Mais uma semana, mais uma lista de navegadores de Internet alternativos. Depois do Windows, Mac OS X e Ubuntu Linux, chega a vez de conhecer quais os browsers alternativos que existem dentro do universo dos dispositivos e sistemas operativos móveis.

As diferenças entre as versões desktop e mobile dos navegadores de Internet mais famosos são notórias, mas tal como nas escolhas para os sistemas operativos de "computador", o Chrome, o Internet Explorer, o Safari, o Opera e o Firefox ficam de fora das escolhas do TeK.

Pela fama que gozam dos seus antecessores para computador, estes navegadores recebem muitos downloads sem que os utilizadores procurem outras soluções que ofereçam características únicas ou novas formas de navegação.

A pensar exclusivamente em Android, ainda que algumas opções estejam também disponíveis para iOS, aqui ficam quatro sugestões de browsers alternativos.

Dolphin Browser

Provavelmente é o mais conhecido dos navegadores alternativos disponíveis para o sistema operativo Android. Desde sempre que apostou apenas no mercado móvel e em funcionalidades que tornassem mais intuitiva a sua utilização num smartphone ou tablet.

Existem ferramentas como o Dolphin Sonar, que permite pesquisar através de comandos de voz, ou como o acesso a páginas Web através de gestos - desenhar um T no ecrã para aceder ao TeK por exemplo. O reconhecimento gestual também funciona para "chamar" os menus laterais e para gerir as páginas de Internet que estão abertas.

A navegação pelos conteúdos online pode ser feita de duas maneiras. Na tradicional o utilizador tem disponível uma lista de sites em marcação rápida e que dá acesso à navegação através de separadores, tal como é feita nos computadores de secretária e portáteis. Existe ainda a opção de ler conteúdos em formato de revista graças à funcionalidade Webzine, que disponibiliza centenas de publicações das mais variadas áreas de interesse.

[caption]TeK Dolphin Browser[/caption]

A interface de utilizador simples e intuitiva, e o equilíbrio entre performance e rapidez já valeram ao Dolphin Browser muitas críticas positivas, entre imprensa especializada e utilizadores Android - no sistema operativo do robô verde já leva mais de 10 milhões de downloads.

O suporte de extensões que fazem a ligação com outras apps, como a LastPass ou Evernote, contribuem para o sucesso deste navegador mobile. O Dolphin Browser possibilita ainda a sincronização com os marcadores Google e tem uma opção que permite poupar alguma bateria no telemóvel através da configuração das opções de visualização das páginas Web.

Boat Browser

É um navegador de Internet que aposta sobretudo na personalização que os utilizadores podem fazer dentro da aplicação - o que combina na perfeição com o ambiente Android.

Os botões da barra de ferramentas podem ser reorganizados, adicionados ou eliminados à boa vontade de cada um. Existem diversos temas à escolha e a cor padrão do navegador pode ser alterada. A personalização vai até ao campo funcional do dispositivo, e podem ser definidas ações para os botões de volume - trocar de separador, fazer zoom in e out, e navegar para cima ou para baixo dentro da página.

[caption]TeK Boat Browser[/caption]

A componente dos add-ons também é outra das preocupações dos programadores do Boat Browser. Além das opções já existentes, como o Facebook e o Web2PDF, existe a indicação de que nos próximos meses serão desenvolvidos mais extras que podem ser incorporados no navegador.

De origem o browser traz um "completo" gestor de marcadores que permite importar, exportar ou sincronizar com outros dispositivos - e a sincronização com o Google Chrome está prometida para breve. Também suporta comandos por voz.

O Boat Browser está ainda disponível numa versão Mini, que aposta mais na simplicidade da navegação e de utilização, bem como na rapidez do carregamento de páginas Web.

Skyfire Browser

Os responsáveis da Skyfire consideram o navegador como o mais social que existe. Tudo isto por causa das opções que existem e que permitem ao utilizador definir uma barra de ferramentas com "atalhos" para ações de social networking.

O Facebook QuickView, por exemplo, é uma forma de espreitar rapidamente as últimas novidades dos contactos sem ter que sair do browser. O botão de Like também está sempre disponível, não obrigando o internauta a navegar pela página inteira à procura do polegar levantado.

O navegador vem equipado com uma ferramenta de sugestões de páginas Web, que também baseia os resultados fornecidos nas recomendações que são feitas a partir do Facebook. Esta opção é útil para as pessoas que muitas vezes acabam de ler um artigo num determinado site mas não sabem para onde querem navegar a seguir.

[caption]TeK Skyfire Browser[/caption]

Existe ainda uma opção dentro do Skyfire que transforma os vídeos Flash em HTML5, através de uma conversão nos servidores da empresa. O contacto com a nuvem, a forma como também é feita toda a sincronização com o Facebook, é um dos grandes "segredos" deste software móvel.

Outras funcionalidades incluem um modo de seleção automático que otimiza as páginas Web para o perfil móvel, um feed de conteúdos multimédia que a rede de contactos no Facebook partilha e uma ferramenta de pesquisa que recorre aos resultados do Google, Facebook e Twitter.

Os programadores do Skyfire têm trabalhado no desenvolvimento de uma maior integração com a rede de microblogues, para que também os tweets possam ser consultados e apareçam nos resultados dos feeds.

UC Browser

É um navegador que está a ter bastante sucesso nos mercados emergentes como a China e a Índia. A UC Web, empresa responsável pelo desenvolvimento do software, reclama 400 milhões de utilizadores em todo o mundo e o título de browser mais utilizado no planeta. Então quais são os atrativos do UC Browser?

Disponível em português e outras línguas, o gestor de downloads e a possibilidade de descarregar ficheiros mesmo quando o navegador está a correr em segundo plano no sistema operativo acabam por ser as funcionalidades que os outros browsers aqui apresentados não promovem.

[caption]TeK UC Browser[/caption]

Sistema de sugestões na barra de endereços, modo noturno que otimiza os conteúdos e a iluminação do telemóvel para utilização em ambientes escuros, e aposta na componente social através da possibilidade de partilha de páginas no Facebook, Twitter ou Google+, são outras características que fazem do UC Browser uma alternativa viável aos navegadores tradicionais.

Uma análise rápida aos comentários que são feitos ao browser mostra que é um produto em evolução e que ainda não está terminado. Os bugs reportados afetam áreas como a dos downloads. Apesar da instabilidade que aparece afetar o programa, é um navegador que cumpre bem sobretudo em smartphones com menos potência de processamento.

Para a semana é a vez de serem conhecidos navegadores alternativos para iOS. Os leitores podem usar a caixa de comentários para deixar sugestões de browsers para iPod Touch, iPhone e iPad.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.