Como o TeK já teve oportunidade de escrever as lojas de aplicações para telemóveis são uma moda que pegou. Definitivamente vieram para ficar. Os principais sistemas operativos mantêm as suas.



Os principais fabricantes de telemóveis também já as têm e muito operadores móveis seguem o mesmo caminho. É o caso dos operadores portugueses, que não quiseram ficar fora da "corrida". Hoje fazemos uma ronda pelas propostas da TMN, Vodafone e Optimus para ver as opções à disposição dos clientes de cada operadora.



Começamos pela TMN. A operadora móvel do grupo PT lançou a sua loja de aplicações em meados do ano passado.



Desde então tem procurado fomentar o desenvolvimento de aplicações nacionais. Embora a empresa não revele números nem do peso da oferta nacional no total disponível, nem da oferta total, navegando um pouco no site é possível perceber que há muitas aplicações Made in Portugal, com o Sapo e a TMN a desempenharem um papel central nesta oferta.

[caption]App Store TMN[/caption]

Basta consultar o TOP 10 das aplicações à vista no site para encontrar alguma prata da casa em aplicativos de notícias, pesquisa de locais, entre outros.



Segundo a TMN "centenas" de aplicações disponíveis no site são compatíveis com diversas plataformas e é assegurada oferta para todas as opções de relevo como JAVA, Android, BlackBerry, Nokia WRT ou o recente Windows Mobile 6.5.



Para facilitar a pesquisa de aplicações a empresa divide a loja em 16 secções de conteúdos, onde se incluem novidades ou mais vendidos, mas também categorias temáticas como negócios, fun, adultos, entre outras. Também é possível pesquisar sugestões - pagas e gratuitas - definindo previamente a marca e modelo do telemóvel para saber à partida o que realmente serve para si.



Entre as Apps mais populares estão o Windows Live Messenger, Onde Fica e Lanterna. São todas gratuitas. A primeira dispensa apresentações, a segunda dá informação sobre localizações e o Lanterna permite transformar o telemóvel numa lanterna, num sabre de luz, ou numa luz de discoteca.



Vodafone Apps Shop



A Vodafone arrancou com a sua loja de aplicações sensivelmente ao mesmo tempo que a TMN, mas escolheu dar-lhe menos visibilidade e um posicionamento ligeiramente diferente. Depois de um lançamento experimental em Julho do ano passado, a empresa optou por integrar a oferta, hoje composta por mais de 7 mil aplicações em todas as lojas de operações locais, no serviço 360 que lançou uns meses mais tarde, em Outubro, embora também possa ser instalada noutros equipamentos.

[caption]Vodafone Apps Shop[/caption]

A operadora - que alimenta o projecto a nível global - sublinha que a sua loja de aplicações, Apps Shop, é a terceira maior do mercado móvel, logo após a loja da Apple e o Android Market.



Neste leque não é fácil perceber a origem das aplicações, já que quem submete não tem de referir o país de origem, mas a empresa está convencida que a sua loja já atraiu algumas centenas de programadores portugueses. Alguns até venceram competições lançadas pela empresa. Como Alberto Pereira que desenvolveu o Cinemobile, que permite aceder a informação detalhada sobre filmes, actores e cinema em geral; ou Heitor Ferreira que desenvolveu um widget para facilitar a vida a quem quer saber tudo sobre concertos e posicioná-los no Google Maps (OnTour).



No início do mês a aplicação mais popular da loja de aplicações da empresa em Portugal era o Led Scroller, que permite escrever um texto e escolher a cor e a velocidade com que este vai dirigir-se para as laterais do ecrã do telemóvel, como se de um visor Led se tratasse.

Na oferta paga, GPS Compass era a que reunia maiores preferências permitindo utilizar o telemóvel como uma bússola (usando o sinal de GPS) e mostrando a localização exacta (coordenadas) do utilizador.



As aplicações disponíveis dividem-se por várias categorias entre informativas, utilitárias e lúdicos online, redes sociais. Os ebooks também têm lugar de destaque na loja com mais de 100 títulos já disponíveis.


Optimus App Store

[caption]Optimus Zone[/caption]

A Optimus aposta numa lógica diferente. A empresa apostou numa parceria com a empresa Get Jar que disponibiliza aplicações para vários parceiros. A oferta é previamente certificada pelo fornecedor e não permite a submissão de novas ferramentas na mesma lógica que de funcionamento desta nova onda de lojas de aplicações. A Optimus mantém esta oferta há cerca de dois anos e disponibiliza actualmente por essa via 50 mil aplicações que visam todos os utilizadores de equipamentos com acesso ao portal Optimus Zone.



As aplicações da Get Jar também seguem uma lógica multiplataforma. Entretenimento, produtividade, social e messaging, jogos e uma série de sub-categorias com conteúdos de áreas mais específicas são oferecidas.



Tal como na loja da TMN, as propostas da Vodafone e da Optimus também combinam aplicações pagas e gratuitas que cobrem as principais áreas de interesse dos utilizadores.

Cristina A. Ferreira