Para todos os que gostam de animar o ser perfil na rede social, blog ou Twitter com música, temos boas notícias e vamos partilhá-las. Aliás, partilhar é a palavra de ordem nesta Montra TeK, onde lhe iremos mostrar as principais playlists para partilha do momento.

Grande parte dos sites desta natureza apoia-se nos mecanismos de plataformas como o YouTube ou de outras bases de dados online. A receita fica completa ao serem adicionados novos componentes que acabam por embelezar a interface das playlists e aguçar o ouvido do utilizador.

Mixtape.me

Esta é uma das mais recentes plataformas de partilha de playlists na Internet. O Mixtape.me apoia-se numa das maiores bases de dados de música na Internet, o Seeqpod, e ainda está em fase beta mas já conquistou o público com as suas capacidades de pesquisa, concepção e partilha de listas de músicas criadas na plataforma.

A sua utilização é bastante simples. Tem apenas de pesquisar o nome do artista, do álbum ou da música que pretende encontrar na caixa de buscas do site, arrastar o resultado para a caixa que diz "Quick Playlist" e repetir a operação as vezes que quiser e com as músicas que pretender.

O MixTape.me também carrega ainda a biografia do artista que está a ouvir directamente da Last.fm e coloca à sua disposição vídeos do YouTube para acompanhar as músicas.

Se não lhe apetecer criar a sua própria lista, pesquise aquelas que outros internautas já construíram e entre no espírito de partilha deste site.

Lembre-se que pode adicionar a playlist que criou (ou que encontrou) à sua página pessoal, pode enviá-la por email aos seus contactos ou até comentar aquelas que mais o cativaram.

Playlist.com

Outra opção passa pelo Playlist.com, um site que também lhe permite criar e partilhar listas de música. Todas as músicas e vídeos que possa integrar na sua lista são provenientes de outros sites já que, o Playlist não possui nenhum arquivo de som.

O site assume-se como uma rede social centrada nos gostos musicais de cada um e inclui um leitor flash para animar as suas escolhas.

O Playlist permite que todos os utilizadores se sintam livres de procurar e ouvir música gratuitamente e sem registo, a menos que queiram partilhar a sua lista. Nesse caso terá de preencher um pequeno formulário para que passe a constar na base de utilizadores da plataforma.

Embedr.com

Esta é uma ferramenta compatível com alguns dos sites mais procurados da actualidade: YouTube, MySpace, Dailymotion e tantos outros…

Se está interessado em mostrar na sua página pessoal as músicas e os vídeos que mais lhe agradam só tem de se recordar deste endereço http://embedr.com/.

A utilização do Embedr é bastante simples. Tem apenas de adicionar o código embed fornecido na sua fonte de conteúdos à playlist e, no fim, retirar o código HTML criado para a sua lista.

Depois, se quiser partilhar a sua playlist com outros utilizadores, basta registar-se e colocar a sua criação no Embedr.com.

MyPlayList.biz

Esta é uma playlist diferente porque lhe permite adicionar um slideshow à sua escolha. Dependendo dos artistas seleccionados, o MyPlayList cria automaticamente uma apresentação de imagens partilhadas publicamente no Filckr.

Desta forma, se escolher músicas dos REM, U2 ou de qualquer outra banda, a reprodução será acompanhada pelas imagens publicadas dessas bandas no Flickr.

Depois de terminada a lista pode colocar a sua criação em qualquer espaço online, seja no seu blog, perfil da rede social ou website.

Twisten e Twiturm

As duas últimas alternativas são opções destinadas aos seguidores do Twitter.

A primeira ferramenta tem causado sucesso entre a comunidade de microblogging e deve a sua popularidade a eficácia e simplicidade que apresenta.

Criado pela mesma equipa que concebeu o Grooveshark, utilizando por isso a mesma base de dados, o Twisten é uma aplicação que permite mostrar a todos os seus contactos a música que está a ouvir em determinado momento.

Todos os seguidores do link que aponta para a música que está a ouvir são automaticamente levados até à página da música no Grooveshark Lite onde a podem ouvir.

É de salientar que este site exige registo e para que possa ser integrado na sua conta Twitter.

O mesmo acontece com a segunda alternativa, o Twiturm. Esta é uma ferramenta pensada, principalmente, para os artistas. Os responsáveis pelo serviço referem que este foi pensado para guardar, partilhar e twettar músicas criadas pelos utilizadores e não conteúdos protegidos por direitos de autor.

Para o utilizar terá de se registar com o mesmo nome e password usado no Twitter. A partir daí é direccionado para uma página a partir da qual por fazer o upload de músicas.

As suas escolhas podem ser publicadas no Twitter e, caso seja a sua vontade, descarregadas pelos seus followers. Aproveite e mostre o seu trabalho ao mundo!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.