A Anthropic trouxe mais recursos para a versão gratuita do Claude, o assistente de inteligência artificial da empresa. Uma das grandes novidades é que a possibilidade de criar ficheiros, lançada para utilizadores pagos em setembro do ano passado, passa agora a estar disponível também na versão gratuita.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Com isso, o chatbot pode ser usado para se ligar a serviços externos para, por exemplo, criar e editar documentos em Word, folhas de cálculo em Excel, PDFs e apresentações em Power Point. Mas não só, a lista de ligações externas é longa.

As novidades dão ainda ao Claude um conjunto de novas competências. Passa a ser possível ensinar o assistente a fazer tarefas que precisam de ser repetidas periodicamente, fornecendo ao chatbot documentos com instruções, scripts e outras coordenadas que são depois postas em prática quando é preciso. A versão gratuita passa ainda a contar com pesquisas de voz e imagem melhoradas, conversas mais longas e respostas interativas.

Estes recursos são assegurados pelo modelo de linguagem Sonnet 4,5 e o timing de lançamento parece ser uma tentativa de cativar utilizadores entregando mais recursos, numa altura em que a OpenAI, dona do concorrente ChatGPT, começa a integrar anúncios na versão gratuita.

A própria Anthropic termina a nota de apresentação das novidades com uma pequena provocação. Depois de detalhar todas as novidades trazidas para a versão gratuita acrescenta: “sem anúncios”. Já tinha feito a mesma alegação dias antes, assegurando que não tem planos para incluir anúncios na versão aberta.

Veja o vídeo

Esta não é, aliás, a primeira picardia entre as duas empresas nos últimos dias. A Anthropic lançou uma série de anúncios nos últimos dias onde não menciona a concorrente, mas como diz o ditado…para bom entendedor meia palavra basta.

Os anúncios ilustram várias situações onde a resposta do assistente de IA a pedidos de informação ou conselhos sobre como fazer algo, ou atingir um determinado resultado, descamba em anúncios.

Na Superbowl, a Anthropic também teve um anúncio. Menos explícito na crítica, mas igualmente provocador. Terminava com a mensagem: “Há um tempo e um lugar para os anúncios. As suas conversas com a IA não devem ser um desses momentos”.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.