Os preparativos para a CES 2010 já estão a acelerar para a abertura ao público marcada para quinta-feira, dia 7 de Janeiro, como habitualmente na cidade de Las Vegas.

Da organização aos expositores, passando pelos visitantes profissionais, todo o tempo é já curto para organizar uma agenda onde os eventos e apresentações se multiplicam, para além da própria visita à feira, sempre cheia de luz e som, como convém a este género de acontecimentos.

O site da CES tem vindo a ser artilhado para responde à procura de informação e este ano tem mais elementos multimédia e ferramentas para que ninguém perca a sanidade mental entre tanta actividade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para completar, a presença nas redes sociais e um blog - pouco actualizado - completam o leque de informação para expositores, visitantes e imprensa, a que mesmo quem não consegue deslocar-se a Las Vegas pode aceder para "tomar o pulso" do que se vai passando na maior feira de electrónica de consumo do mundo.

Este ano a feira conta com um número recorde de expositores, mais de 2.500, dos quais 330 se estreiam em Las Vegas e por isso é de esperar que as novidades se multipliquem também, embora haja sempre algumas mais "quentes" que captam o interesse geral. São esperados mais de 110 mil visitantes de 140 países, que se deslocam à exposição para ver os mais de 20 mil novos produtos ali apresentados.

Estão ainda previstas mais de 250 conferências com cerca 800 oradores, que vão abordar os diferentes tópicos importantes para a indústria. As presenças de alguns dos nomes mais sonantes do sector estão garantidas, com Steve Ballmer da Microsoft, Paul Otellini da Intel e Olli-Pekka Kallasvuo da Nokia a liderar o cartaz.

Como é habitual, os grandes fabricantes guardam algum segredo sobre os produtos guardados para a CES, mas já começam a surgir rumores de lançamentos da Google e de outras marcas que devem animar os dias - e as noites - da cidade onde tudo se joga. Até porque os eventos para jornalistas começam já amanhã...

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Lenovo é uma das empresas que se adiantou à data de início da feira e já está a anunciar novos notebooks ThinkPad e um ultraportátil por um preço abaixo dos 500 dólares, o primeiro portátil profissional da empresa a "descer tão baixo". O ThinkPad X100e tem um processador AMD Athlon Neo e um ecrã de 11,6 polegadas, trazendo pré-instalado o Windows 7 Professional.

Num formato misto - entre notebook e smartphone, a Freescale está também a lançar a segunda geração do seu Smartbook, em várias cores. Com um ecrã de toque de 7 polegadas, estes equipamentos estabelecem um compromisso entre quem quer navegar na web ou ver conteúdos multimédia, dispensando o teclado.

[caption]Freescale[/caption]
Ganha naturalmente aos telemóveis em espaço de visualização com o ecrã maior, mas também aos notebooks, ocupando cerca de um terço do tamanho e do volume de alguns modelos.

Com um processador ARM o tablet da Freescale foi desenhado para ser ligado instantaneamente e deverá garantir um tempo de vida para a bateria de um dia, sendo o preço previsto de 200 dólares. Os modelos que vão ser demonstrados na CES terão sistemas operativos Linux e Android, mas a chegada às lojas só está prevista para o Verão deste ano.

Prometido já há alguns meses mas com revelação agendada só para dia 7, um novo leitor de eBooks da Plastic Logic é o primeiro desenhado para utilizadores profissionais. O QUE proReader suporta formatos de documentos de aplicações de produtividade como o Acrobat da Adobe, Word, PowerPoint e Excel, para além do acesso a conteúdos como jornais, revistas e livros electrónicos.

[caption]que[/caption]

Entre os produtos que marcam presença na CES contam-se também alguns que já foram homenageados pela associação face à sua inovação e design, como o Pocket Radar, que garante ser o único detector de velocidade de bolso, que foi galardoado com um prémio de engenharia.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mas estes são ainda os "aperitivos" para os produtos de electrónica de consumo que vão ser revelados nos próximos dias para encher as lojas durante o ano todo, pelo que certamente voltaremos ao tema...