(Atual.) Em ambos os modelos, a fabricante melhorou as opções ao nível do processador e da qualidade de imagem dos ecrãs, fazendo ainda dos dois modelos opções mais interessantes ao nível da portabilidade, seja pela autonomia da bateria ou do próprio peso e espessura dos dispositivos (no caso do Surface 2).



O novo Surface 2, sucessor do Surface RT, vai integrar um processador Tegra 4 da Nvidia e um novo ecrã de 10,6 polegadas, ClearType, com imagem de alta definição. A câmara traseira deste renovado modelo, mais fino e mais leve, é de 5 megapixéis e a frontal de 3,5 megapixéis. A autonomia da bateria foi melhorada em cerca de 25% e o dispositivo é entre três a quatro vezes mais rápido que o antecessor.

[caption]Surface[/caption]

O renovado Surface Pro, como indicavam os rumores, conta com um processador Intel Haswell, um Core i5 que ajuda a aumentar a autonomia da bateria, que poder chegar a 8 ou 10 horas, de acordo com a Microsoft.



A Microsoft destacou na apresentação, que o novo modelo aumenta em 50% a performance ao nível dos gráficos, é 20% mais rápido e melhora a autonomia da bateria - um dos principais pontos fracos da geração anterior - até 60%.



Os novos Surface serão lançados a 22 de outubro (data que também se aplica a Portugal), logo após a chegada das atualizações do Windows 8 e Windows RT (que corre no Surface RT, agora Surface 2) para as versões 8.1. O Surface 2 vai custar 449 dólares na versão de 32 GB, mas estará também disponível uma versão de 64 GB.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No caso do Surface Pro 2, os preços partem de 899 dólares para a versão de 4GB, uma opção que não é a única, já que a RAM do modelo pode ser duplicada para os 8 GB. As pré-reservas para os dois modelos são possíveis já a partir de amanhã, nos Estados Unidos e Canadá.



Quem comprar um dos novos modelos garante 200 GB de espaço gratuito para armazenar informação digital no serviço Skydrive e um ano de comunicações no Skype, incluindo chamadas internacionais, numa intensificação clara da estratégia da fabricante para promover a integração de serviços complementares.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Novos acessórios em destaque

Os acessórios também estiverem em destaque na apresentação da Microsoft, que apresentou uma nova geração das suas Touch Cover. Mais sensíveis ao toque (integram mais 14 sensores), são também mais finas e mais iluminadas, agora com retroiluminação, para além de permitirem algumas combinações de toques que "atalham" a realização de tarefas. Os novos teclados capa serão lançados com um preço igual ao da geração anterior: 119 dólares.

[caption]Type Cover[/caption]

Na geração anterior dos Surface, às Touch Cover (capas táteis) juntava-se a Type Cover (capa teclado), com teclas físicas. Nesta segunda investida no mercado dos tablets, a Microsoft junta uma terceira opção: as Power Cover.



É com esta opção que o utilizador conseguirá potenciar ao máximo a autonomia do Surface Pro. A Microsoft exemplifica que, completamente carregado, o teclado garantirá uma autonomia do equipamento até 2,5 vezes superior àquela que seria possível usando uma Type Cover. As novas Power Cover custam 199,99 dólares.

Nas Type Cover também há novidades, que passam essencialmente pelas várias opções de cores (na geração anterior apenas disponíveis para os teclados de toque), teclas mais silenciosas e retroiluminação.

A Microsoft lançou ainda uma docking station para o Surface Pro com três ligações USB 2.0 e uma porta USB 3.0, para além de uma porta Ethernet e uma saída de áudio.

Nota de redação: A Microsoft Portugal revelou entretanto os preços dos novos Surface para Portugal. O Surface 2 estará disponível nas versões de 32 e 64 GB, com preços de 439€ e 539€, respetivamente. O novo Surface Pro estará disponível com preços a partir dos 899€.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.