Com a chegada dos smartwatches, o mercado das aplicações ganhou um novo gadget para incentivo à utilização das muitas propostas já existentes, mas também um novo elemento que pode dar origem a conteúdos desenvolvidos à medida das suas capacidades.
Entre os desafios feitos à concorrência pela Apple com o lançamento do Watch está precisamente esta vertente: o facto de a fabricante ter feito questão de assegurar que o relógio chegava acompanhado de um conjunto de aplicações que garantam tirar o melhor partido das suas funcionalidades.
Tal envolve a integração de aplicações desenvolvidas in house, e outras garantidas graças a parcerias estabelecidas com terceiros. Muitas mais se esperam, mas as que lhe apresentamos a seguir já têm existência confirmada.
Grande parte são aplicações que asseguram as funções tradicionais de um dispositivo móvel, aplicadas ao wearable. No caso do Apple Watch conte com a Phone para atender chamadas, com a Messages para receber mensagens ou com a Mail para ler e sinalizar as mensagens de correio eletrónico.
Ainda na área das comunicações há algumas propostas mais específicas, como a Sketch para desenhar, a Walkie-Talkie como forma alternativa para atender chamadas, a Tap para enviar uma espécie de toque que vibra do lado do destinatário e a Heartbeat, uma espécie de Tap, mas a puxar ao sentimentalismo - regista o bater do coração para enviar a terceiros.
Entre o conjunto de "básicos", há também funcionalidades como alarme, mapas, cronómetro, fusos horários, boletim meteorológico, galeria de fotografias e o Siri, entre outras.
Realmente específicas são as aplicações relacionadas com a saúde e com o exercício físico.
Próxima página: Aplicações de terceiros
Entre as apps desenvolvidas por terceiros surgem, na dianteira, as propostas sociais Facebook, Twitter e Instagram.
Na área da domótica, duas apps previstas a assinalar: a Honeywell, para controlar a temperatura dos dispositivos da marca à distância, e a Lutron que faz a mesma em relação às luzes domésticas.
No conjunto de apps já previstas, há igualmente algumas mais "localizadas" ao mercado norte-americano, como a American Airlines, a City Mapper ou a Major League Baseball.
De assinalar as app da BMW, especificamente relativa aos veículos elétricos da marca e que permite ver a percentagem de bateria restante; e a da Nike, que liga aos dados registados pelo próprio Apple Watch para a partilha de dados e comparações com os amigos.
Destaque ainda para a aplicação desenvolvida pela Starwood Hotels, que vai permitir aos utilizadores do Apple Watch abrirem a porta do seu quarto de hotel com o relógio.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários