O universo das consolas está a entrar numa fase de definição e que pode ditar uma alteração no paradigma do gaming tal como as pessoas o conhecem hoje.

A nova geração de consolas vai fazer a sua grande entrada em 2013, ainda que só a Nintendo Wii U já esteja disponível para compra. As rivais Sony e Microsoft devem apresentar os novos modelos da Playstation e Xbox este ano e será interessante ver de que modo vão adaptar-se à realidade dos jogadores casuais e ao crescimento massivo da jogatana nos dispositivos móveis.

A Nintendo soube responder a este campo com o lançamento do Wii U GamePad. Apesar de negar a intenção de combater os smartphones e tablets, a verdade é que o comando da empresa japonesa tem muitas funcionalides "smart" além da componente jogável.

A Playstation também tem experiência no campo dos dispositivos móveis: a Playstation Portable e a PS Vita fazem parte do portfólio da empresa há já algum tempo. A Xbox talvez seja a que tem menos prática no campo da mobilidade, mas a aplicação Xbox Smart Glass mostra que a empresa está atenta às novas tendências.

Tudo isto assumindo que vão realmente dedicar-se ao mobile gaming. Caso não o façam a resposta terá que ser forte para chamar a atenção dos jogadores e terão que mostrar razões suficientes para que migrem das velhas consolas para os modelos vindouros.

Poderá a resposta estar na experiência e na história? Hoje a Montra TeK dá a conhecer quais as consolas mais vendidas até agora e que marcaram as últimas décadas do entretenimento dentro e fora de portas. Os jogos e os equipamentos de jogo criaram uma indústria completamente nova e que em alguns casos chega a gastar na produção de um novo título mais dinheiro do que a maior parte dos filmes de Hollywood.

1º - Playstation 2

A Sony confirmou há poucas semanas a descontinuação da consola. Não vai ser mais produzida. É o fim de um ciclo e de uma geração que aparentemente marcou muita gente: ao todo foram vendidas 153,6 milhões de PS2. Com a morte anunciada é possível que mais alguns milhares de unidades sejam vendidas e aumentem um pouco a contagem.

[caption]Playstation 2[/caption]

Foram 12 anos de sucessos marcados por jogos como Final Fantasy X, God of War II, Gran Turismo 4 e Shadow of Colossus. Mas um dos segredos do sucesso da consola da Sony acabou por ser a compatibilidade com jogos, comandos e cartões de memória do primeiro modelo da Playstation.

2º - Nintendo DS

Lançada em 2004 a consola da Nintendo está pouco atrás da Playstation 2: já vendeu 152,5 milhões de unidades. Tendo em conta que em ainda não foi descontinuada é possível que com o passar do tempo acabe por arrecadar o título, sempre provisório, de consola e consola portátil mais vendida.

[caption]Nintendo DS[/caption]

Foi a primeira vez que a Nintendo apostou numa consola com dois ecrãs, formula que acaba por repetir ainda que em moldes diferentes com a Wii U. O ecrã sensível ao toque e uma caneta stylus fizeram a diferença que até então ninguém tinha feito. Nas contagens incluem-se os modelos DS Lite, DSi e DSi XL.

3º - Game Boy

Com 118 milhões de unidades vendidas a versão mais básica do Game Boy e o Game Boy Color conseguem a terceira posição nas consolas mais vendidas. Os modelos monocromáticos chegaram em 1989 e as versões a cores foram introduzidas em 1998.

[caption]Game Boy[/caption]

O êxito da série de desenhos animados Pokemon e dos jogos da franquia para as consolas portáteis tornaram os Game Boy um ícone mundial do gaming. Mas antes foi o Tetris a provocar um vício global na construção de esquemas de blocos.

4º - Playstation: 102,5 milhões



5º - Wii: 97,1 milhões



6º - Game Boy Advance: 81, 5 milhões



7º - Playstation Portable: 73,9 milhões

A primeira tentativa da Sony na área das consolas móveis foi um sucesso. Muito por causa do ecossistema de jogos e pela qualidade dos gráficos que reproduzia, mesmo sendo um dispositivo portátil. As vendas situam-se na casa das 73 milhões de unidades.

[caption]PSP[/caption]

Mais virada para os jogadores dedicados, já que a Nintendo sempre apostou em títulos "infantis" nas consolas portáteis, a PSP também foi importante na evolução das consolas e na concorrência entre marcas. Conectividade Wi-Fi, USB e Bluetooth fizeram da Portable uma máquina de última geração na altura em que saiu.

8º e 9º - Playstation 3 e Xbox 360

São as consolas que têm dominado os últimos anos do jogo, juntamente com a Nintendo Wii. Apesar de terem entrado no mercado em alturas semelhantes, 2005 a Xbox 360 e 2006 a PS3, o preço que praticavam relativamente à consola da rival Nintendo e que hoje ainda se verifica, ditaram números diferentes nas vendas. O que por outro lado não quer dizer que a Wii tenha sido mais lucrativa.

Nas vendas a PS3 leva vantagem de 200 mil unidades: vendeu 70,2 milhões de consolas e a Xbox vendeu 70 milhões.

A Xbox 360 foi ainda o modelo escolhido para a introdução de um novo sistema de jogo: o Kinect. Sem a necessidade de comandos físicos, o jogador consegue realizar ações simplesmente através do movimento do corpo.

[caption]Kinect[/caption]

A Playstation lançou o Move, mas é necessário um comando, tal como para a Wii era necessário o Wiimote. O Move chegou mais tarde ao mercado e os principais lançamentos foram feitos ainda em 2012, pelo que é cedo para dizer se foi um sucesso ou um fracasso.

10º - Nintendo Entertainment System (NES)

Uma consola 8-bit lançada há quase 30 anos e que ainda figura no top 10 das consolas comercialmente mais famosas. As vendas calculadas situam-se nos 61,9 milhões de unidades, um número bastante grande tendo em conta a época em que foi vendida.

Os jogos da franquia Super Mario Bros. ajudaram a consola a torna-se um sucesso mundial de vendas e houve outros títulos, como The Legend of Zelda, que marcaram a vida da NES. No Japão apenas foi descontinuada em 2003, o que por si só diz muito da consola e da relação que criou na comunidade dos gamers.

[caption]NES[/caption]

Hoje não faltam ROMs para quem quiser reviver os clássicos da consola nos computadores mais modernos. Uma pesquisa rápida pelo Google deve ajudar os mais saudosistas.

11º - Super Nintendo Entertainment System (SNES): 49,1 milhões



12º - Mega Drive

Uma consola da outrora gigante Sega que marcou o início da década de 1990. Sucessora da também bem sucedida Master System, com um sistema de 16-bit trouxe uma jogabilidade e grafismo visual que proporcionou um salto qualitativo no desenvolvimento de jogos.

[caption]Mega Drive[/caption]

Sonic The Hedgehog ou Mortal Kombat foram títulos que deixaram 40 milhões de jogadores presos às consolas durante muitas horas. O aspeto negro, robusto e os comandos simplificados certamente que ainda reinam na memória de muitos jogadores. Já para não falar nos cartuchos que devem estar guardados como relíquias.

13º - Nintendo 64

14º - Atari 2600

15º - Xbox

A contagem do TeK fica no décimo quinto lugar, mas os leitores podem consultar uma lista mais extensa que existe na Wikipedia e que mostra mais 22 consolas, onde se incluem a Atari 7800, Sega Saturn, Nintendo GameCube, Sega Dreamcast e até o Nokia NGage.

Quais destas consolas é que os leitores já tiveram? Partilhem nomes de jogos ou histórias relacionadas com as consolas mais vendidas da história.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.