Se costuma viajar ou é dado a encontros de bloggers já se terá, com certeza, deparado com o fenómeno dos jovens internautas adeptos da imagem que carregam máquinas fotográficas ou de filmar para onde quer que vão, na expetativa de encontrarem algo digno de publicação online.

Terá também verificado que muitos deles já trocaram as espaçosas (mesmo quando "compactas") e dispendiosas máquinas de filmar por equipamentos mais pequenos e baratos, que facilmente cabem no bolso das calças ou mesmo numa clutch de senhora…

À vista desarmada podem passar por telemóveis, com os seus ecrãs de dimensões que rondam as 3 polegadas, poucas teclas e a lente colocada nas costas dos equipamentos, em forma de barra de chocolate. São, na verdade, câmaras para captar vídeo e fotografias e pensadas para a era digital: gravam em HD, facilitam a publicação de imagens na Web e são ultraportáteis.

O conceito Flip, detido pela Cisco, será talvez o exemplo mais emblemático deste tipo de equipamentos. Estas câmaras de pequenas dimensões apresentam um design simples e moderno, permitindo mesmo que os clientes personalizem a câmara à sua medida ou escolham um aspecto mais "exótico" de entre a extensa coleção oferecida pela marca.

[caption]Flip[/caption]

Ultra HD e Mino HD são duas "variantes" destes equipamentos, sendo que cada uma delas comporta modelos de 4 GB e 8 GB de memória - com a consequente variação de preços, que começam em 79,99 dólares.

As características são muito semelhantes, variando essencialmente nas dimensões das câmaras (a Ultra é maior que a Mino) e tipo de alimentação (bateria de lítio ou pilhas): captação de vídeo HD 720p/60 fps, estabilização de imagem, 2x zoom digital e ecrã de 2 polegadas.

[caption]Flip[/caption]

A má notícia é que o site oficial só vende para o Canadá e Estados Unidos. A boa notícia é que alguns modelos também são comercializados em lojas online, como a Amazon e a Pixmania - embora sem possibilidade de personalização dos modelos. Alternativamente, pode sempre pedir uma ajuda a algum residente.

[caption]Sony Bloggie Touch[/caption]

Admitindo que prefere fazer as coisas por sua conta e risco, existem várias alternativas à venda em território nacional. A Sony é uma das fabricantes que oferece um lote generoso de modelos com diferentes características, destinadas a suprir diferentes necessidades, com a linha Bloggie. Todas elas gravam vídeos Full HD (1.920x1.080/30fps).

Para os adeptos dos ecrãs táteis existe a Bloggie Touch (MHS-TS20K), que conta com um ecrã capacitivo de 3 polegadas. Assegura captação de fotografias com 12,8 megapixéis e de vídeos a 360 graus. Zoom ótico até 1x e digital até 2x e entrada USB e HDMI são outras das características do modelo, que conta com uma memória de 8 GB. No site da Sony não tem preço recomendado, mas encontrámo-la à venda na Pixmania por 164,99 euros.

[caption]Sony Bloggie FS1[/caption]

O mais "puro" dos modelos da gama da Sony será talvez o MHS-FS1, com 4 GB de memória, suporte USB e HDMI, ecrã LCD de 2,7 polegadas e software para simplificar a partilha de imagens online - mais uma característica comum aos vários modelos desta linha.

[caption]Sony Bloggie Duo[/caption]

Depois há ainda uma alternativa com dois ecrãs, para quem está particularmente interessado em criar auto-retratos (e auto-vídeos). Chama-se Bloggie Duo (MHS-FS2) e assegura os mesmos 4 GB de memória, suporte USB e HDMI, mas a resolução das fotos fica-se pelos 5,1 megapixéis, enquanto o preço sobe para os 200 euros.

A terminar, apresentamos mais excêntrica (ou inovadora) do lote da Sony: MHS-FS3, uma câmara de vídeo ultraportátil capaz de captar imagens a três dimensões, que a empresa caracteriza como "a primeira câmara de bolso 3D HD".

[caption]Bloggie 3D[/caption]

A memória é de 8 GB, as fotos tiradas com uma resolução até 5,1 megapixéis e o LCD assegura a reprodução 3D dos conteúdos. Custa 280 euros.

Mais económicas parecem ser as opções oferecidas pela Toshiba, com as suas Camileo, disponíveis por valores a partir de 69 euros. Captação de vídeos em Full HD (1.080p) e suporte ao formato H.264 HD.

[caption]Camileo B10[/caption]

A Camileo B10 integra um sensor de 5 megapixéis (para fotos até 16 megapixéis, segundo a fabricante), monitor LCD de 2 polegadas e zoom digital até 16x.

Estabilização de vídeo, seguimento de rostos e deteção de movimento são outras das características do modelo, que possui um software que facilita o carregamento direto das imagens para a Internet e pode também ser usada como webcam.

Menos zoom (10x) e um grampo de fixação para prender a câmara onde lhe der mais jeito, são as principais diferenças entre o modelo acima e a Camileo Clip, que tem ainda a vantagem de ser resistente ao pó e salpicos. O monitor é de 1,5 polegadas.

[caption]Camileo Clip[/caption]

Se os planos incluírem mais que simples salpicos, o melhor é optar pela BW10, que é "à prova de água (até 2 metros de profundidade) e dos elementos atmosféricos".

[caption]Camileo BW10[/caption]

[caption]Panasonic HM-TA1[/caption]

Outra das marcas que oferece equipamentos nesta linha é a Panasonic (fabricante também das bem sucedidas Lumix), embora conte apenas com um modelo do género, o HM-TA1. O dispositivo grava vídeos Full HD (1.920x1.080/30 fps) e tira fotografias com uma resolução de 8 megapixéis.

Entre as suas especificidades conta-se a compatibilidade com serviços como o Skype, podendo servir de webcam (e microfone), ligada ao PC ou Mac, e o upload direto para a Web - desde que ligada a um dispositivo que assegure a ligação, como o computador.

Também a veterana da fotografia Kodak conta com vários modelos nestas condições, desenhados para fazer face a diferentes necessidades e capacidade financeira dos clientes. Estas encontram-se disponíveis para venda em lojas online de eletrónica com representação no nosso país.

[caption]Kodak Playsport II Zx5 - branca e Kodak Zi8 preta[/caption]

A terminar fica ainda a referência aos modelos da Philips, que a marca não comercializa em território nacional, mas a que podemos sempre dar uma vista de olhos online ou tentar encomendar em sites internacionais.

[caption]um dos modelos da Philips[/caption]

Nota da Redação: O artigo foi corrigido na referência à relação entre as câmaras Flip e a Cisco.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.