Arranca hoje e prolonga-se até ao próximo dia 5 de Junho mais uma edição da Computex. Aquela que é uma das maiores feiras de informática do mundo completa este ano a sua trigésima edição e será mais um palco para apresentar as últimas novidades tecnológicas. Um pouco na linha do que tem acontecido nos últimos certames internacionais, o 3D e os Tablet estarão no centro das apresentações agendadas para os próximos dias.



Embora a feira ainda esteja em ritmo de arranque, algumas novidades já foram apresentadas e por isso hoje convidamo-lo a dar "uma voltinha" pelas novidades que animam Taiwan por estes dias.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Um dos primeiros lançamentos a conquistar a atenção da imprensa especializada foi protagonizado pela Asus, ainda ontem. Como o TeK já teve oportunidade de escrever, a fabricante mostrou dois Tablet com ecrãs de 10 e 12 polegadas que pretende fazer chegar ao mercado a partir de Setembro, de acordo com as últimas informações disponíveis.



Os novos concorrentes do iPad da Apple querem também afirmar-se como alternativa para a leitura de livros electrónicos, com software incorporado para tal e planos para lançar uma loja própria.



Na área dos leitores de livros digitais a chinesa Hanvon apresentou o WISEreader N618 - o primeiro desenvolvido pela fabricante com conectividade WiFi incorporada - a que juntou o tablet empresarial TouchPad B10.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Ambos os produtos já tinham sido divulgados para alguns mercados antes da feira (nas semanas anteriores), mas a fabricante aproveita a ocasião para tentar dar um pouco mais nas vistas e reedita o lançamento mundial.



A empresa explica que o novo dispositivo chega ao merrcado no âmbito de uma parceria com a Intel e a Microsoft e, citando o mercado, chama-lhe iPad Killer. Este matador pesa 990 gramas, tem ecrã com resolução VGA 16:9 e está equipado com 2 GB de memória DDR2 e disco rigido de 250 GB. O sistema operativo é Windows 7 e destacam-se ainda as duas portas USB. Não há dados sobre comercialização para a Europa.



Na área do 3D destaca-se o anúncio na Nvidia. A fabricante de placas gráficas leva à feira o 3D PC. Um conceito que visa facilitar a utilização de conteúdos 3D no computador.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A marca será usada em PCs que saiam de fábrica já com um conjunto minimo de placas e complementos que assegurem um bom desempenho na edição, criação ou reprodução de conteúdos 3D.



Um PC preparado para conteúdos 3D deverá assim estar equipado com óculos 3D activos; monitor 3D com 120 Hz, placa de vídeo e drivers pré-instalados com determinados requisitos minimos. A definição do que fará um PC 3D foi apresentada por Jensen Huang, CEO da Nvidia. O responsável garantiu que a empresa já tem vários parceiros a trabalhar no conceito, que planeiam o lançamento dos priemiros produtos ainda para este ano.



Entre os nomes citados estão Asus, Acer, Alienware, Dell, LG, Toshiba e ViewSonic. A fabricante antecipa que estas máquinas possam custar à volta de 1.500 dólares.

[caption]Hitachi[/caption]

Já a Hitachi aproveitou a feira para apresentar a primeira drive hibrida SSD/óptica do mundo. A HyDrive está vocacionada para netbooks, set-top-boxes e tablets e, promote a fabricante, vai tornar mais rápido o processo de gravação em equipamentos com poucos recursos de hardware, sem necessidade de chip adicional de compatibilidade.



Estão já previstas duas gerações das drives. A primeira a lançar ainda este ano, com memórias flash de 32/64 GB e interface Sata II de 3 Gbps e a segunda, com lanaçamento previsto para o próximo ano, com 128/256 GB e interface Sata III de 6 Gbps.



A Intel levou à feira um anúncio de novos processadores para actualizar a gama Atom. Os novos Pine Trail e Oak Trail foram desenhados a pensar nos segmentos de tablets e notebooks, destinatários da linha, e permitirão uma redução significativa do consumo energético dos equipamentos que os utilizem.



De acordo com dados da Intel, a redução do consumo energético pode chegar aos 50 por cento na reprodução de vídeo em HD. Os novos chips só chegarão ao mercado em 2011.



A Qualcomm foi outra fabricante de chips a aproveitar a feira de TI para anunciar uma nova geração de processadores. Os novos Snapdragon serão os seus primeiros chips de núcleo duplo, desenhados a pensar em smartphones de gama alta e netbooks.



A Computex espera receber na edição deste ano 35 mil visitantes e gerar negócios de 20 mil milhões de dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.