Aos ansiosos por ter em mãos o novo Windows Phone 7 já só os distancia dessa possibilidade algumas horas. Amanhã quando as lojas abrirem arranca a comercialização dos primeiros modelos equipados com a mais recente versão do sistema operativo móvel da Microsoft. Na linha da frente posicionam-se três fabricantes: HTC, Samsung e LG que serão as primeiras a comercializar em Portugal o sistema operativo que promete aproximar a dona do Windows dos lugares cimeiros, também no software móvel.



Sobre o software já falámos aqui no Tek. Já tivemos aliás oportunidade de testar - ainda estamos a fazê-lo - um dos modelos equipados com o produto e partilhar aqui as impressões possíveis nas primeiras 24 horas e também já tivemos oportunidade de dar nota das comunicações dos fabricantes que foram revelando novidades relevantes para o mercado local, como a HTC.



Hoje juntamos tudo (acrescentando mais alguma coisa) para dar uma noção mais imediata dos primeiros modelos a chegar às lojas naquele que é o primeiro sistema operativo da Microsoft lançado sob uma estratégia de uniformização da imagem (exibindo o logo do Windows) e integração de um conjunto de atributos mínimos ao nível do hardware, para os equipamentos de suporte.



Comecemos pelo LG Maximo 7, que esta manhã mereceu uma conferência de imprensa da fabricante para detalhar as configurações escolhidas para o equipamento. Com um ecrã de 3,8 polegadas WVGA LCD multitoque, de 800x480 pixéis, o dispositivo conta com uma memória interna de 16 GB para guardar muitas fotografias recolhidas com a câmara de 5 megapixéis ou as imagens gravadas em alta definição.



Entre as aplicações exclusivas da fabricante merecem destaque a nova função Play To e Scan Search. A primeira facilita a transferência wireless de conteúdos com qualidade HD do smartphone para qualquer equipamento ligado na mesma rede e que assegure suporte para o protocolo DLNA.



O Scan Search tira partida da câmara de realidade aumentada integrada no equipamento para garantir o acesso a locais de compras, entretenimento, bancos, entre outras referências úteis. O LG Maximo estará disponível a partir de amanhã por 549,90 euros, em regime livre ou 499,90 euros através da Optimus.

[caption]LG Maximo[/caption]

A HTC é a fabricante com uma maior oferta no arranque das vendas em Portugal do novo Windows Phone 7, com três modelos disponíveis. O HTC HD7, que estará à venda nos canais de retalho é um dos exemplos. O dispositivo aposta num ecrã táctil de 4.3 polegadas, com resolução WVGA de 480x800.



A nível interno a capacidade de armazenamento do HD7 é de 8 GB e a ROM de 512 MB. A capacidade da câmara é de 5 megapixéis. A gravação em vídeo permite alta definição a 720 p.


Sobre o mesmo equipamento há ainda a destacar a aposta da fabricante no sistema de som de alta fidelidade dolby mobile e SRS surround incluído no HD7 e que suportam o argumento da fabricante quando esta atribui ao smartphone a capacidade para oferecer filmes com qualidade cinematográfica e jogos com qualidade idêntica à de uma consola.

[caption]HTC HD7[/caption]

No universo HTC saltamos para o HTC Mozart, que chega a Portugal pela mão da Optimus. Com ecrã táctil de 3.7 polegadas e resolução WVGA, o Mozart oferece 576 MB de memória RAM, 8GB de espaço para armazenamento de dados e uma câmara de 8 megapixéis com flash Xenon. A gravação de vídeo em alta definição está também aqui garantida.

[caption]HTC Mozart[/caption]

Na selecção HTC preparada para o mercado português a tempo da estreia do Windows Phone 7 falta referir o Trophy, que será comercializado através da rede da Vodafone por 399,90 euros, preço que desce nas vinculações a 24 meses. O ecrã mede, neste caso, 3.8 polegadas e mantém as características de ser um WVGA com uma resolução de 480x800 pixéis.



Tal como noutros modelos desta selecção a câmara é de 5 megapixéis e o espaço de armazenamento interno disponível é de 8 GB. Outra característica idêntica à dos modelos anteriores é a possibilidade de gravar vídeo em alta definição.

[caption]HTC Trophy[/caption]

A oferta disponível já amanhã termina com o Samsung Omnia 7, que chega às lojas via retalho e através da rede da TMN, que já tem o equipamento em pré-reserva no site.



Mantendo a continuidade com aquela que é uma das apostas recentes da fabricante sul coreana ao nível dos ecrãs, o novo modelo reforça a aposta no Super AMOLED assegurando brilho e cores apuradas. As dimensões do ecrã fixam-se nas 4 polegadas que encerram 480x800 pixéis.



A câmara é, também neste caso de 5 megapixéis e é apoiada por autofocus e flash LED. A TMN disponibilizará o modelo por 499,90 euros, um valor que desce para
199,90 euros na oferta Unlimited.

[caption]Omnia 7[/caption]

Além das semelhanças que já ficaram óbvias com a breve descrição de cada um dos modelos - que deixa obviamente de fora algumas caracteristicas de cada modelo - e com as próprias imagens que apresentamos para cada um deles, há ainda outras. O processador de 1 GHz é um exemplo.

Das regras impostas pela própria Microsoft há ainda a assinalar a câmara com um mínino de 5 megapixeis, ou os três botões frontais exigidos a todos os modelos que licenciam a plataforma.



A própria lógica de mercado impõe mais um conjunto de funcionalidades obrigatórias, seja ao nível da conectividade ou das próprias aplicações das marcas que são, em regra, orientadas para assegurar que os equipamentos são ainda mais voltados para o entretenimento e a interacção social do que o já garantido pela plataforma de software.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.