O Congresso Mundial das Comunicações invade Barcelona entre os dias 24 e 27 de fevereiro. A organização espera que os números do ano passado sejam ultrapassados, tanto no que se refere aos visitantes, como mesmo ao nível do impacto na economia local e nacional.



Espera-se assim que este ano acedam à feira e participem no congresso 75 mil pessoas, contra as 72 mil do ano passado, que terão oportunidade de visitar 1.800 expositores, mais 100 que em 2013, nos mesmos 98 mil metros quadrados.



Em termos de impacto económico para a região e para o país, as estimativas da GSM Association indicam que o Congresso contribuirá para criar 7.200 postos de trabalho temporário e gerar receitas de 356 milhões de euros a nível regional e nacional.



Samsung prepara uma mão cheia de novidades

A Samsung é uma das marcas que habitualmente aproveita o palco do MWC para mostrar várias novidades e este ano deverá repetir a receita. Espera-se que Barcelona seja o local escolhido para anunciar o regresso da marca ao universo Windows Phone, com a aposta em novos modelos.



Espera-se um novo modelo da gama Ativ (SM-W750V) com um ecrã AMOLED full HD de 5 polegadas e suporte para 4G, equipado com o sistema operativo móvel da Microsoft.



Outro produto que a empresa deverá mostrar na feira é o Galaxy Note Neo, que será um produto de gama de entrada no segmento dos phablets, uma espécie de versão mais básica do Galaxy Grand. Vai ter um ecrã de 5,5 polegadas com imagem de 720 p. Mais rumores indicam mais novidades, como um Galaxy note 3 Lite ou um Galaxy Tab 3 Lite.



[caption]Interface do novo galaxy S5 - rumor[/caption]

Mas a grande dúvida circula mesmo em torno dos planos da empresa relativamente ao Galaxy S5, cujo (suposto) novo interface tem sido mostrado na imprensa. Há rumores que há vários meses indicam uma mudança de planos na estratégia da Samsung que se estaria a preparar para reduzir o intervalo entre lançamentos na linha Galaxy S.

Hoje um editor russo, habitualmente bem informado, escreveu que o S5 será mostrado no MWC e chegará às lojas meses mais tarde, no final de abril. Eldar Murtazin foi um dos primeiros a avançar informações como a da fusão entre a Nokia e a Microsoft.



A Samsung confirmou entretanto para dia 23 um evento na capital Catalã onde promete mostrar mostrar em antecipação os novos equipamentos com Tizen e explicar a evolução do sistema operativo desde o evento organizado para o mesmo público um ano antes.


O Tizen é um sistema operativo móvel que tem juntado esforços da Intel e da Samsung e que pretende desafiar os poderes instalados no mercado das comunicações móveis. A Samsung está a preparar equipamentos que o integram mas não é a única, alguns rumores indicam que a ZTE também mostrará em Barcelona um dispositivo com a plataforma a funcionar. Será, alegadamente, uma versão do ZTE Geek, lançado originalmente no ano passado.



Nokia prepara novos argumentos para ganhar mercado

Os rumores também têm garantido que a Nokia tem para mostrar em Barcelona algumas novidades interessantes. Uma das possibilidades será a apresentação do Nokia Normandia, o smartphone com Android em que a marca, alegadamente, tem vindo a trabalhar e que nas últimas semanas tem animado a imprensa especializada.



Sem qualquer confirmação oficial da marca no trabalho nesta área, talvez seja mais prudente fixar expectativas em produtos mais alinhados com a estratégia já conhecida da companhia e é nesse contexto que um novo Lumia 1820 se perfila como estrela provável do evento para a marca.



O dispositivo será equipado com um processador Snapdragon 805 da Qualcomm e contará com uma RAM de 3GB, num ecrã de 5,2 polegadas e com resolução 2k, tem adiantado a imprensa.
O Lumia 1525 poderá ser outra novidade da marca em Barcelona, que terá como principais atrativos a integração de um sistema de carregamento através de energia solar e uma câmara de 25 a 30 megapixéis. O modelo deverá contar com um ecrã de 6 polegadas. Há também quem fale num Lumia 2020, que seria um novo tablet com ecrã de 8 polegadas.



Sony: muitos megapixeis e um regresso ao Windows Phone?

Em relação à Sony os rumores têm apontado para a probabilidade de a marca apresentar no evento o Xperia Z2. O equipamento contará com um ecrã de 5,2 polegadas, câmara de 20,1 megapixéis, RAM de 3GB e uma bateria de 3,700 mAh. O processador do modelo será, alegadamente um Snapdragon 800, da Qualcomm, e o sistema operativo o Android, na versão 4.4.
Nas últimas semanas há ainda várias notícias a dar como certa o lançamento de um novo terminal da marca equipado com Windows Phone, que poderá ser outra das novidades da marca na feira, embora alguns especialistas defendam que o novo modelo só será apresentado mais tarde. Agora ou mais tarde, a confirmarem-se os rumores, o novo Sony com Windows Phone não será um Zperia mas um Vaio.


Da Ásia chegarão certamente mais algumas novidades. A região conta com vários fabricantes móveis que se têm esforçado para alcançar - no caso da Huawei e da ZTE, que são mais recentes - ou manter uma posição forte no mercado.


LG pode apresentar sucessor do G2

Entre as marcas asiáticas mais tradicionais espera-se que a LG possa apresentar na feira de Barcelona uma versão mini do LG G2, equipamento que fez a sua estreia na edição de 2013 do evento.


Este mini, antecipam algumas publicações, terá um ecrã mais pequeno (4,7 polegadas contra as anteriores 5,2 polegadas) mas manterá a maior parte das restantes características do modelo maior. Algumas publicações acreditam que a fabricante coreana pode também estar a preparar-se para mostrar o sucessor do premiado G2, o LG G3.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Novas forças no mercado móvel: Blackphone à conquista


Na mesma lógica de tentar prolongar a vida de produtos bem sucedidos, a HTC pode escolher Barcelona para apresentar o HTC One 2, um smartphone a que a imprensa tem atribuído um processador Snapdragon 800 da Qualcomm, num ecrã full HD de 5 polegadas e com a versão 4.4 do Android e uma nova release da interface de utilizador da marca, o Sense 6.0.


No evento será ainda possível conhecer novidades de marcas menos sonantes no sector mas com ambições elevadas, tanto na área do software como do hardware.



Vale a pena lembrar que o ano será de grandes novidades na área dos sistemas operativos móveis, mas também na área dos dispositivos. O Blackphone, de que o TeK já falou, é uma destas novidades.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Quem passar pelo Congresso terá ainda a oportunidade de ouvir Mark Zuckerberg e Jan Koum, responsáveis máximos do Facebook e do Whatsup que este ano encabeçam uma vasta lista de keynote speakers do evento.

A informação também é útil para quem não planeia visitar o evento mas tem interesse no tema, já que algumas das intervenções previstas podem ser acompanhadas online através do site do evento. Já confirmada está a transmissão online da intervenção de Mark Zuckerberg e de Virginia Rometty, presidente da Yahoo.


Em Barcelona haverá ainda para ver os produtos de nove empresas portuguesas.Com espaço próprio de exposição no evento vão estar nove empresas portuguesas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.