As fabricantes de impressoras e equipamentos com capacidades de impressão continuam a dinamizar o mercado, apurando tecnologias e tentando, paralelamente, oferecer preços mais em conta para os consumidores.

Com funções aumentadas ou dedicados em exclusivo à impressão "fotograficamente específica", mostramos-lhe algumas das últimas novidades disponibilizadas no mercado português.

Canon

A linha de impressoras compactas de impressão directa da Canon ganhou um modelo que promete falar com o utilizador durante o processo de impressão.

[caption]Selphy ES40[/caption]

Segundo a fabricante, o suporte de voz foi adicionado para ajudar os utilizadores no processo de "impressão criativa", contando com instruções como "seleccione uma cor" ou "seleccione a área a imprimir".

A orientação de voz nesta máquina de 199 euros serve também para ultrapassar problemas de impressão comuns - como informar o utilizador quando o tinteiro ou o papel necessitam de ser substituídos.

A Selphy ES40 inclui um ecrã LCD de 3,5 polegadas e uma resolução de 230K pontos. Depois de ligada, arranca em oito segundos e a presença de dois processadores de imagem de alta velocidade possibilitam a produção de impressões de tamanho "P" em 55 segundos e "L" em 47 segundos, garante a Canon.

[caption]Selphy ES40[/caption]

No modo de Impressão Criativa é possível usar 12 templates para criar calendários a cores, adicionar selos, balões de fala ou clip arts ou enquadrar as imagens em molduras artísticas. Além disso, as fotos podem ser combinadas com seis layouts.

Epson

Também a Epson aumentou recentemente a sua linha de "multifunções fotográficos, com o lançamento de vários modelos.

O Stylus Photo PX710W está entre as últimas novidades, tendo nas ligações Wi-Fi e Ethernet um dos seus principais destaques.

Com 150 mm de altura, o PX710W imprime fotografias 10x15 em cerca de 10 segundos. As ligações a redes sem fios e Ethernet integrados permitem partilhar a impressão e a digitalização, seleccionar automaticamente os tabuleiros de papel A4 e fotográfico.

[caption]PX710W[/caption]

O PX710W também está preparada para imprimir directamente em CDs e DVDs adequados.

As funções adicionais disponíveis neste multifunções fotográfico incluem a visualização e impressão das fotos directamente a partir de um cartão de memória, através do visor táctil LCD de 6,3 cm, a impressão directa a partir de câmaras digitais compatíveis com PictBridge e software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para digitalização de texto.

Os 199,99 euros que se pagam pelo equipamento incluem uma embalagem de papel fotográfico Epson.

Na mesma linha, a fabricante apresenta o Stylus Photo PX810FW, um "4 em 1" igualmente Wi-Fi, equipado com função fax, impressão fotográfica, digitalização e cópia de alta definição.

Além do ecrã táctil de 19,8 cm, destaque para as funções de economia de papel, com a impressão frente e verso através da unidade duplex incluída. O alimentador automático de folhas oferece digitalização, cópia e fax de documentos com múltiplas páginas.

Junte-se a capacidade para imprimir directamente em CDs e DVDs adequados e o tabuleiro de selecção automática de papel dos tamanhos A4 e fotográfico.

[caption]Stylus Photo PX810FW[/caption]

Tal como no PX710W, este modelo inclui como funções adicionais a visualização, edição e impressão das fotos directamente a partir de um cartão de memória, através do painel táctil, impressão directamente a partir de câmaras compatíveis com PictBridge e software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para digitalização de texto.

Com a compra está igualmente incluída uma embalagem de papel fotográfico Epson, que permite aos utilizadores imprimirem nos formatos 10 x 15 cm, 13 x 18 cm e A4.

HP

Pelas mãos da HP chega a Photosmart A646 Compact Printer, uma impressora que não necessita de ligação ao PC para a visualização, edição e personalização de fotografias. Para assegurar tal funcionalidade, o equipamento associa um menu, incorporado no painel de controlo HP Touchsmart da impressora, a um ecrã.

Através do painel de controlo, os utilizadores podem legendar as fotografias, graças ao teclado virtual visível no ecrã ou ao estilete de escrita, e fazer apresentações em casa ou em viagem.

[caption]Photosmart A646[/caption]

Com um preço de venda estimado 159 euros, a Photosmart A646 disponibiliza mais de 300 elementos criativos para personalização de imagens, incluindo molduras, clipart, páginas para álbuns e legendas. A impressão pode ser feita em diferentes formatos, com ou sem margens.

Existem ainda 30 opções de edição e melhoramento disponíveis a partir da HP Design Gallery, tais como ferramentas para remover os olhos vermelhos, "emagrecer", reparar as imperfeições ou para aplicar tons sépia, que permitem "arranjar" as fotografias.

A nova impressora da HP permite imprimir fotografias a partir de um telemóvel Bluetooth com funções para tal. Os utilizadores podem ainda imprimir directamente de um cartão de memória, câmaras com suporte para a tecnologia PictBridge ou pens USB.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.