O Natal não é só prendas, mas também é. Prendas, oportunidades de promoção e marketing. Muito marketing. Não é preciso ser um génio, nem perceber especialmente do mercado, para constatá-lo e as empresas na área das TI dificilmente deixam a oportunidade passar ao lado.

Agora que o stress já passou, permitimo-nos olhar para trás com uma certa serenidade e, como quem olha para os despojos dos presentes desembrulhados debaixo da árvore da Natal, fazer um balanço de algumas iniciativas.

A primeira referência de hoje vai para a árvore de Natal de 4,57 metros (15 pés) que colocou a localidade de My Tho, no Vietname, sob os olhares do mundo. O mediatismo ficou a dever-se ao facto de em vez do tradicional pinheiro, a Westcom Electronics ter optado por criar uma árvore com 2.500 telemóveis (em fim de vida).

[caption]imagem AP/Westcom Electronics[/caption]

Segundo disse à Associated Press o gerente da loja, a instalação contou com o trabalho de 10 funcionários, que precisaram de duas semanas para pôr em funcionamento o artefacto. O objetivo era promover a consciência ambiental e alertar para os riscos dos resíduos perigosos.

Com fins (provavelmente) menos altruístas e uma maior dose de meios de difusão, também a Apple fez questão de assinalar a passagem pela quadra promovendo a mais recente "coqueluche" da marca: o Siri.

Num anúncio criado para a televisão, a empresa demonstra todo o potencial do "assistente pessoal" que criou para o iPhone, mostrando como já nem o Pai Natal pode passar sem o Siri. O vídeo, que reproduzimos abaixo, encontra-se globalmente disponível no site da empresa ou em serviços como o YouTube.

Ainda em matéria de smartphones e software, aquele que é o principal concorrente do sistema operativo da Apple também não quis deixar de marcar presença no panorama dos vídeos online. Falamos do Android, cuja equipa preparou um clip de "Boas Festas" que também tem circulado por blogs e imprensa especializada.

O filme mostra algumas imagens no interior dos laboratório de desenvolvimento do sistema operativo da Google que já é líder entre as plataformas destinadas a dispositivos móveis.

Como já é hábito, a gigante das pesquisas preparou também um doodle especial de Natal. Desta feita, voltou a apostar numa animação interativa que, quando usada da forma certa, tocava o Jingle Bells e redirecionava o utilizador para uma página de resultados para "Happy Holidays".

[caption]Google Doodle[/caption]

Os clientes do serviço de email baseado na Web da empresa tiveram ainda direito a enviar mensagens personalizadas interpretadas pelo Pai Natal. A funcionalidade, apenas disponível em inglês, permitia o envio de mensagens de vídeo, com uma animação do velhinho de barbas brancas.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

Depois de responderem a uma série de perguntas sobre o destinatário do email (como o nome, tipo de relacionamento com o remetente, ocupação ou o que gostaria de receber no Natal), os utilizadores podiam optar entre enviar a mensagem do Pai Natal "interpretando" estes dados, em vídeo ou áudio, através do email ou do Google+.

Também em jeito de celebração do Natal (e do próprio Inverno) a equipa de desenvolvimento do Internet Explorer, da eterna rival da Google, a Microsoft, colocou online um postal de boas festas interativo onde não falta a referência à tão falada aceleração por hardware, uma das bandeiras do IE 9.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

Para o seu motor de busca, a gigante de Redmond preparou uma espécie de calendário de advento - o Bing Magical Holiday Calendar - com experiências e ideias para ajudar os utilizadores a celebrar de forma mais divertida cada um dos dias do mês das festas.

[caption]captura de imagem TeK[/caption]

Os exemplos costumam ser muitos, nós selecionámos alguns e convidamos os nossos leitores a partilharem connosco outras iniciativas que se enquadrem no "espírito".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes