Uma das mais maiores apostas do Google dos últimos tempos, o Street View tem feito crescer a lista de cidades que fotografa para depois mostrar em imagens de 360 graus na Internet ou através no telemóvel.

O serviço está integrado no Google Maps e assenta na recolha de imagens fixas panorâmicas, com um pormenor ao nível da rua, que permite ao utilizador navegar visualmente por um determinado local.

O nível de pormenor das imagens, que registam o espaço físico num dado momento com tudo o que nele existir, nomeadamente pessoas, tem levantado polémica em alguns lugares a que tem chegado, como aconteceu no Reino Unido, Grécia e mais recentemente na Alemanha, onde se procede actualmente à recolha de imagens.

Mas polémicas de privacidade à parte, o serviço, na generalidade, tem tido bastante sucesso, conduzindo a crescimentos de tráfego no Google Maps que, em alguns casos, ascenderam a 40 por cento, revelaram recentemente os responsáveis.

Quando foi lançado em Maio de 2007, incluía apenas cinco cidades americanas. Desde então, a lista está perto do "impublicável". Mostramos-lhe os "mapas de rua" actualmente disponíveis para as cidades europeias.

Reino Unido, Espanha, França, Itália e Holanda são os países europeus por onde já circularam as carismáticas carrinhas do Street View, detectáveis pelo autocolante da marca, mas principalmente pela espécie de "torre" que abriga as câmaras fotográficas.

[caption]Localizações Street View[/caption]

O Reino Unido é, até à data, o país europeu mais fotografado, tendo listadas mais de 20 cidades: Cardiff, Birmingham, Conventry, Derby, Nottingham, Leeds, York, Glasgow, Aberdeen, Belfast, Dundee, Edinburgh, Londres, Bristol, Cambridge, Oxford, Swansea, Shefield, Newcastle upon Tyne, Norwich, Liverpool e Manchester.

[caption]Street View Marselha[/caption]

A lista francesa também já tem uma dimensão considerável, abrangendo Paris, Aix-en-Provence, Marselha, Nice, Cannes, Toulouse, Lyon, Rouen, Rennes, Nantes, Montpellier, Dijon, Estrasburgo, Grenoble, Amiens, Dunkirk e Calais.

Na vizinha Espanha Madrid, Sevilha, Valencia, Oviedo, Zaragoza e Barcelona são as cidades que, neste momento, já podem ser vistas online - ao nível do solo e rodando a 360 graus.

[caption]Street View Madrid[/caption]

Spijkenisse, Barendrecht, Hoogvliet, Roterdão, Zaanstad, Amstelveen, Amesterdão, Volendam, Weesp e Groningen são, por sua vez, as 10 localidades que a Holanda tem no "mapa de rua" da Google.

[caption]Street View Roma[/caption]

Em Itália as carrinhas as carrinhas do Street View já visitaram Cagliari, Nápoles, Génova, Turim, Firenze, Bologna, l'Aquila, Roma, Milão e Lago di Como.

Nos próximos tempo, mais cidades com certeza se juntarão a estes mapas pormenorizados, nomeadamente em Portugal, que vais estrear-se no Street View mais lá para o final do ano.

Segundo o indicado pela Google em Abril último, nesta altura já terão sido recolhidas as imagens em Lisboa, Porto e Braga - as primeiras cidades portuguesas escolhidas para integrar o serviço do Google Maps. Segue-se o tratamento das fotos, num processo que se prevê terminado daqui a alguns meses.

Patrícia Calé