Com o mercado de monitores a continuar a crescer, em contra-ciclo com outras áreas de electrónica de consumo, a LG continua a reforçar a sua oferta nesta área, com novos ecrãs para as empresas e o mercado de consumo onde o design e a agregação de funcionalidades têm um papel fundamental.

A nova linha de monitores foi ontem apresentada em Lisboa e vai chegar às lojas, de forma faseada, até final de Agosto. Os preços variam entre a entrada de gama a rondar os 100 euros e os topos de gama que custam 400 euros.

A estrela da nova linha é o primeiro monitor LED da marca, o W86L. Com um design ultra-fino, este monitor traz as vantagens da retroiluminação por LED, nomeadamente na qualidade da imagem e na velocidade de resposta. Com resolução Full HD, o contraste é de 2 milhões para 1 (2.000.000:1) e a velocidade de resposta de 2 milissegundos, o que evita o efeito de arrastamento mesmo nas imagens mais rápidas.

A poupança da energia eléctrica pode ser um bom argumento a usar lá em casa para justificar a compra deste "brinquedo", já que se pode reduzir até 40% no consumo face a um tradicional LCD CCFL. E a poupança é ainda mais significativa se compararmos com um monitor CRT.

Outras características de relevo são as duas portas HDMI, para ligar outros dispositivos multimédia, e o facto dos botões de controle de ecrã aparecerem e desaparecerem com a aproximação da mão, tirando partido de um sensor.

Os preços serão a parte menos simpática de toda a equação, custando 299 euros na versão de 22 polegadas e 369 euros na de 24 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais virado para os entusiastas de jogos, o W61V oferece o mesmo tempo de resposta de 2 milissegundos, essencial para acompanhar a velocidade dos jogos, que é auxiliada pelo motor Flatron f-Engine da marca.

A moldura mantém o mesmo preto brilhantes de outros modelos da gama de design, mas reduz para 1 a entrada HDMI, acrescentando um entrada DVI.

O W61V é também Full HD, mas o rácio de contraste é de 50.000:1.

Os preços variam entre os 239 euros para as 22 polegadas e os 259 euros para as 23 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Uma das linhas de monitores com mais sucesso da LG, a Monitor TV, também foi reforçada com o modelo M7WD. Embora não seja Full HD mas apenas HD Ready, este equipamento pode ser útil a quem quer combinar as funções de televisor com monitor de TV e ecrã para consolas de jogos.

O M7WD tem um sintonizador digital integrado (DVB-T), dispensando placas de sintonização de TV e acrescentando ainda suas ligações SCART e 2 entradas HDMI.

As colunas 3W fazem parte do pacote, dispensando outros acessórios de som.

Disponíveis em 19, 22 e 23 polegadas, os preços variam entre os 199,9 e os 299,9 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A LG mostrou ainda novidades na linha de Smart Design com a Série W53, onde se destaca a função Auto Brightness que permite optimizar de forma automática o brilho do ecrã e as condições de imagem em função da análise das condições de luz ambiente com a ajuda de um sensor.

Outro conceito interessante é o dos monitores para netbooks, que a LG vai lançar em Agosto e que outros fabricantes têm vindo a propor também como complemento da utilização dos pequenos portáteis, ultrapassando as limitações dos seus ecrãs.

Com uma resolução Full HD, rácio de contraste 50.000:1, uma entrada HDMI e uma DVI, estes monitores podem ser ligados ao netbook através da entrada VGA, ou, possivelmente em modelos futuros, através de USB.

A série W3OS tem cinco cores disponíveis, mas é possível que nem todas cheguem às lojas portuguesas. O preço também ainda não foi definido.

[caption]Nome da imagem[/caption]