A música é sem dúvida um dos grandes drivers da humanidade: rodeia, envolve, inspira e condiciona estados de espíritos a qualquer geração. Talvez nem fosse necessário justificar a afirmação…

Por isso mesmo, percebe-se que seja uma das principais apostas das fabricantes de telemóveis, que actualmente integram tecnologia e funcionalidades "musicais" na maior parte dos seus terminais.

Reaproveitando capacidades desenvolvidas in house, a Sony-Ericsson é uma das empresas que mais aposta neste segmento.

Com um largo portfólio, a fabricante apresentou recentemente o Walkman W395, um modelo que vem acompanhado de altifalantes estéreo portáteis para amplificação do som.

Com 96 gramas de peso, divididos por 96 x 47 x 14,9 mm, o W395 apresenta teclas dedicadas para a gestão das músicas, um cartão de memória de 1GB e rádio FM.

Entre as tecnologias disponibilizadas, destaque para a TrackID, para descobrir o nome das músicas, e a PlayNow, para o download de conteúdos.

Prevê-se que o modelo surja em Portugal ainda durante este trimestre,não havendo ainda preço definido.

A anunciar a chegada da Primavera - e possivelmente mais destinado ao público feminino -, surge o W595 na versão "Cosmopolitan Flower Edition", cujo pacote de venda inclui ainda bolsa e pendente a condizer.

O W595 permite a compilação das músicas em listas e, com o seu controlo por vibração, a mudança de faixas com um leve movimento do pulso. O cartão de 2 GB lhe permite guardar cerca de 2.000 faixas.

Poderá ainda ouvir as músicas que mais se adequam ao seu estado de espírito ao utilizar a aplicação SensMe, que faz uma escolha automática das faixas de acordo com o estado de espírito.

O carregamento de vídeos para a Web é outra das funcionalidades deste equipamento que inclui uma ligação rápida para o YouTube.

A edição Cosmopolitan está à venda em exclusivo nas lojas da Phone House. O preço de referência é de 249,90 euros e inclui retoma.

A finlandesa Nokia é outra das fabricantes que apresenta modelos dedicados aos "amantes da música" e que cresceram muito recentemente com a chegada de três novos terminais: o 5730 e o 5330, ambos da linha XpressMusic, e o novo Nokia 5030.

O XpressMusic 5730 é o primeiro terminal da linha com teclado QWERTY, oferecendo suporte às redes Wireless Lan e HSDPA a 3,6 Mbps.

O modelo possui um cartão de memória MicroSD de 8 GB e prevê-se que chegue à Europa no terceiro trimestre, com um preço de venda que rondará os 280 euros.
O modelo slide XpressMusic 5330, por sua vez, é 3G e também usa MicroSD para armazenar ficheiros, embora não traga nenhum de origem. O telemóvel, tal como o 5730, integra câmara de 3,2 megapixeis. O preço previsto é de 160 euros.

Com antena de rádio FM interna, o Nokia 5030 tem no preço um dos seus maiores atractivos. Previsto para chegar à Europa no segundo trimestre deste ano, este modelo deverá ser comercializado por 40 euros, sendo o dispositivo mais barato entre todas as linhas da fabricante.

Segundo as suas especificações, oferece um dia inteiro de tempo de autonomia para ouvir música e dez horas de tempo de conversação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.