Quem viu a "Rede Social" deverá lembrar-se - e outros poderão saber mesmo sem ter visto o filme - que Mark Zuckerberg começou por "desenhar" o Facebook com base numa espécie de jogo Hot or Not, onde era possível ir escolhendo e clicando na rapariga mais gira, entre duas fotografias apresentadas.



Na rede social a funcionalidade já não existe, mas os utilizadores do Facebook continuam a poder classificar os seus amigos como mais "brasa ou nem por isso" através de diferentes aplicações.



Lançado recentemente, o HeyDuel é um desses recursos e permite votar, anonimamente, as fotografias do grupo de contactos "a concurso" num "duelo" pelo título de "maior brasa". A aplicação também organiza quadros de classificação geral, para os amigos que façam parte da nossa rede, e um para todos os que usam a ferramenta.



A identidade dos "eleitores" perante os utilizadores que têm as suas fotos a votos está absolutamente salvaguardada, asseguram os responsáveis pelo serviço.



[caption][/caption]

Refira-se que para usar o HeyDuel - tal como acontece com muitas outras aplicações - vai precisar de se autenticar com as suas credenciais do Facebook e permitir o acesso da aplicação aos seus dados.



Funcionando com as mesmas exigências, têm também ao dispor o GotoGuru, já mencionado no TeK como Site do Dia.



Um pouco mais "apurado" do que o exemplo anterior, este recurso recorre à lista de amigos do utilizador em causa para ir mostrando sequências de duas fotografias acompanhadas de perguntas, como "com qual destes amigos preferia passar um fim-de-semana a Las Vegas?" .



[caption][/caption]

De cada vez que se faz uma escolha, aparecem mais duas fotos, até que tenham sido completados "duelos" suficientes para passar ao nível seguinte.



A pergunta muda com a passagem de nível, bem como o universo de amigos, que vai aumentando, passando a incluir os "amigos de amigos". A partir de determinado nível, o utilizador começa a poder criar perguntas ele próprio.



Abandonando o formato de "duelo", o conceito "Hot or Not" não se aplica só à rede social criada por Mark Zuckerberg e pode assumir um carácter mais sério, como acontece com o MixTent, que funciona tendo por base o LinkedIn.



[caption][/caption]

Esta aplicação permite-lhe classificar a sua rede de contactos a nível profissional, podendo sujeitar-se o seu próprio talentos ou talentos à apreciação de terceiros.
Aqui os atributos físicos dão lugar à apreciação com base nas "capacidades laborais" de cada um, asseguram os promotores do serviço.



Além das aplicações que funcionam a par das redes sociais, e voltando a encarar o conceito como puro entretenimento, há igualmente aquelas que subsistem por si só. Em redor dos atributos físicos existem bastantes hipóteses, mas tenha cuidado porque o "cenário" pode ficar estranho, sendo muito provável ir parar a um site de encontros, ou qualquer coisa do género.

O Hot or Not pareceu-nos uma hipótese credível. O site obriga ao registo para votar e "sugere-lhe" que aproveite a sua conta para sujeitar-se à apreciação de terceiros. Os mais populares surgem num best of diário.



[caption][/caption]


Para lhe mostrar a flexibilidade da ideia deixámos para o fim o Pic a Fight, que também já passou pelo TeK. Aqui os internautas são convidados a escolherem entre duas fotografias de origem e temas muito diversos, de forma recorrente.



[caption][/caption]

À medida que se vai jogando, é possível acompanhar a performance acumulada das fotografias, havendo inclusive uma secção Top Pics, onde estão reunidas as imagens com maior número de votos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.