Uma startup de São Francisco, a Visual Instruments, acaba de revelar o Phantom, que considera ser o primeiro monitor de computador transparente do mundo, utilizando o princípio tecnológico de algo que é utilizado há décadas na aviação e na indústria automóvel.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Trata-se da tecnologia de Head-Up Display (HUD), uma solução que projeta informação em superfícies transparentes, sem obstruir a visão do que está por trás. Ao contrário de outras soluções já apresentadas no mercado, o Phantom não utiliza um painel que se torna transparente por si mesmo, como acontece com a televisão LG Signature OLED T e o portátil Project Crystal da Lenovo, que recorrem a painéis OLED e microLED, respetivamente.
No caso do Phantom, a Visual Instruments recorre a uma montagem óptica semelhante à de um HUD de aviação, onde a imagem é refletida num vidro inclinado, criando a ilusão de que o conteúdo digital flutua sobre o que está por trás do monitor. O sistema permite controlar a opacidade em tempo real, alternando entre totalmente transparente e completamente opaco com um simples toque.
Este ecrã simula a área útil de um monitor de 24 polegadas em formato 16:9 com resolução 4K. Segundo o fabricante, o brilho é ajustável entre os 5 e os 5.000 nits, e será capaz de reproduzir 100% do espectro de cor sRGB. Em termos de conectividade, o dispositivo oferece as opções mais comuns do momento, como a obrigatória ligação HDMI e uma porta USB-C com DisplayPort.
Para o criador do projeto, Sohil Sathe, a alternância entre a imagem reproduzida e o fundo físico em tempo real permitirá reduzir a fadiga visual, embora esta afirmação ainda tenha que ser validada através de testes práticos e independentes. Levantam-se igualmente dúvidas quanto ao desempenho do Phantom, com aspetos como o nível de contraste, a qualidade na representação das cores sob diferentes condições de luz ambiente, e a presença de reflexos indesejados, que certamente irão prejudicar a uniformidade da imagem.
Nesta fase inicial, a Visual Instruments está a lançar a Founders Edition, uma edição limita a dez unidades, estando já sete reservadas. Não foi atribuído um valor específico, visto que cada unidade é configurada à medida, mas a marca compara-o ao Apple Studio Display, que em Portugal começa nos 1.799 euros. A entrega destas unidades está prevista para o final do presente ano, sendo dada uma garantia de um ano.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários