Com os seus dias de sol e noites de clima ameno, o verão é por excelência a melhor estação para a organização de eventos ao ar livre. Junho, julho, agosto e setembro são por isso meses de "agenda preenchida", nomeadamente no que aos festivais de música diz respeito.

A oferta renova-se de ano para ano, com direito a algumas adições e outras reformulações, que depois nem sempre permanecem entre os habitués que já conquistaram lugar cativo nas opções festivaleiras, mas que poderão ser "válidas" em determinado momento.

A par da diversidade de opções, vai também aumentando o número de canais onde é possível promover os eventos, inicialmente muito restrito ao papel, e nomeadamente à imprensa, mas que hoje passa muito pela internet e cada vez mais pelas redes sociais.

O mobile é a mais recente forma de promoção e acesso aos festivais e são já alguns os eventos que apostam nesta vertente. É o caso do Optimus Alive.

A app, que vai na sua terceira "edição", está disponível para iOS e Android, e quem tiver já instalada uma versão anterior terá apenas de fazer a sua atualização.

Volta a ser feita a integração com o Live Act, o concurso que selecionou bandas e DJs para atuar no evento, mas além disso é possível aceder a um conjunto de informações úteis sobre o recinto, o cartaz, o campismo, entre outras.

O Meo Marés Vivas também volta a poder ser "consultado" a partir do smartphone. O festival, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de Julho, em Vila Nova de Gaia, aposta na disponibilização de informação sobre os artistas que compõem o cartaz, como a biografia e imagens, e na criação de alertas para os concertos preferidos.

Também é possível publicar e ir vendo as fotografias publicadas por outros utilizadores com as hashtags do festival e consultar o mapa do recinto e outras informações úteis. A aplicação está disponível para Android.

Entre os dias 4 a 11 de agosto vão passar pelo Boom mais de 800 artistas, com performances de vários géneros, mas poderá conhecer todo o cartaz do "psicadélico" festival a partir da sua "colorida" aplicação móvel, disponível para Android e para iOS.

Mais ou menos pela mesma altura, mas na Zambujeira do Mar, também volta a haver festa na Herdade da Casa Branca, neste caso de 6 a 10 de agosto.

Cartaz, notícias informação sobre meteorologia e ligação direta à rádio MEO SW são algumas das características da app disponível para iOS e Android.

O Vodafone Paredes de Coura também tem uma aplicação móvel dedicada, que neste momento, inclusive, está a oferecer um desconto de 20% aos clientes da operadora que a usem para comprar os seus bilhetes.

Disponível para iOS e Android, a aplicação permite consultar todas as informações referentes ao cartaz do festival.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico