O GSMA World Mobile Congress que decorre até dia 19 em Barcelona voltou a ser palco da apresentação de tecnologias de mobilidade, com soluções para operadores e utilizadores finais mas com grande foco também nos terminais que continuam a gerar uma fatia de receita significativa aos grandes fabricantes.

Os modelos que vão chegar às lojas nos próximos meses apostam sobretudo em ecrãs de toque nos topos de gama, melhores câmaras e funcionalidades ligadas à música, mas pautam também pela tendência “verde” e originalidade.

Veja alguns dos modelos que as principais marcas reservaram para apresentar nestes dias.

Acer em formato PDA
A primeira linha de telemóveis da marca faz parte de uma estratégia de “longo termo” da Acer, que depois dos portáteis e low cost notebooks aposta agora em terminais de comunicação. O movimento consubstancia uma tendência já materializada por outros fabricantes de portáteis, como a Toshiba, ao qual se deverá juntar em breve a Dell.

[caption] Acer[/caption]

Ao todo foram oito os smartphones apresentados em Barcelona, devendo um primeiro lote de quatro modelos chegar às lojas em Março ou Abril. O look iPhone não passa despercebido ao utilizador, mas a Acer não inova nesta “colagem” ao modelo mais sexy do mundo móvel.

O sistema operativo é o Windows Mobile, a partir de agora Windows Phone, e a conjugação das funcionalidades de lazer e trabalho é um dos objectivos, estando entre a nova linha de modelos um equipamento Dual Sim.

Parceria Garmin-Asus
Combinando o modelo de navegador por GPS com telemóvel, os nüvifone M20 e G60 consubstanciam a parceria entre a norte americana Garmin e asiática Asus para o mundo da mobilidade. Os terminais devem chegar às lojas no primeiro semestre deste ano e a parceria não afasta qualquer cenário de entrada neste mercado de forma independente pelas duas marcas.

[caption] Garmin-Asus[/caption]
A parceria tinha já sido anunciada no início do mês em Taiwan mas só agora os telemóveis foram mostrados aos jornalistas e ao público. Recorde-se que a Garmin tinha avançado a informação de que iria comercializar um telemóvel, o nüvifone que é agora recolocado com a marca Garmin-Asus.

HTC reinventa-se

As versões 2 do Touch Diamond e do Touch Pro centraram as apresentações da HTC, onde o reforço das características é uma prioridade, sobretudo a nível da duração da bateria. O interface Touch flo, que funciona sobre o Windows Mobile 6.1 continua a ser obrigatório nestes dois modelos que devem chegar às lojas no segundo trimestre.

[caption]HTC[/caption]

LG transparente
[caption] LG [/caption]
Para além da garantia de que os relógios de pulso/telemóveis, que o TEK já tinha noticiado aquando do lançamento em Janeiro, chegarão às lojas de alguns países europeus a tempo do próximo Natal, a LG surpreendeu com a apresentação de um telemóvel transparente, o LG GD900.

Também com um ecrã sensível ao toque este telemóvel tem um teclado deslizando transparente que é iluminado depois de aberto, brilhando em tons de azul. Este modelo estará à venda ainda no segundo trimestre do ano, mas não foi revelado em que mercados.

Nokia em trabalho e lazer
A Nokia tem apresentado as novidades “aos bocadinhos”, provavelmente para fazer durar as notícias. Ontem foram dois modelos da linha profissional, a Eseries, com os Nokia E75 e E55 que já integram o novo interface de email da empresa.

Os modelos herdam características do E71 mas também do Communicator, sobretudo o modelo E75 que tem um teclado qwerty deslizante na horizontal. Este telemóvel chega às lojas em Março e tem um preço estimado de 375 euros.

[caption]Nokia[/caption]

Já hoje a empresa mostrou o N86, com uma câmara de 8 megapixel, combinado com uma lente Carl Zeiss wide-angle, o que lhe garante uma melhor performance do que muitas câmaras. A data de disponibilização é também o segundo trimestre e o preço previsto ronda igualmente os 375 euros.

Toshiba Portégé de bolso
A linha pouco conhecida em Portugal de PDAs da Toshiba tem um novo membro, o Portégé G810, que na semana passada foi apelidado como mais um dos iPhone killers. Este modelo vai estar disponível na Europa no segundo trimestre de 2009 e suporta todas as tecnologias mais avançadas de comunicação de dados, para além de integrar um GPS.

[caption] Toshiba[/caption]

Samsung com mais BEAT

[caption] Omina HD [/caption]
A marca coreana apresentou três novos modelos que primam pela continuidade. O Ultra Touch e o Omina HD seguem na linha de modelos anteriores onde o ecrã de toque impera, herdando características de modelos anteriores e introduzindo a sigla HD, mas que não pode ser confundida com alta definição, já que isso não é possível num ecrã de 2.8 polegadas. Um truque que a HTC já tinha usado com o Touch HD.

A linha dedicada a fãs da música foi também reforçada com dois novos modelos BEAT, o Samsung M7600 e o Samsung M6710. Estes terminais combinam a tecnologia de ecrã de toque com as funcionalidades multimédia onde não falta o dedo da Bang & Olufsen.
[caption] Samsung M7600 [/caption]

Para a ideia de jukebox pessoal contribui significativamente o espaço de armazenamento expansível a 16 Gbytes do M7600. O interface utilizado é o DISC da Samsung e foram também disponibilizadas aplicações de música para pesquisar, comprar e recomendar música, como o Samsung Music, ‘Samsung Live, o novo PC Studio II e Share Pix que permitem facilmente partilhar ficheiros multimédia e downloads.

[caption] Samsung M7600 [/caption]
A linha “Green” não foi também abandonada e o Blue Earth é um bom exemplo da fabricante de como é possível desenhar equipamentos mais ecológicos, mesmo que depois acabem por não ter impacto comercial. O modelo Blue Earth é feito de plástico reciclado a partir de garrafas de água usadas e não contém substâncias tóxicas, sendo alimentado através de energia solar.

Toda a interface foi também desenhada para alertar o utilizador para o impacto das suas acções no equilíbrio ecológico, com modelo de energia eficiente e um contador de passos para calcular a redução nas emissões de carbono por um estilo de vida que dispensa transportes motorizados.

Sony Ericsson aposta em fotografia

[caption] Sony Ericsson[/caption]
O TeK já noticiou ontem um dos novos modelos de telemóveis lançado pela Sony Ericsson, o Idou, que conta com uma câmara de 12,1 megapixéis, mas não é demais voltar a falar deste modelo que estende a capacidade da câmara para além da oferta de muitas máquinas fotográficas digitais de bolso. O ecrã generoso e em formato widescreen de 16:9 são ideais para mostrar depois as imagens captadas.

[caption] Sony Ericsson [/caption] Menos ambicioso a nível da fotografia, o W995 Walkman tem “só” uma capacidade de 8 megapixéis no sensor mas alarga as possibilidades de partilha de conteúdos com o Media Go. A aplicação permite transferir de forma fácil conteúdos de áudio, vídeo e fotografias entre o telefone e o computador, ou para a Internet, através de Wi-Fi ou 3G.

Há ainda mais novidades a descobrir na WMC´09 e por isso voltaremos ao tema com mais lançamentos.

Fátima Caçador