A aposta da Microsoft no incentivo e apoio a programadores para desenvolverem aplicações para o Windows 8 é claro. E embora a Windows Store esteja ainda muito longe dos números alcançados pelos líderes - leia-se App Store e Google Play - ganha em média 200 novas aplicações por dia, tendo já ultrapassado as 130 mil, como adiantou hoje Stefan Elop na conferência da Nokia.

Em Portugal a Microsoft também não tem poupado esforços para envolver os programadores, e sobretudo conseguir a presença das principais aplicações e dos nomes mais sonantes na loja. Rita Santos, gestora do Windows, adiantou na semana passada que já há quatro vezes mais aplicações portuguesas na Windows Store, sendo que se fizermos as contas o número total andará na casa das 8 dezenas.

O TeK já tinha destacado algumas das pioneiras, apresentadas durante o lançamento do Windows 8, mas hoje partimos à descoberta de mais algumas novidades, destacando as mais relevantes.

A "constelação" de aplicações está bem preenchida com temas variados, como se pode verificar numa pequena amostra exibida recentemente pela Microsoft numa apresentação a jornalistas. Entre informação de jornais, rádios, televisões e a Banca SAPO, instituições financeiras e aplicações de culinária há muito por onde escolher.

[caption]aplicações[/caption]

Segundo a Microsoft, a Backgrounds Wallpapers HD é campeão de downloads em Portugal e oferece uma série de alternativas mais ou menos coloridas aos fundos do Windows.

[caption]Backgrounds Wallpapers HD[/caption]

Na área da moda, o Nuno Gama tornou-se recentemente o primeiro estilista europeu a apostar numa aplicação para Windows 8, com uma aplicação gratuita onde mostra as últimas coleções e consegue saltar fronteiras.

[caption]Nuno Gama[/caption]

Entre as aplicações gratuitas a Porto Editora juntou recentemente mais uma peça à sua presença no Windows 8 com a Coleção Os Miúdos para o Windows 8, onde disponibiliza oito histórias gratuitas em português e em inglês, um número que será alargado nos próximos meses. A primeira história já está online, sobre o ratinho que perdeu o primeiro dente de leite.

[caption]a minha história[/caption]

Vale também a pena experimentar a Newsbot, um agregador de conteúdos de RSS publicado pela HIQ Consulting - Consultadoria e Engenharia que permite guardar favoritos e partilhar conteúdos.

[caption]newsbot[/caption]

Entre os developers que estão a testar o modelo pago, está a Human Encyclopedia da inKlusion, com informação sobre 11 sistemas e 24 órgãos, incluindo funções e doenças e com mais de 30 modelos em 3D para explorar. A aplicação custa 7,49 euros.

[caption]Human Encyclopedia[/caption]

Estas são apenas algumas das aplicações já publicadas, mas se tiver outras sugestões e comentários sobre apps portuguesas, partilhe.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.