Começou timidamente com a EyeToy da PlayStation, ganhou força com as propostas da Wii e agora a "estratégia para o movimento" parece definitivamente instalada entre os jogos destinados à sala-de-estar. Os recentes anúncios das líderes de mercado na E3 confirmam-no.

O objectivo é agora captar novos grupos de utilizadores, simplificando-se os sistemas de controlo. Tentando tornar mais fácil e intuitiva a utilização da consola, a Microsoft aposta no Kinect (antes Natal), um sistema onde a acção de jogo é comandada pelos gestos e pela voz.

O sistema inclui uma câmara 3D e sensores áudio e de movimento, com capacidade para detectar os movimentos de 48 partes chave do corpo e reconhece também caras e vozes.

O Kinect vem como não podia deixar de ser acompanhado de títulos criados para mostrarem todo o potencial da tecnologia.

Já previstos estão o Kinect Adventures, o Kinectimals, um jogo para interagir com 20 "mascotes" diferentes, e o Kinect Sports, que inclui actividades como boxe, vólei ou futebol.

[caption][/caption]

[caption][/caption]

Na primeira fornada de propostas para jogar com o Kinect estão também um título de corridas de carros (Joyride) e o título para dançar, Dance Central, desenvolvido pela MTV Games.

Outro dos anúncios de destaque da E3 foi o PlayStationMove para PS3. O novo comando chega à Europa a 15 de Setembro com um preço estimado de 39,99 euros.

No mesmo dia, é também lançado o novo comando de navegação (29,99 euros), que usado juntamente com o comando de movimento permitirá uma navegação intuitiva entre os elementos de jogo.

A par dos novos comandos vêm os jogos "dedicados". Serão inicialmente mais de uma quinzena, mas o conjunto de propostas para "mexer" em frente ao televisor crescerá muito rapidamente, garante a Sony.

Sorcery, SingStar Dance, SOCOM 4: Heavy Rain Move Edition, EyePet, Sports Champions e Tumble foram alguns dos títulos PlayStation Move mostrados na E3.

[caption][/caption]

Com uma aposta centrada no 3D - tecnologia igualmente a merecer destaque na E3 -, a Nintendo também apresentou alguns "videojogos para mexer", como Mario Sports Mix, Wii Party e Just Dance 2.

Com as várias propostas agora anunciadas, vai ser complicado arranjar uma desculpa para continuar sentado no sofá...