Um robot que recita Shakespeare, um relógio de alarme que só muito dificilmente não conseguirá arrancar da cama os seus "utilizadores", shakers que fazem cocktails de forma mais inteligente e uma tecnologia que permite escrever com o pensamento estão entre as propostas mais originais da edição 2011 da CeBIT.

Mas a feira que todos os anos acontece em Hannover, na Alemanha, também tem propostas mais "terra a terra" para mostrar, isto além dos serviços e produtos entretanto lançados em redor da "nuvem", tema sob o qual decorre a edição 2011 do evento - e que entretanto também já foi tratado no TeK.

Ponto de encontro das grandes empresas da área das tecnologias, a CeBIT é igualmente um espaço apetecível para as empresas de menor dimensão, e são muitas as que tentam a sua sorte investindo num stand próprio - como é o caso de algumas tecnológicas portuguesas.

Nestes espaços alguns aproveitam para promover produtos entretanto lançados - nomeadamente durante o World Mobile Congress ou mesmo na CES -, mas há quem guarde para a altura da feira o anúncio da chegada ao mercado das novas apostas. Asus, Fujitsu e Acer foram algumas das empresas que lançaram produtos durante os últimos dias.

A aposta da Asus centrou-se na área dos jogos. A fabricante volta a mostrar na feira um sensor idêntico ao Kinect da Microsoft, mas que também pode ser usado como media center.

Anunciado durante a CES, o Wavi Xtion, nome do dispositivo, liga-se directamente à televisão servindo para jogar, mas também para "comandar" o televisor, abrindo álbuns de fotos ou iniciando filmes.

[caption][/caption]

O Wavi Xtion foi desenvolvido em parceria com PrimeSence, a mesma empresa que criou o Kinect para a Microsoft. Segundo o avançado pela Asus, o novo sensor deverá começar a ser vendido em Maio, não havendo ainda preços estipulados.

O portfólio "de produtos desenhados de raiz para jogadores" da Asus passa também por computadores portáteis Republic of Gamers (ROG), motherboards, placas gráficas, monitores 3D, routers e headsets.

O novo portátil Republic of Gamers (ROG) da série G (G74Sx) utiliza os processadores Intel Huron River Core i5 e i7 e placas gráficas Nvidia, com tecnologia 3D Vision como padrão.

O modelo foi também desenhado para permitir upgrades através de um acesso rápido às duas baias internas para discos duros e às slots de memória.

Ao G74Sx junta-se o portátil ROG G53 com um ecrã 3D sem ângulos mortos que permite a visualização sem a necessidade de óculos especiais 3D. Ambos os modos 2D e 3D podem também funcionar no monitor ao mesmo tempo e o texto no ecrã mantém-se claro em todos os momentos.

[caption][/caption]

Os auscultadores ROG Vulcan completam a nova linha de acessórios Republic of Gamers. A tecnologia dual-noise-cancelling, para filtrar o ruído externo, é o principal argumento dos Vulcan ANC.

Entre os lançamentos reservados pela Asus para a CeBIT estiveram também a motherboard ROG Rampage III Black Edition, a placa gráfica ROG MATRIX GTX 580, o monitor VG278H 3D e o router RT-N66U.

Além da estratégia de cloud para ISVs, a Fujitsu decidiu mostrar na CeBIT ecrãs "verdadeiramente wireless" e tablets "com os mais avançados recursos de segurança".

[caption][/caption]

O tablet, mais destinado a uso profissional, tem por nome Sylistic Q550 (tal como havia sido antecipado), apresenta um ecrã de 10,1 polegadas que pode ser usado com os dedos ou com uma caneta especial e integra o sistema operativo Windows 7. Inclui também um leitor de impressões digitais para autenticação e deverá chegar às lojas em Abril, com o preço de 699 euros.

A empresa está igualmente a apresentar aquele que diz ser "um modelo funcional do primeiro ecrã de PC verdadeiramente sem fios do mundo". A tecnologia abrirá caminho à computação "park and play", em que os ecrãs são alimentados através da simples colocação sobre um hot-spot de mesa de conferências ou uma secretária.

Os ecrãs sem fios de 22 polegadas da Fujitsu usam tecnologia SUPA (Smart Universal Power Antenna) que vai buscar energia através de indução magnética a uma antena transmissora que pode ser incorporada em secretárias ou painéis de escritório.

Os ecrãs serão verdadeiramente sem fios, alega a fabricante, uma vez que recebem a imagem através de um USB sem fios no PC de secretária ou no notebook, com um alcance de 10 metros.

A Fujitsu prevê que versões comerciais destes ecrãs sem fios entrem em produção no prazo de um ano, altura em que serão revelados os preços e disponibilização regional dos mesmos.

Depois de ter apresentado os novos tablets Iconia no World Mobile Congress, a Acer guardou para a CeBIT os novos netbooks Aspire One AOD255E com plataforma Atom.

O novo modelo conta com um ecrã LED de 10,1 polegadas (1.024 x 600 megapíxeis ) e integra os dual core Atom N570, a 1,66 GHz.

[caption][/caption]