É o que acontece quando as marcas têm uma gama de produtos muito vasta: ao apresentarem as novidades são lançadas logo uma chuva de dezenas de novos equipamentos. A mostra que a Samsung tem montada desde quarta-feira no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa, é o melhor exemplo.

Frigoríficos e aparelhos de Ar Condicionado a computadores, smartphones e televisores enchem a tenda orgânica, onde a empresa reforça o seu compromisso com metas "verdes", materializado na iniciativa Planet First, onde investiu 645 milhões de euros.

A mostra é impressionante em número de produtos e também por algumas das novidades apresentadas, que decidimos resumir neste artigo, excluindo os produtos das linhas de electrodomésticos.

Começamos pelos smartphones e Tablets que estão no top das referências à Samsung no TeK. Neste caso as novidades já tinham sido vistas em Barcelona, onde dominou o alargamento da família Galaxy a quatro novos modelos: Ace, Fit, Gio e Mini, a que se junta - ainda no primeiro semestre - o Galaxy S II.

[caption]Galaxy [/caption]

Os novos Galaxy pretendem oferecer dentro da linha de smartphones uma maior diversidade e possibilidade de escolha aos utilizadores. O ACE foi pensado para os jovens profissionais trendy e tem um ecrã de 3,5 polegadas numa dimensão compacta mas que não compromete a funcionalidade e a produtividade, reforçada com o visualizador de documentos ThinkFree.

O Galaxy Fit não tem uma performance tão rápida mas garante a ligação "social". O ecrã é QVGA de 3,31 polegadas, ganhando mesmo assim face ao Galaxy Mini, com apenas 3,15 polegadas de ecrã num smartphone que quer conquistar o segmento mais jovem num bom equilíbrio funcionalidade/preço.

Falta só referir o Galaxy Gio, onde a robustez se aproxima dos modelos de topo de gama de smartphones da marca, com quem partilha também alguns aspectos de design.

[caption]Galaxy [/caption]

No vídeo abaixo pode conhecer melhor os novos modelos e as diferenças entre eles.

Em termos de serviços o Galaxy S II inclui acesso a quatro novos hubs de conteúdos e entretenimento que dão acesso a música, jogos, eBooks e serviços de redes sociais. Conte ainda com uma câmara fotográfica de 8 MPixels e a ligação fácil das imagens e vídeos através da tecnologia AllShare.

Ainda na área da mobilidade, não podíamos deixar de falar (outra vez) no Galaxy Tab de 10 polegadas, que alarga o espaço disponível para "experimentar-tocar" que o anterior tablet da marca oferecia e tira a teima de que a Samsung não queria fazer um equipamento do mesmo tamanho do iPad.

Os detalhes do novo Tab já foram por demais referidos no TeK, como o processador Dual Core a 1 GHz e a câmara traseira de 8 megapixeis com focagem automática.

[caption]galaxy tab[/caption]

Os sistemas de informação marcam também presença nesta mostra da Samsung, com computadores, impressoras e dispositivos de imagem digital, áreas onde a empresa tem vindo a reforçar a aposta em Portugal para ganhar quota de mercado.

Na lista dos novos produtos está o Notebook Series 9, que conta com um chassi em duraluminio que garante resistência sem aumentar o peso. O ecrã tem uma qualidade de imagem suportada por tecnologia SuperBright Plus com 16 milhões de cores e brilho de 400nit.

À semelhança do que já tinha feito com a anterior linha de netbooks, a Samsung não descurou o design e este novo modelo apresenta um aspecto aerodinâmico. Mas o melhor é a aplicação da tecnologia Fast Start, que combinada com o recurso a uma unidade SSD, permite que o notebook arranque em apenas 12 segundos, 60% mais depressa do que com uma unidade de disco rígido.

[caption]notebook samsung series 9[/caption]

Das novidades constam também o Samsung Central Station, um pequeno hub que simplifica a ligação entre os vários dispositivos que é acompanhado por um monitor de 23 ou 27 polegadas que podem funcionar como segundo ecrã para quem usa computadores portáteis. A Samsung lançou ainda vários monitores e projectores, entre os quais os ecrãs da série 7 e 9 que suportam imagens 3D e permitem a conversão em tempo real de imagens 2D para tridimensionais.

O 3D é também uma constante na área de Televisão, onde a Samsung apresenta novos óculos activos 3D mais leves e com a possibilidade de incluir lentes graduadas, que devem ser pedidas de acordo com as necessidades dos utilizadores. Assim já não é necessário sobrepor dois pares de óculos, que se tornam incómodos na visualização de imagens 3D.

[caption]óculos 3D[/caption]

Nos televisores a Samsung conseguiu voltar a reduzir a espessura dos ecrãs, e também a moldura que enquadra os dispositivos. Os novos LED D800o e D7000 têm uma moldura de apenas 0,2 polegadas em metal polido, que passa quase despercebida e integram as novas tecnologias de configuração de imagens 3D e ligação Wi-Fi (no caso do modelo D8000).

[caption]LED D8000[/caption]

Para o fim deixámos as câmaras fotográficas digitais, onde a Samsung volta a apresentar variedade e qualidade, em modelos para diferentes exigências dos fotógrafos.

A NX11 é a mais recente desta linha que ainda estará disponível em Março e inclui no pacote uma objectiva i-Function de 18-55 mm e uma Pancake de 20 mm, assim como uma objectiva de 20-50 mm de cor prateada que garantem variedade de escolha.

Entre os modelos compactos as novidades centram-se na SH100, que aposta na conectividade com a integração de Wi-Fi para controle remoto da captura de imagem através de um smartphone. Esta ligação serve também para partilha rápida das fotos com outros dispositivos sem necessidade de troca de cartões de memória, recurso a Bluetooth ou DNLA. Está também disponível o upload directo para o YouTube das fotos e vídeos, assim como uma opção para cópias de segurança para o computador pessoal.

[caption]SH100[/caption]

De fora desta montra ficam ainda muitos produtos apresentados esta semana pela Samsung, mas a chuva de novidades já ameaçava tornar-se um dilúvio...