A Samsung tem vindo a colocar muito do seu músculo comercial e de marketing no seu sistema operativo móvel Bada, por enquanto limitado ao Samsung Wave, lançado recentemente em Portugal. Embora esteja presente noutras arenas, a marca sul-coreana quer fazer desta plataforma uma das concorrentes sérias no negócio, e as aplicações são uma componente fundamental, como mostra o exemplo da Apple com o iPhone.

A loja de aplicações da marca, a Samsung Apps, foi lançada em Setembro de 2009 e dá acesso a aplicações para smartphones da marca explicando também de forma prática e fácil como descarregar e instalar o software, seja ele gratuito ou pago.

O número e diversidade de aplicações já alojadas na loja não é comparável com o que existe para iPhone, Android ou mesmo Windows Mobile, mas se olharmos ao tipo de utilitários que estão no top as diferenças não serão assim tão significativas…

[caption]Samsung apps[/caption]

A Samsung garante porém que nos últimos meses a loja mais do que triplicou o número de aplicações, na maioria dos mercados europeus e asiáticos, e que a variedade se estende de jogos a redes sociais, livros electrónicos e ferramentas de saúde.

O download das aplicações pode ser feito directamente para o telemóvel, ou através do computador, que depois permite a transferência para o smartphone. Para isso é necessário primeiro instalar uma aplicação, o Samsung Kies. Todos os passos estão detalhados no site.

[caption]Samsung apps[/caption]

Entre as aplicações mais populares dominam utilitários mais ou menos úteis (ou inúteis, conforme a opinião), jogos e ferramentas de gestão de bateria. Tudo dentro da mesma linha de popularidade das aplicações mais descarregadas para iPhone e Android, que o TeK já teve oportunidade de analisar.

[caption]Samsung apps[/caption]
Na lista agora divulgada pela Samsung, o primeiro lugar das aplicações mais descarregadas vai para o Magic Torch, uma aplicação que transforma o telefone numa lanterna com quatro ecrãs diferentes: lâmpada padrão, lâmpada ecológica, lâmpada de néon e ecrã branco.

A ferramenta poderá mostrar-se útil quando a luz falta em casa, ou se encontra em situações mais escuras, já que acrescenta luminosidade ao já muito utilizado recurso à iluminação do ecrã do telefone… É grátis e só gasta electricidade da bateria.

Em segundo lugar aparece o jogo Need For Speed Shift, onde os utilizadores são convidados a experimentar a velocidade nas ruas de Chicago, Dubai, Itália e Londres em 24 corridas de rua e eventos profissionais. Pode coleccionar troféus e comparar habilidades com os três melhores pilotos profissionais do mundo.

Este jogo também é gratuito e foi recentemente actualizado.

As ilusões de óptica dominam ainda no entretenimento, com o Illusions, que permite aos utilizadores ver uma variedade de imagens falsas, com base em ilusões de movimento, distorções e objectos que aparecem e desaparecem.

[caption]Samsung apps[/caption]

O desporto rei não podia faltar entre as aplicações mais populares, com o SouthAfrica 2010 – que já não está disponível -, com informações sobre todos os jogos da competição que terminou ainda em Julho, mas também com a possibilidade de treinar os remates à baliza, no Exciting Freekick.

[caption]Samsung apps[/caption]

O Real Football 2010 dava a possibilidade de passar aos jogos, escolhendo quem quer defrontar entre as 245 equipas de oito ligas e diversos jogadores. A aplicação esteve entre as mais descarregadas, mas hoje está ausente da lista da Samsung Apps…

Ainda nos jogos há espaço para o Basketball, onde pode treinar lançamentos livres, embora com as limitações do tamanho do ecrã…

Outros jogos são propostos no Shot Gun, um jogo de arcada onde ganha quem dispara melhor. Nem sequer faltam os efeitos sonoros de recarregamento da arma, bastando sacudir o telefone antes de puxar o gatilho.

[caption]Samsung apps[/caption]
A gestão de bateria é o domínio principal do Battery Life, uma das muitas aplicações que permite calcular o tempo que resta de bateria e o impacto de utilizar aplicações como leitor de música ou a ligação Wi-Fi. Mais do que a informação já pré-carregada no telefone pela Samsung, esta ajuda a manter alerta os utilizadores, sobretudo em telefones que normalmente acabam por ter pouca autonomia…

Outra aplicação que muda o uso do ecrã é o MyMirror, que recorre à câmara para transformar o ecrã num espelho. Ninguém duvida da utilidade de se mirar no espelho para aplicar baton e compor o sorriso, com a curiosidade de que parece uma aplicação demasiado feminina para estar num top onde dominam jogos.

Para além desta lista há muitas aplicações a descobrir na loja online, entre as quais se contam ferramentas para fazer conversões de moeda, relógios digitais e analógicos, e mesmo a possibilidade de fazer pipocas no ecrã, que fez tanto sucesso no iPhone.

Se já experimentou alguma destas aplicações ou tem entre as suas preferências outras ferramentas deixe a sua sugestão e comentário na caixa abaixo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.