A maioria dos elementos que constituem a montra de luxo que apresentamos hoje não estão ao alcance monetário do comum dos mortais, ou não estivéssemos a falar de dispositivos adornados de pedras e metais preciosos.

É uma questão de se abstrair por momentos das subidas da Euribor, do preço do barril do petróleo ou da escassez financeira e "lavar a vista" por entre alguns exemplos resultantes do cruzamento de duas áreas distintas: a joalharia e a electrónica.

Começamos por uma peça básica da informática: um teclado, este capaz de ofuscar qualquer um com as suas reluzentes teclas banhadas a ouro. Completamente funcional, com uma base que pode ser ajustada em altura e duas portas USB, o Kirameki Pure Gold da Wazakura Studios está à disposição de quem queira pagar 359 dólares por ele (cerca de 270 euros).

http://imgs.sapo.pt/gfx/459408.gif

Dos teclados passamos para os computadores propriamente ditos e aqui entram Jupiter e Marte, dois desktops fabricados pela japonesa Zeus, cobertos respectivamente de platina e ouro e com direito a uns tantos diamantes "semeados" para formarem desenhos de constelações.

O PC completo, na versão platina, com processador Intel Core 2 Duo, 2 GB de memória, 1 terabyte de disco rígido, Blu-Ray e monitor de 24 polegadas de alta definição custa o equivalente a 760 mil dólares (cerca de 580 mil euros). Por 570 mil dólares (aproximadamente 433 mil euros) pode comprar o modelo banhado a ouro.

http://imgs.sapo.pt/gfx/459409.gif


Os 500 euros que custam um iPhone 3G em Portugal não são nada face ao modelo de 200 mil dólares (cerca de 152 mil euros) "quitado" pela Amosu. Também pudera! A proposta da empresa britânica passa pela incrustação de 458 diamantes na parte da frente do telemóvel, 660 diamantes na parte de trás e 61 no logotipo da Apple. É capaz de se justificar…

http://imgs.sapo.pt/gfx/459412.gif


Se os diamantes lhe parecem exagerados, pode sempre optar por uma versão banhada a ouro, recorrendo à Marking Solutions.

http://imgs.sapo.pt/gfx/459413.gif


Além do telefone da Apple, esta empresa britânica oferece também versões "gold" de vários iPod, assim como modelos Swarovski do iPod Classic e do iPod Touch, por 99 e 89 libras (cerca de 128 e 115 euros, respectivamente).

http://imgs.sapo.pt/gfx/459414.gif


Estas são apenas algumas sugestões de electrónica de luxo existentes no mercado. Haja dinheiro para gastar, porque oferta não falta.