Usar o corpo como comando é a proposta da Microsoft, que começa esta semana a comercializar em Portugal o sensor Kinect para a Xbox, assim como 5 jogos que prometem aventura, acção e muitos saltos.

O Kinect já começou a ser vendido nos Estados Unido e as expectativas de vendas partilhadas com os jornalistas são elevadas, ultrapassando os 5 milhões até ao final do ano. Em Portugal não foram adiantados números, mas o sensor para a Xbox 360 chega às lojas portuguesas na quarta-feira, dia 10, e FNAC e a Game já esgotaram as pré-reservas que tinham definido.

Tal como o TeK já tinha adiantado, o Kinect está à venda num pacote individual para ligar a qualquer consola Xbox 360 por um preço de 149,99 euros, que já inclui o jogo Kinect Adventures.

[caption]kinect[/caption]

A Microsoft preparou também dois pacotes especiais para quem ainda não tem a consola e que juntam o Kinect a uma Xbox 360 de 4 GBytes de disco por 299,99 euro, ou a uma consola de 250 GB de disco, aumentando neste caso o preço para os 359,99 euros.

[caption]bundle kinect + Xbox 360[/caption]

Em ambos os casos é incluído o jogo Kinect Adventures, que a Microsoft quer que faça parte da "experiência base" de todos os utilizadores do sensor, oferecendo um bilhete de entrada para um parque de diversões onde é preciso perícia e agilidade para enfrentar as 20 aventuras propostas, desde atravessar rápidos a flutuar no espaço ou percorrer percursos de obstáculos em montanha.

[caption]kinect adventures[/caption]

Afaste os sofás e as mesas e estabeleça uma distância mínima do ecrã à volta de 2 metros, num perímetro da mesma dimensão onde não existem obstáculos, porque o Adventures vai certamente obrigá-lo a pular, esticar-se, dar pontapés e baixar-se para bater em boas virtuais, afastar-se de obstáculos ou conseguir controlar o barco numa descida de rápidos.

[caption]kinect adventures[/caption]

Fora do "pacote base" que vem com o sendor, a Microsoft vai ter já à venda mais seis jogos, todos com um preço de 49,99 euros. e todos exigem o mesmo empenho e movimento que o Adventures para conseguir ganhar pontos nos jogos, na pista de dança ou simplesmente ficar na melhor forma física.

Para quem gosta de jogar a aposta pode fazer-se pelo Kinect Sports, que está na primeira linha dos jogos que chegam às lojas já a 10 de Novembro e permite uma escolha variada entre diversas modalidades desportivas, do Futebol ao Voleibol de Praia, Atletismo, Boxe ou Ténis de Mesa.

[caption]kinect sports[/caption]

A forma de jogar, se recorrer a qualquer comando ou tapete, é tão realista que a celebração das vitórias acaba por ser tão entusiástica como em jogos da vida real... E os afundanços do Volei de praia também.

[caption]kinect sports[/caption]

Os fãs de jogos vão poder escolher entre mais dois títulos: o MotionSports, que também já estará disponível esta semana, e o Sports Island Freedom, que chega às lojas a 25 de Novembro, alargando as modalidades ao Kendo, Esqui Mogul e Snowboard Cross, assim como à Patinagem Artística.

Para ficar em forma e aprender a dançar na perfeição, a Microsoft propõe também dois títulos que replicam êxitos comprovados da concorrente Wii, mas que ganham pela capacidade de abandonar o comando e o tapete de exercícios, e de identificar 19 pontos do corpo do utilizador de forma eficaz, desclassificando os batoteiros que se limitavam a abanar o comando para ganhar pontos.

O You Shape foi desenvolvido em conjunto com a Ubisoft e transforma-se num verdadeiro treinador personalizado para acompanhar os exercícios diários.

[caption]Nome imagem[/caption]

Vai mesmo ter de se esforçar para ganhar a aprovação do treinador, e os resultados medem-se na perda de calorias.

O mesmo se pode dizer do Dance Central, onde o exercício físico é associado à dança, e o treinador é substituído pelo coreógrafo.

Para já são cerca de 30 as músicas incluídas, mas mais poderão ser adicionadas através da rede Xbox Live.

O jogo foi desenvolvido entre a MTV Games e a Harmonix e não faltam na lista os principais êxitos da actualidade.

[caption]Nome imagem[/caption]

Mais indicado para o público infantil-juvenil, o Kinectimals vai conquistar todos os que sempre desejaram ter um animal de estimação. À semelhança do que outros jogos já tinham feitos, com este título pode definir um animal e brincar com ele, contando com uma resposta atenta dos pequenos e fofos felinos.

[caption]kinect kinectimals[/caption]

Aos miúdos é dada também a "responsabilidade" de os alimentar e de fazer o exercício e as festas necessárias à boa disposição do animal.

Da lista de jogos a lançar esta semana faz ainda parte o Kinect Joy Ride, um jogo de corridas onde se pode controlar um kart sem comando, usando apenas as mãos e o movimento do corpo. E podem juntar-se à corrida até oito jogadores, desde que disponha de espaço suficiente na sala para que não se atropelem…

[caption]kinect kinectimals[/caption]

Conte ainda com o Sonic Free Riders onde pode competir em corridas usando o popular personagem da Sega como Avatar.

A partir de 19 de Novembro o EA Sports Active 2 traz novas propostas aos apreciadores de fitness, reconhecendo os movimentos mas controlando a frequência cardíaca com um monitor sem fios incluído no pacote do jogo. Os utilizadores vão poder controlar e partilhar os dados dos seus treinos online, ligando as consolas Xbox 360 aos perfis personalizados no EA Sports Active.

Ainda antes do Natal deve chegar às prateleiras das lojas novos títulos para adicionar a esta primeira amostra, mas a verdade é que estes já darão azo a muitos saltos e movimentos acelerados....

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.