Quando se juntam duas unidades de negócio com a dimensão da direção de computadores pessoais e impressão da HP é natural que o portfólio de anúncios aumente significativamente. Mas em Xangai a HP mostrou que está também a esforçar-se para mostrar uma nova dinâmica, centrando-se mais nas necessidades do cliente (empresarial e doméstico) e na maior integração entre as duas áreas.

Entre os 80 produtos mostrados no Global Influencer Summit 2012 o destaque vai para a inovação e o design, mas a maior notoriedade é mesmo a do conceito mais ausente: o tablet.

Entre impressoras, portáteis, desktops, monitores e outros produtos que compõem a longa lista de anúncios não há nenhum tablet, mas a empresa garante que este formato não está esquecido e que vai receber nova vida com o lançamento do Windows 8, continuando a gama de tablets com marca HP a focar-se mais no segmento empresarial do que no utilizador doméstico, o que acontece desde o abandono do WebOS.

Mas a ausência dos tablets não retirou "brilho" às apresentações, que tiverem direito a introdução com um Beatboxer, a desfiles com as criações de Anya Ayoung-Chee que ganhou o Project Runway, e ainda à apresentação de um documentário da Bandito Bros com o skater Danny a saltar sobre a Muralha da China, e à entrada de um carro "kitado" pela West Coast Customs. Tudo clientes satisfeitos da HP, claro.

[caption]Nome imagem[/caption]

E ao evento nem faltou a presença da CEO, Meg Whitman, uma surpresa não esperada mas que serviu para demostrar a ligação da empresa ao país e a aposta na nova estratégia.

[caption]Nome imagem[/caption]
Como o TeK já tinha escrito, um dos principais destaques entre as novidades apresentadas em Xangai vai para o Ultrabook Spectre XP, o preferido de Meg Whitman e também da designer Anya, onde a leveza e o desempenho se aliam a um design que desafia o MacBook Air da Apple.

[caption]Nome imagem[/caption]

Com uma espessura de 14,5 mm no ponto mais fino e 1,39 quilogramas de peso, o Spectre XP conta com tecnologia de som Beats Audio e HP CoolSense para arrefecimento. Vem ainda equipado com um pacote de software de edição de imagem que inclui as versões integrais do Photoshop Elements 10 e Premiere Elements 10 da Adobe e tem um preço recomendado a partir de 1.199 euros para a configuração a ser vendida em Portugal a partir de final de Junho.

A linha de notebooks Envy foi também reforçada com novos modelos, em "formato" ultrabook e sleekbook. Não tão "sexy" como o Spectre XT, estes portáteis respeitam também as definições da Intel para a classe de Ultrabooks, ou quase.

O Ultrabook HP ENVY, está disponível com ecrãs de 14 ou 15,6 polegadas e estica o peso aos 1,79 Kg, enquanto a espessura sobe para os 19,8 milímetros - na parte mais fina. Equipado com a nova geração de processadores Intel Core, o modelo oferece até 8 a 9 horas de bateria.

Seguindo a linha de "leves e finos" a HP introduziu também o novo conceito de Sleekbooks, com modelos Envy baseados em processadores Intel e AMD na linha HP Envy.

Chegando mais tarde ao mercado - só em Outubro - o HP EliteBook Folio 9470m promete garantir o design elegante de um ultrabook mas com características mais robustas para um profissional. Com 19 milímetros de espessura, o modelo pesa 1,58 Kg e não dispensa uma gama completa de portas de conectividade, incluindo Ethernet, VGA, DisplayPort e ligações USB 3.0. Para estender o tempo de utilização a HP aposta numa bateria ultrafina, que encaixa na base do equipamento e garante mais 8 horas de autonomia.

[caption]Nome imagem[/caption]

Nos notebooks há ainda espaço reservado para o HP Pavilion m6 que embora tenha um ar mais profissional não "envergonha" ninguém nas horas de lazer. O modelo tem um ecrã BrightView de alta definição HD, com retroiluminação LED, mas um design ultrafino em 15,6 polegadas de dimensão. Mas as suas características profissionais permitem-lhe atingir até 8 horas de duração de bateria, enquanto a placa gráfica dedicada pode ser posta à prova com as aplicações mais "produtivas" e o teclado retro iluminado ajudam a manter a capacidade de escrever mesmo nos ambientes escuros das conferências.

Na área de impressão a grande estrela foi a Officejet 150 Mobile All-in-One, apresentada como a primeira multifunções portátil, mas que cabe mais na categoria de transportável. Com ligação Bluetooth para ligação a notebooks e smartphones, a impressora tem uma bateria capaz de suportar a impressão de 500 páginas sem voltar a recarregar.

[caption]Nome imagem[/caption]

Os notebooks foram acompanhados por várias soluções mais "empresariais", entre as quais impressoras com ecrã LED de maior dimensão e sistemas de workflow integrados, e um Thin Client mais eficiente em termos de consumo energético.

Mas vale a pena seguir com atenção os desenvolvimentos de duas tecnologias que a HP também mostrou em Xangai e que saem diretamente dos HP Labs: displays flexíveis que são feitos de plástico e que podem começar a ser comercializados no espaço de dois anos e garantir monitores curvos para os computadores e tablets mais finos, e ainda a memória Memristor, que pode substituir as memórias DRAM e flash de forma mais eficiente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico