A legislação, já para não falar do bom senso, proíbe o uso do telemóvel pelo condutor de um veículo em circulação. Os fabricantes de terminais e de acessórios móveis dispõem, todavia, de uma vasta selecção de dispositivos especialmente adaptados à utilização no carro e que, entre outras funcionalidades, permitem atender e realizar chamadas a partir de um telemóvel ligado.

A diversidade da oferta de sistemas mãos-livres para o carro cobre uma infinidade de dispositivos distintos, desde sistemas simples, que utilizam o interface do telemóvel para execução das funções, sistemas com fios, por Bluetooth, com emissor FM, para utilização com o sistema de som pré-instalado no carro, unidades inteligentes, com visor, interface e colunas próprias e unidades complexas, com requisitos de instalação profissional.

Apesar das unidades complexas representarem uma mais valia na utilização no dia-a-dia, sem necessidade de serem retiradas do carro e perfeitamente integradas com os restantes sistemas electrónicos a bordo, apresentam, todavia, alguns inconvenientes, incluindo um preço mais elevado e a necessidade de instalação por uma oficina especializada.

A utilização de um sistema discreto, amovível e transportável, com ligação por Bluetooth, representa um compromisso ideal, com alguns modelos a oferecerem toda a comodidade dos sistemas integrados. aqui ficam algumas propostas.

Sony Ericsson HCB-150

O alta-voz HCB-150, da Sony Ericsson, é uma unidade totalmente integrada, com altifalante, ecrã e alimentação próprios, de dimensões reduzidas, para colocação na pála de sol do lugar do condutor. A ligação Bluetooth utiliza os mais recentes protocolos de emparelhamento, dispensando a autenticação por código e permitindo a utilização do dispositivo por até 5 telemóveis distintos.

A agenda de contactos do telemóvel pode ser consultada directamente no alta-voz, através de um ecrã OLED minimalista e as chamadas atendidas ou terminadas através de duas teclas dedicadas. A bateria integrada tem uma autonomia de 700 horas em espera e 25 horas em utilização.

O Sony Ericsson HCB-150 deverá estar disponível no terceiro trimestre de 2008, por cerca de 80 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450881.gif

Nokia HF-300 Bluetooth Speakerphone

A Nokia apresenta, com o HF-300, uma solução semelhante à da Sony Ericsson, dispensando, todavia, o ecrã integrado. O HF-300 inclui alimentação autónoma, microfone e altifalante num só dispositivo de dimensões reduzidas e com uma qualidade de som superior, graças à integração de circuitos de áudio especializados com cancelamento de ruído e de efeitos de eco.

O mãos-livres da Nokia é utilizado na pála de sol do carro e possui teclas iluminadas para um acesso cómodo às funções de volume e de gestão de chamadas.

Disponível em lojas Nokia e revendedores autorizados, por 99 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450882.gif

Motorola MOTOROKR T505

O Motorola MOTOROKR T505 segue a linha dos dispositivos já apresentados, constituindo, à semelhança do Nokia e do Sony Ericsson, um sistema totalmente integrado, incluindo altifalante, microfone e alimentação próprios. O T505 destaca-se, todavia, da restante amostra pela inclusão de um emissor FM, permitindo usar, em alternativa ao altifalante integrado, o sistema de som pré-instalado do automóvel.

Sendo um dispositivo recente, o T505 integra o protocolo de emparelhamento Bluetooth simplificado, bem como suporte para streaming de música a partir de diversos tipos de dispositivos de áudio, sempre por Bluetooth.

Tendo por objectivo minimizar os aspectos menos agradáveis associados à utilização de um emissor FM, incluindo estática omnipresente e a necessidade do utilizador encontrar uma frequência vazia, a Motorola dotou o T505 de um sistema de varrimento FM, permitindo seleccionar a melhor frequência para utilização do equipamento.

Disponível nalgumas grandes superfícies de electrónica, por um valor aproximado de 100 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450883.gif

Jabra SP5050

A Jabra possui uma longa experiência na concepção de auriculares e sistemas mãos-livres para todo o tipo de telemóveis.

O mãos-livres SP5050 apresenta o design simplificado e de utilização intuitiva que é característico da marca, sem perda de funcionalidades e com um preço bastante atractivo, numa unidade autónoma, que inclui altifalante, microfone e alimentação.

O mãos-livres da Jabra apresenta ainda algumas funcionalidades inesperadas para este ponto de preço, incluindo o Bluetooth 2.0 de emparelhamento simplificado, autonomia em espera até 200 horas e processamento digital de sinal.

Disponível na maior parte das grandes superfícies de electrónica, com um preço aproximado de 60 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/450884.gif