Imagine que recebe um email que vem aparentemente do seu banco e que lhe pede, num documento identificado com o logótipo da instituição e com a assinatura de um "gestor" da mesma, que confirme os seus dados pessoais - nome e número de conta e alguma informação adicional. Se já acompanha o TeK há algum tempo, saberá certamente identificar esta mensagem como um email de phishing - um crime informático muito em voga que tem como objectivo roubar dados bancários aos cibernautas - mas a verdade é que, se tivesse instalada uma aplicação de segurança com filtros anti-phishing, a mensagem em causa nunca teria sido mostrada na sua caixa de correio electrónico.

Tal como na nossa vida diária, a precaução e o bom senso são regras base a seguir para que não coloquemos dados da nossa vida pessoal e profissional em risco. Mas no caso da tecnologia, há ajudas que não devemos ignorar. Um computador sem software de segurança instalado e actualizado é como uma casa com a porta aberta para quem quiser entrar. Se não tiver cuidado, a sua máquina ficará infectada em apenas alguns minutos de navegação online . Acredite que as ferramentas de protecção do sistema operativo estão muito longe de serem suficientes. Para poder navegar descansado, deve optar por uma das várias soluções anti-malware disponíveis no mercado.

Nomes como a Norton e a McAfee são indissociáveis do mercado de software de segurança. As opções da Norton vão desde a simples aplicação antivírus - disponível por 44,99 euros - até ao pacote Norton 360 (89,99 euros), uma solução completa que garante protecção contra roubos de identidade, gestão das limitações de acesso e ferramentas de optimização do PC. Todos os pacotes (incluindo o intermédio Internet Security) podem ser usados em três computadores, pelo que a aquisição de uma destas soluções servirá para proteger os computadores da sua rede doméstica.

[caption]NORTON[/caption]

O Norton 360 é o pacote mais completo da Symantec

As opções da McAfee pautam-se pelo mesmo tipo de organização de produtos. Há três opções disponíveis na linha 2011, que garantem desde a simples protecção antivírus até uma segurança mais abrangente, disponível em pacotes como o Internet Security e especialmente como o Total Protection. Os preços variam entre os 43,96 euros e os 67,96 euros, mas estes são valores com desconto, disponíveis apenas para quem queira adquirir os produtos online. Tal como acontece com a concorrente Norton, também a McAfee oferece protecção até três computadores por licença comprada.

[caption]NORTON[/caption]

O Total Protection é a melhor opção entre os pacotes da McAfee

A Panda Security tem neste momento, e até meio de Março, uma campanha online que garante entre 20% e 30% de desconto na compra do seu software de segurança. Além do Antivirus Pro (31,99 euros), do Internet Security (44,99 euros) e do Global Protection (55,99 euros), a marca dispõe ainda de um produto especialmente concebido para os Netbooks - o Panda Internet Security for Netbooks (22,49 euros).

Tal como acontece com as ofertas anteriores, a nossa recomendação recai sobre o produto mais completo - o Global Protection. Realçamos o módulo de gestão de rede doméstica, a opção de encriptação de ficheiros e a de acesso remoto ao PC, bem como o módulo de navegação segura na net - um layer adicional de protecção aos cibernautas.

[caption]PANDA[/caption]

O Global Protection é a solução "topo de gama" da Panda Security para computadores pessoais

Não deixe ainda de considerar as opções da Kaspersky , BitDefender , ESET e AVG .

A empresa de Eugene Kaspersky segmenta a sua oferta para o mercado doméstico em cinco produtos. O mais simples é o Kaspersky Anti-Virus 2011, que garante a protecção base contra worms, cavalos de tróia e outras ameaças. O Internet Security 2011 é o produto seguinte, mas é sobre a solução PURE - mais completa - que deve recair a sua atenção, caso o orçamento familiar permita um gasto de 59,95 euros (preço online para apenas um PC com actualizações e suporte durante um ano). Destaque para a possibilidade de fazer cópias de segurança, administrar passwords e navegar online no modo de privacidade.

[caption]PURE[/caption]

A Kaspersky dispõe de cinco produtos, mas a melhor opção para sua casa é o PURE.

A BitDefender tem um produto para o mesmo segmento - o Total Security 2011, disponível por 69,95 euros para 3 PC). Está contemplada a protecção contra phishing, Spam, roubo de identidade, entre outras features. Realçamos o facto de se poder fazer a actualização das três máquinas que tenham o software instalado a partir de uma consola central, usada pelo gestor da rede. Além disso, é possível alterar a interface de utilização consoante o grau de conhecimento de informática do utilizador.

[caption]BITDEFENDER[/caption]

Uma licença do Total Security 2011 pode ser instalada em três máquinas.

A ESET e a AVG apresentam abordagens semelhantes ao mercado da segurança informática. Ambas as software-houses oferecem duas soluções. Uma delas compreende a protecção básica contra vírus e as mais vulgares ameaças. A outra, mais completa, dispõe de ferramentas avançadas de protecção.

O ESET Smart Security 4 combina opções de protecção contra spyware, spam e vírus. A configuração e utilização são muito intuitivas e os preços variam entre os 39,90 euros (1 PC, 1 ano) e os 59,90 euros (3 PC, 1 ano). Este fabricante dispõe de um pacote de protecção para o mercado Mac. O Cybersecurity Mac pode ser adquirido por 29,90 euros (1 PC, 1 ano) ou por 39,90 euros (3 PC, 1 ano).

[caption]ESET[/caption]

O Smart Security 4 é a proposta da ESET para o Mercado doméstico.

O produto mais completo da AVG é o AVG Internet Security. Tal como nas outras ofertas, o preço varia consoante o número de máquinas protegidas e o tempo de protecção (1 ou 2 anos). Mas para ter uma ideia, a opção de 1 PC (com 1 ano de protecção) está disponível por 31,41 euros. O valor sobe para 50,32 euros se quiser proteger o seu PC e as máquinas de toda a família, na rede que tem configurada em casa. Esta é de longe a melhor opção da oferta AVG, já que disponibiliza camadas de protecção que o produto antivirus não oferece, como seja o filtro para spam, a firewall ou a protecção contra roubo de identidade online.

E as opções gratuitas?
Devo ou não pagar por software de protecção para a minha máquina? Certamente que esta pergunta já surgiu em conversa com amigos ou enquanto está a eliminar e-mails indesejados em frente ao seu portátil. Em duas palavras: sim, deve.

Existem opções gratuitas - como alguns produtos da AVG , Avira , e Avast, entre outros - mas a escolha não está entre gastar ou não dinheiro. Se assim fosse, a opção seria óbvia. De resto, todos estas software-houses acima mencionadas dispõem também de soluções pagas.

Considere ainda a oferta da Microsoft – também ela
gratuita. O Microsoft Security Essencials garante protecção contra vários
tipos de malware e a empresa de Steve Balmer assegura actualizações
frequentes. Não consome muitos recursos de sistema e só pode ser instalada,
como é natural, em sistemas operativos devidamente licenciados.

Regra geral, as versões gratuitas não dispõem da profundidade e complexidade dos sistemas de protecção embutidos nas opções pagas. Quer outra razão para optar pelo software pago? As actualizações das aplicações pagas são bastante mais frequentes, bem como o tempo de resposta a uma situação de crise (quando, por exemplo, um novo vírus consegue infectar milhões de computadores em apenas algumas horas).

Além disso, lembre-se sempre de um detalhe muito importante: se optar por uma versão gratuita, não terá direito a suporte técnico, ou poderá apenas contactar o fabricante por email, o que, em caso de urgência, não é a melhor opção…

Se já teve de lidar com uma infecção ou com um roubo de identidade, saberá certamente da importância deste tipo de serviços.