Os gigantes da tecnologia têm tradição nas brincadeiras de um de abril e este ano não foi exceção. Desde sábado que começaram a surgir notícias com lançamentos, encerramentos e mudanças em serviços de referência que quase não dão para acreditar. E percebe-se porquê, são mentiras. Começamos pelo universo Google, que está a tirar o máximo partido da data.



YouTube encerra até 2023

O YouTube foi um dos primeiros a avançar com a sua mentira de abril. O serviço de vídeos mais usado em todo o mundo anunciou que ia encerrar. A decisão de fecho não seria coisa definitiva mas duraria uma década.



No mesmo comunicado o serviço da Google revelava que não passava de uma plataforma lançada para encontrar o melhor vídeo da Internet. Recolhidas as candidaturas necessárias, o serviço encerraria para encontrar um vencedor, a anunciar em 2023 altura em que reabriria.



Um vídeo de três minutos publicado ainda ontem explica tudo e aconselha os utilizadores a verem tantos vídeos quanto possível até à meia-noite, já que depois disso todos os conteúdos carregados no serviço ficariam indisponíveis.





Pesquisas com cheiro

A Google tem uma longa história de mentiras curiosas e originais. Este ano não é exceção. A gigante das pesquisas anunciou que está a preparar o lançamento do Google Nose, uma funcionalidade de pesquisas com aromas.



Explica a empresa, que para permitir esta nova experiência sensorial são combinadas novas tecnologias e tecnologias existentes.



Para garantir os aromas que vão dar cheiro às pesquisas, a Google construiu uma base com mais de 15 milhões de bytes, como? Recorrendo aos Street Sense, a frota de veículos que andou a inalar e indexar aromas mundo fora.





Gmail em azul

Do universo da Google saiu ainda mais uma mentirinha de abril: o Gmail vai passar a ser azul. Tal como no caso do YouTube e do serviço de pesquisa, também para esta falsa novidade no Gmail há um vídeo explicativo.


Aí explica-se que a medida foi inspirada na natureza e é uma forma de modernizar o serviço e adaptá-lo ao seculo XXI. Será que a empresa também se inspirou nos planos da concorrência, igualmente alinhados na cor azul? Não sabemos.




Twitter só com consoantes
O Twitter também entrou na brincadeira e aproveitou a data para anunciar que vai começar a cobrar pelas vogais usadas nas mensagens. A partir de hoje, e segundo a informação publicada pelo serviço, manter-se-ia de acesso gratuito uma versão básica da plataforma chamada Twttr, que apenas suporta consoantes.


A versão normal do serviço com consoantes e vogais passaria para uma versão premium, a única onde seria possível escrever com vogais…



A explicação para esta alteração passa pelo esforço para promover uma comunicação mais eficiente e densa. A empresa criou mesmo um site para fazer a conversão de texto normal para texto sem consoantes, quem seguia o link confirmava a mentira.

[caption]Twitter[/caption]

Sony dá música a animais

A Sony tentou enganar o mundo anunciando que iria lançar uma linha de produtos para animais e tal como fizeram outras empresas, usou um vídeo e testemunhos de gestores de produto da empresa para dar credibilidade à história. Animar o treino do seu hamster, encantar o cachorro com imagens realistas ou dar música ao gato podiam ser tarefas a assegurar pela nova linha Animalia, se existisse.





A mentira do TeK

O TeK também mentiu e escolheu o novo produto estrela da Samsung para "enganar" os leitores. Na informação que supostamente apurámos, a Samsung deu prioridade a Portugal que no próximo dia 29 de abril se transformaria num dos primeiros mercados do mundo a receber o novo Galaxy s IV. Seria interessante, mas não é verdade.



Fechamos por aqui esta ronda das mentiras de abril, deixando aberta a caixa de comentários para que partilhe connosco outras novidades falsas do dia.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico