Novo ano é altura de novas resoluções e novas esperanças na capacidade de resolver problemas antigos e ser mais eficiente na gestão dos próximos, objetivos que passam em larga medida pela capacidade de gerir bem o dia a dia aos mais diversos níveis.



A explosão das aplicações reduziu à dimensão de qualquer bolso (ou bolsa, para as senhoras) um mundo de ferramentas interessantes para organizar e gerir melhor tempo e dinheiro. Hoje exploramos algumas.

Vamos começar pela organização de tarefas, que bem se pode transformar numa dor de cabeça nas semanas mais "congestionadas". Vamos apontar duas das mais populares respostas a este desafio: Todoist e Any.do.



A Todoist é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. Num segmento onde a concorrência é forte, jogam a seu favor a interface limpa e fácil de utilizar e a integração com várias ferramentas, como o Dropbox ou o Google Drive, a partir dos quais se podem adicionar documentos às tarefas.



Garantida está também a possibilidade de criar várias listas, sincronizá-las em todos os dispositivos do utilizador, ou a possibilidade de partilhar tarefas e projetos com terceiros. Guardar tudo na nuvem, mas com acesso garantido offline. Estas funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita, mas há também uma versão premium que junta mais algumas funcionalidades.



A Todoist é uma das aplicações do género com versões para um maior número de plataformas, 13 no total, onde se incluem os três principais sistemas operativos móveis, mas também o Firefox, o Chrome, o Outlook ou o Gmail, entre outras.

Se decidir assistir a um dos vídeos que a equipa do projeto colocou no site vai encontrar uma loja de vinhos portuguesa, nacionalidade que é também a do CEO da Todoist e de vários membros de uma equipa, onde cabem diversas nacionalidades. Ainda assim, nas várias línguas em que a app está disponível, português só do Brasil.




A Any.do é outra opção à medida de quem precisa de melhorar a organização de tarefas, disponível para Android e iOs, mas também com uma versão web, uma app e uma extensão para Chrome.


Tal como o Todoist, soma pontos no que se refere à interface e à facilidade de utilização. Também permite a sincronização para vários dispositivos, a partilha de listas e a delegação de tarefas, ou a adição de ficheiros às tarefas que compõem as listas criadas pelo utilizador.


Outras caraterísticas interessantes da aplicação são a possibilidade de ditar conteúdo que a Any.do converte em texto e a forma de interagir com os ecrãs da aplicação em dispositivos touch, como a possibilidade de assinalar tarefas concluídas riscando-as com os dedos, ou sacudir o dispositivo para apagar uma tarefa concluída. Também tem uma versão premium.




Embora as aplicação de gestão de tarefas sejam uma clara mais-valia para organizar o dia a dia, não substituem uma boa agenda, pelo menos para quem tem dias mais preenchidos. Não há serviço de correio eletrónico ou sistema operativo móvel que não inclua um calendário nas aplicações pré-carregadas, mas se a opção não o satisfaz pode explorar outras ou estender-lhes a abrangência integrando-as com outras.


Sugerimos a Sunrise Calendar, com versões para a web e para as lojas e aplicações oficiais do Android, iOS e Mac. A plataforma integra com o iCloud, Google Calendar e Exchange, importando os eventos registados em cada uma destas ferramentas. Faz o mesmo com os eventos do Evenbrite e com o Google Tasks. Em relação ao primeiro, sempre que o utilizador compra um bilhete no serviço online este é automaticamente adicionado à agenda. No caso do Tasks, permite que o utilizador atualize a aplicação de gestão de tarefas da Google sem ter de sair do calendário.


Mais uma vez, a interface é um dos trunfos da aplicação, que é intuitiva e bem pensada nas opções que oferece para organizar e gerir eventos e mostrá-los, usando cores, ou permitindo adicionar mapas, fotos, ou outro tipo de informação que facilite a consulta dos eventos. O Sunrise suporta diferentes tipos de vista, de duração mais curta ou mais longa consoante as necessidades do utilizador.




Melhorar a gestão das finanças pessoais é outro elemento importante na otimização das tarefas do dia a dia. Nesse domínio vai encontrar centenas de opções na web e nas lojas das principais plataformas móveis. Optámos por dar destaque a duas soluções desenvolvidas em Portugal.


A primeira é a Be My Wallet, criada pela Gatewit no final do ano passado. Permite fazer um controlo dos gastos semanais e mensais, distribuindo as despesas por categorias. Pode adicionar documentos para justificar ou ilustrar cada despesa, como as faturas das compras, por exemplo.


Os dados introduzidos podem ser explorados através de gráficos, para obter uma melhor visibilidade em relação à forma como gasta o dinheiro ao longo do mês. A empresa que criou a aplicação garante que a informação está protegida graças à encriptação SHA-256 e ao recurso a SSL e HTTPS. Tem uma versão web, que se adapta ao ecrã dos telemóveis.




A Boonzi é a outra opção que lhe deixamos. Uma das principais caraterísticas da aplicação, desenhada para PC mas com versões para iOS e Android, é a integração com as contas bancárias do utilizador. Uma vez sincronizada com as contas, vai aprendendo com o utilizador a arrumar os movimentos realizados nas categorias mais adequadas.


Promete ser uma preciosa ajuda para identificar custos supérfluos e a eliminá-los do seu orçamento.



Os gráficos são também aqui uma aposta forte, para mostrar gastos e receitas e para analisar, de acordo com diferentes critérios, os aspetos mais relevantes na forma como gasta o seu dinheiro.



na Boonzi pode ainda criar filtros para ver apenas alguns dados, facilitando a consulta, ou agendar compromissos futuros. A aplicação da Webfuel é paga. A licença vitalícia tem um custo de 34,90€.




Se prefere explorar outras alternativas existem várias opções populares como a

Finanças Pessoais, o Spending Trader ou a eBudget (é do Banco Best, mas está disponível para qualquer utilizador), todas com versões para iOS ou Android.

Aproveitamos para abrir a caixa de sugestões aos leitores, onde podem partilhar outras opções interessantes para gerir melhor tempo ou dinheiro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

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