Vale a pena começar a olhar de lado para os ecrãs de computador ou de televisão sempre que for às lojas de electrónica. Para além de estarem a conquistar espaço visível nas telas, com o alargamento da dimensão, os ecrãs estão cada vez mais elegantes e finos, o que poupa lugar na secretária e nas salas de estar e permite projectar para o futuro aplicações interessantes, como o papel digital.

Longe do tempo em que a tecnologia CRT (de tubos de raios catódicos) obrigavam a garantir uma profundidade do equipamento proporcional à diagonal do ecrã – o que resultava em autênticos monstros colocados em cima das secretárias sempre que se queira um monitor de 21 polegadas – a tecnologia plasma e LCD vieram garantir a graciosidade dos modelos de passerelle.

A tendência tem sido marcada pelos últimos lançamentos realizados pela indústria de electrónica de consumo, com a Panasonic a apresentar na CES um plasma de 50 polegadas de ecrã mas com apenas 1 polegada de espessura (2,5 centímetros). O modelo rivalizou em atenção com a o maior plasma do mundo, que tem 150 polegadas, o suficiente para reproduzir um elefante em tamanho integral.

A Sony já se tinha adiantado, colocando à venda nos Estados Unidos a primeira televisão baseada na tecnologia OLED, materializando 3 anos de investigação e muitas promessas. O modelo só tem um ecrã de 11 polegadas mas vale pelos seus magrissimos 3 milímetros de espessura. A maior desvantagem, para além da dimensão, é ainda o preço, que ronda os 2.500 dólares, o que é, no mínimo, um pouco arrojado, mesmo para quem gosta muito de produtos “light”.

http://imgs.sapo.pt/gfx/444743.gif

A associação entre a tecnologia que permite ecrãs mais finos e componentes que introduzem flexibilidade permitiu já à Sony e à Philips mostrarem aplicações de papel digital, que no futuro poderão substituir os dispositivos portáteis para exibir informação digital e ocupar o lugar os jornais e revistas em papel com informação actualizada ao minuto, qual Minority Report. E essa realidade poderá já não estar muito longe...

http://imgs.sapo.pt/gfx/444744.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.