É uma comemoração imposta, mas não é por isso que deixa de ser uma data importante. Afinal, se há dias para tudo, não seriam com toda a certeza as mães a ficar esquecidas…

Como habitual nestas alturas, deixamos algumas propostas destinadas às mães de Portugal mais viradas para estas "coisas digitais", com o objectivo de ajudar os nossos leitores a escolherem a prenda ideal para o próximo domingo.

Além dos equipamentos propriamente ditos, aproveitamos para lhe sugerir que lhes dê um toque pessoal, acrescentando pormenores que com certeza irão emocionar a (sua) Melhor Mãe do Mundo.

Se por exemplo, está a pensar oferecer uma máquina fotográfica, porque não testá-la antes e recolher algumas fotos em família?

Associando algum espírito ecológico à "prenda", sugerimos a máquina fotográfica digital FE-25 da Olympus à venda na Worten por 99 euros.

Este artigo tem a particularidade de estar embalado numa caixa ecológica, em cartão reciclado.

Disponível em preto ou em prateado, a FE-25 possui uma definição de 10 megapixéis, um ecrã LCD de 2,4 polegadas e uma memória interna de 19 MB, que pode ser completada com cartões de memória Micro SD de diferentes capacidades.

Fotografias tiradas, as molduras digitais podem ser uma boa hipótese para mostrar os momentos registados. Com 3,5 polegadas, a mini moldura da Mitsai custa 24,99 euros e mostra imagens em JPEG ou AVI.

Tem relógio e calendário e capacidade de leitura de cartões SD e MMC.

Para mães que gostam de música fica o mais recente sistema de som da Genius como sugestão. O SW-HF5.1 6000 é composto por seis colunas em madeira que distribuem uma potência total de 200 watts.

Com várias entradas disponíveis, este equipamento está à venda por 169,9 euros, permite ligar um leitor de DVDs, CDs ou MP3 e também consolas de jogos.

O SW-HF51 6000 tem controlo remoto, para ajustamento do volume à distância, assim como um ecrã em LCD, com o objectivo de tornar a sua utilização mais prática e intuitiva.

A partir do ecrã é possível visualizar as selecções musicais e personalizar ou equalizar o tipo de som que mais se adequar com o ambiente pretendido.

Depois do negro e do vermelho, a Microsoft aposta agora no branco, mais propriamente no Arc Mouse White, dispositivo promovido em redor do Dia da Mãe.

Disponível nas redes de retalho habituais, o novo periférico da gigante da informática pode dobrar-se até quase metade do seu tamanho facilitando o seu transporte. Quando está fechado, desliga-se automaticamente para poupar bateria.

O Arc Mouse White integra tecnologia wireless de 2.4GHz, dispondo de um alcance de perto de 9,5m. O preço recomendado é de 54,99 euros.

Para o fim deixámos o habitual telemóvel. O W595 Pink, da Sony Ericsson pode ser uma opção. Existente noutras variantes, o modelo permite a compilação das músicas em listas e, com o seu controlo por vibração, a mudança de faixas com movimento do pulso.

Com um cartão de 2GB, que permite guardar cerca de 2.000 faixas, o W595 integra a aplicação SensMe, que faz uma escolha automática das faixas de acordo com o estado de espírito.

O carregamento de vídeos para a Web é outra das funcionalidades deste equipamento que inclui uma ligação rápida para o YouTube.