O investimento tem sido grande, em tecnologia, marketing e iniciativas de promoção, que se têm reflectido no crescimento da oferta de produtos e serviços portugueses na Internet, abrindo novas possibilidades de aquisição onde a comodidade e a variedade são garantidas.

Nos últimos dez anos as lojas online tornaram-se muito mais simples de usar, assim como os meios de pagamento e cobrança, as entregas e mesmo a segurança da informação e de apoio ao utilizador.

O interesse dos internautas tem também crescido, embora talvez não na medida desejada pelos mais entusiastas, mas hoje mais de 2,5 milhões de portugueses já navega em sites de comércio electrónico, mesmo que a finalização da compra seja feita depois offline.

O potencial da Internet como montra de promoção e pré-venda já é explorado por muitas entidades, nomeadamente os stands de automóveis, e duas propostas recentes apresentadas no Parlamento mostram que este é um caminho que faz cada vez mais sentido.

Ainda este mês o CDS propôs a criação de uma central de vendas online, que estaria acessível a partir do site português de promoção turística, o Visit Portugal, enquanto o PS queria a criação de um site que integre uma base de dados de produtos portugueses, que funcionará como catálogo multilingue com preços, características dos produtos, dos produtores e dos responsáveis pela comercialização

Na semana em que a associação do sector, a ACEPI, assinala como a Semana do Comércio Electrónico, revisitamos alguns dos sítios onde se podem fazer compras online com a chancela portuguesa.

Grande parte destas lojas integram a iniciativa da associação "Arrasa na Web", através da qual se contemplam promoções para quem fizer compras entre dia 10 e 17 de Outubro, uma oportunidade a aproveitar por quem já faz compras regularmente, ou por quem deseja experimentar este modelo.

Uma das aderentes ao Arrasa na Web é a loja da ID Shirt, que referimos ainda na passada sexta feira numa Montra sobre códigos 2D, mas também encontra promoções nos supermercados e Jumbo e El Corte Inglês - com oferta de 10 euros de desconto ou de promoção de "carrinho grátis", respectivamente.

[caption]el corte inglês[/caption]

Nos bilhetes a blueticket não é tão generosa, oferecendo apenas os portes de correio aos primeiros 50 a fazer uma compra, mas distribuindo ainda 5 vales de compras de 10 euros.

A loja de música MyWay também se juntou a esta iniciativa e faz um desconto de 30% a quem subscrever o serviço PREMIUM durante esta semana.

[caption]myway[/caption]

No vestuário o TeK já tinha feito um roteiro recente das lojas portuguesas, mas com o "Arrasa na Web" pode ter descontos com a Vertbaudet, a La Redoute e o Club Fashion, onde os descontos podem chegar a 80%.

[caption]la redoute[/caption]

As propostas estendem-se às viagens, onde a Agência Abreu marca presença com a oferta de descontos que podem chegar a 10% e a EXIT garante 5% sobre o preço base, sem incluir os suplementos, taxas e serviços adicionais, com a utilização do código promocional.

[caption]exit[/caption]

A provar que os meios de comunicação estão mesmo a apostar forte na Internet, as revistas e jornais têm uma presença significativa nesta promoção, onde encontra o Jornal de Negócios, a Revista Rotas & Destinos, a Sábado, a PC Guia e a Auto Motor. As ofertas são para as assinaturas em papel, mas também para as edições e-paper, no caso do Jornal de Negócios.

As promoções não acabam por aqui e na página da iniciativa encontra desde lojas de gadgets, electrónica e telemóveis a stands online, passando pelos sítios dos clubes de futebol e da TMN.

A regra de ouro é sempre comparar antes de comprar, e apostar nos locais com certificação de segurança e qualidade. Até porque as opções são muito mais vastas e se quiser partir à descoberta o directório de lojas mantido pela ACEPI é um bom sítio para começar...