Julho começa e já não se consegue pensar noutra coisa: férias. A roupa quer-se o mais leve possível, pelo calor mas também para poder incluir na bagagem tudo o resto que possa a ajudar à descontracção e ao divertimento, videojogos incluídos.

Independentemente das fabricantes, há sempre títulos novos a considerar, além dos “clássicos”. Deixamos algumas propostas.

Para quem tem espaço na mala do carro e local próprio (ou “emprestado”) para assentar arraiais a consola doméstica será sempre um bom recurso para animar os serões.

Woody e Buzz estão de regresso com Toy Story 3: The video game e prometem divertimento q.b. entre os mais miúdos – e alguns graúdos. O jogo tem estreia prometida na sala de estar antes da sequela para o cinema (15 de Julho e 29 de Julho, respectivamente).

O jogo vai contar com uma caixa de brinquedos digital "Toy Box", que promete apelar à criatividade de cada um, além de funcionar em “formato aberto”.

O título desenvolvido pela Avalanche está disponível para Wii, PS3 e Xbox. O preço que surgirá marcado é de 59,99 euros.

Os fãs mais crescidos da PS3 podem entreter-se com o muito ansiado RPG Demon's Souls, seja adquirindo a edição standard, por 54 euros, ou a Phantom Edition, por 59 euros, esta última com direito a embalagem especial, um CD com a banda sonora, e ainda novas versões do livro de arte e do guia de estratégia.

[caption][/caption]

Os objectivos são idênticos a muitos role-play: cria-se um herói do zero, definindo aparência, classe e distribuindo pontos em habilidades, que depois se aventura livremente por um conjunto de cenários. A temática é medieval e o universo criativo, povoado por diversas lendas e figuras.

Além do franchising “Sports”, a Wii tem propostas recentes para os seus fãs, nomeadamente tendo o canalizador mais conhecido do universo dos videojogos como protagonista. Mario marca presença em títulos como New Super Mario Bros.

Aqui podem jogar até quatro pessoas, cooperativa ou competitivamente, em simultâneo. Este é o primeiro jogo da Nintendo a conter um sistema de ajuda dinâmico, chamado Super Guide, que mostra como um nível pode ser concluído se não se conseguir avançar, perfeito para os membros menos experientes da família, dos mais novos aos idosos.

Mario entretanto voltou a entrar em órbita e em Super Mario Galaxy 2 tem novas formas de viajar pelas galáxias, novos fatos e um modo de cooperação entre dois jogadores melhorado.

Para quem está a dar os primeiros passos nos jogos em 3D, a Nintendo oferece com o jogo um DVD que ensina, passo a passo, a entrar neste mundo de diversão e fantasia à escala planetária.

[caption][/caption]

Para quem não tem espaço na bagageira, ou simplesmente não está para arrancar a consola do móvel, com todos os seus fios e acessórios, e tem a sorte de usufruir de uma máquina de jogos portátil, também tem direito a algumas novidades.
Para já fica a nota de que Toy Story 3: The video game também vai estar disponível para Nintendo DS e PSP.

[caption][/caption]

Para a Nintendo DS há um novo episódio da saga Dragon Ball em Dragon Ball Origins 2 (29,99 euros). Desta vez Goku e a sua amiga Bulma irão enfrentar a Legião Vermelha, dando continuidade às aventuras das primeiras mangas de Dragon Ball.

A sequela do título que foi lançado em 2008 volta a combinar combates, com a exploração dos cenários e a resolução de vários puzzles.

[caption][/caption]

Falando em puzzles, sugerimos-lhe o Rooms Mansion, também destinado à DS, que permite jogar poucos minutos de cada vez, sem exigir horas para acabar um nível.

O jogo mergulha os participantes num mundo virtual com 90 quebra-cabeças. Em cada divisão ou nível, os jogadores devem pensar cuidadosa e estrategicamente para conduzir a sua personagem até à saída da divisão em segurança.

Depois temos por exemplo para a consola portátil da Sony Naruto Shippuden Ultimate Ninja Heroes 3 ou Fullmetal Alchemist: Brotherhood, ambos com um preço recomendado de 39,99 euros.

[caption][/caption]

Estas são apenas algumas sugestões entre as várias novidades mais recentes, com a nota de que os clássicos são sempre um recurso a considerar: seja entre RPG, arcada, corridas, karaokes ou quizzes, o importante é que divirta.