ao artigo, pois por lapso era indicado que a Atari se trata de uma empresa japonesa quando na verdade teve origem nos Estados Unidos.