Com a aproximação da época de Natal, e aproveitando o palco da Tokyo Game Show , uma das feiras mais importantes do sector, a decorrer na cidade japonesa até ao próximo domingo, os players da área dos videojogos mostram os seus mais recentes trunfos.

Além das datas de chegada e dos vídeos e fotos exclusivas dos próximos títulos, são várias as novidades anunciadas, entre cortes de preço nas consolas, aumento de capacidade, mais serviços e mais periféricos.

Jogos

Para dar uma ideia, já foram anunciados 699 títulos, número que se presume abrange os vários formatos a que se destinam, e a feira ainda não acabou. “God of War III”, “Gran Turismo 5", "Final Fantasy XIII" e “Need For Speed: Shift” - onde os portugueses Buraka Som Sistema vão ter uma das suas músicas - são apenas quatro dos muitos jogos em destaque na edição 2009 da feira.

Ficou, por exemplo, assente que o Novo Super Mario Bros Wii vai chegar às lojas americanas a 15 de Novembro – no timing perfeito para poder entrar na lista de presentes de Natal – e que depois de um bom atraso, “Splinter Cell Conviction” conhece a luz do dia em Fevereiro de 2010, mais precisamente dia 23 desse mesmo mês.

[caption]Splinter Cell Conviction[/caption]

Preços a cair

Depois da Microsoft e da Sony terem revisto, respectivamente, o preço das suas consolas Xbox e PlayStation 3, a líder de vendas Nintendo decidiu seguir o exemplo da concorrência anunciando que vai reduzir o custo de venda da Wii em 50 dólares nos Estados Unidos. A máquina de jogos passará a custar 199 dólares naquele mercado.

[caption]Wii[/caption]

Embora não tenha sido adiantada qualquer informação nesse sentido, é muito provável que o preço da consola nos restantes territórios de venda, nomeadamente na Europa, também seja alterado, tal como aconteceu com as rivais.

Na onda dos “cortes”, a Microsoft anunciou que vai ter um novo adaptador sem fios para a Xbox 360. Com duas antenas para melhor recepção do sinal, o dispositivo custa 100 dólares, com o modelo antigo a cair para os 79 dólares.

Tecnologia de futuro

Dado a conhecer durante a E3, o Project Natal conhece agora a lista das produtoras que já têm em seu poder os kits de desenvolvimento para o “comando do futuro” da Microsoft. É o caso da Activision Blizzard, da Capcom, da Disney Interactive, da Electronic Arts, da Konami, da MTV Games, da Namco Bandai, da Sega e da Ubisoft, entre outras.

[caption] Project Natal[/caption]

A provar que a gigante da informática já conta com uma adesão sólida à sua tecnologia de movimento, refira-se que as empresas citadas somam mais de 70 por cento das vendas de software no mercado dos jogos.

A Sony aproveitou igualmente a Tokio Game Show para anunciar a data de lançamento do seu futuro Motion Controller para a PlayStation, igualmente dado a conhecer na E3.

O comando chega em Março de 2010 e, sendo uma clara resposta à forma de jogar introduzida pela Nintendo com a Wii, poderá ser usado como raquete, espada ou em combinação com a câmara EyeToy.

Com mais dois dias de evento pela frente, com certeza que as novidades da feira japonesa não ficam por aqui, mostrando que este é um dos mercados mais dinâmicos da actualidade e que os videojogos continuam a dar cartas, apesar da crise.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.