A altura não é definitivamente a melhor para investir, pelo menos para a maioria de nós, mas não vá às vezes necessitar de substituir uma das "peças" do escritório lá de casa, o TeK mostra-lhe as ofertas mais recentes, entre desktops, portáteis, all-in-ones e demais "maquinaria" de que pode munir-se para trabalhar a partir do lar.

A Xerox e a Oki têm novos multifunções no mercado. A Phaser 6128MFP a cores da Xerox integra funcionalidades de impressão, cópia, digitalização e fax, imprimindo até 12 ppm a cores e 16 ppm a preto e branco.

O equipamento de 599 euros imprime e envia faxes simultaneamente e as suas características Run Black permitem dar continuidade à impressão a preto e branco até à substituição do toner de cor.

A Phaser 6128MFP aquece em 27 segundos e, sendo um equipamento de uma única passagem, todas as cores são aplicadas de uma só vez, o que permite uma velocidade de impressão quatro vezes superior a um equipamento de quatro passagens.

Com um painel frontal de navegação simples, este multifuncional apresenta um conjunto de características para grupos de trabalho como - digitalização em rede via FTO ou SMB, impressão segura e controlo de acesso ao equipamento.

Já a função ID Card Copy permite copiar os dois lados de um documento, no mesmo lado de uma folha e o LAN Fax possibilita o envio de faxes directamente de computadores.

A nova proposta da OKI ganha forma no MC560, um multifuncional laser/LED a cores que vai estar disponível a partir de Maio nos modelos MC560n e MC560dn, com preços de venda, respectivamente, de 826,70 euros e 926,70 euros, valores a que acresce IVA.

Como sucedia com o seu antecessor C5550 MFP, o novo modelo oferece todos os benefícios de um "4 em 1", trabalhando em cor ou a mono.

Destaque para a integração na estrutura informática existente através da interface LDAP, que permite aos utilizadores fazer "scanners" e enviá-los directamente.

Entre as capacidades do novo equipamento, a fabricante salienta ainda o toner com maior capacidade e eficácia, de modo a reduzir o custo por cópia e de utilização, e a melhoria na segurança com certificação de rede 802.1x.

Por parte da HP, surge a sugestão de uma nova gama de scanners, com modelos que poderão ser aproveitados pelo utilizador individual e por pequenos grupos. É o caso do Scanjet N6350 e do Scanjet 5000.

Criado para pequenos grupos de trabalho sem recursos de TI dedicados, o primeiro modelo tem rede integrada para múltiplos utilizadores, permitindo partilhar e enviar facilmente ficheiros digitais para o email ou para uma pasta em rede.

Com segurança opcional através de password, os utilizadores podem proteger e gerir o acesso ao scanner e a documentos na rede.

O HP Scanjet 5000 inclui funcionalidades de digitalização rápida e manuseamento de documentos, permitindo "scanear" uma ampla gama de documentos com diferentes formatos, desde materiais com as dimensões habituais a cartões-de-visita.

Inclui ainda software que ajuda os utilizadores a gerir os ficheiros digitais, converter as digitalizações em textos editáveis e criar bases de dados de contactos profissionais.

Na área dos computadores, a Acer tem novas propostas. Depois dos portáteis, a fabricante aposta agora nos desktop de baixo custo, com o Aspire Revo.

Além das dimensões reduzidas face aos PC tradicionais, a nova categoria de computadores destina-se a satisfazer os requisitos básicos do utilizador, como navegar na Internet, transferir e ver conteúdos, reproduzir vídeos e jogos ou executar os programas do Office, tal como acontece com os netbooks.

Graças a um sistema de montagem especial, é possível ligar o dispositivo ao painel posterior de qualquer LCD ou TV através de uma ligação VESA para proporcionar ao utilizador um "tudo-em-um" e aumentar a área de trabalho ou de lazer.

Ainda sem data de disponibilização e preços definidos para o mercado português, o Acer AspireRevo também se vai apresentar num pacote fornecido com um controlador de jogos com sensores de movimento 3D oferecendo várias funcionalidades.

Para além de poder ser utilizado como dispositivo indicador ("air mouse") ou como controlo remoto para o centro multimédia, o controlador pode transformar-se em três diferentes cenários de jogos, desde volante para aviões/carros de corrida, raqueta de ténis/taco de basebol ou arma com gatilho incorporado.

Quem já "desistiu" de vez dos desktop tem também por parte da Acer propostas para a mobilidade, que chegarão em breve ao mercado português, com a nova série Aspire Timeline.

Concebida especificamente para um desempenho eficiente em termos de energia, a nova série tem processadores de muito baixa tensão e tecnologias economizadoras.

O objectivo foi criar uma série de computadores portáteis mais eficientes e capazes de reduzir ao mínimo o consumo de energia, de forma a oferecer ao utilizador o máximo de tempo de autonomia, sem peso acrescido, salienta a fabricante.

Os Aspire Timeline vêm equipados com a tecla Acer Smart Power, que prolonga o tempo da bateria através de definições avançadas, proporcionando pelo menos oito horas de autonomia.

Em termos de design, a nova série apresenta uma espessura mínima de 24 mm para um peso que varia entre os 1,6 kg para o modelo de 13,3 polegadas e de 2,4 kg para o modelo de 15,6 polegadas.

Terminamos com um equipamento para os "amantes" da projecção, que têm agora ao seu dispor uma máquina que fala. A proposta é da Toshiba e materializa-se no novo WX200, um modelo equipado com um guia de voz que avisa quando detecta um erro de utilização, reduzindo o recurso à leitura dos tradicionais manuais de utilização.

Com um preço recomendado de 1375 euros (IVA não incluído), oferecendo uma garantia de três anos, o WX200 dá a saber em alta-voz sempre que for necessário mudar o filtro de ar ou quando um cabo está mal ligado.

Relativamente às características técnicas, a resolução é WXGA de 1.280x800, enquanto o brilho se situa nos 2.200 ANSI-lumens. O contraste é de 600:1.

Nota de redacção: O artigo foi actualizado com os preços dos equipamentos multifunções da OKI.

Nota de redacção: A notícia foi corrigida no preço do projector Toshiba WX 200.