Está em marcha mais um Mobile World Congress. Nesta edição 2010 estarão presentes 1.300 empresas e espera-se que o número de visitantes se aproxime ou ultrapasse o do ano passado, que se fixou nos 47 mil, oriundos de 182 países. Mesmo com ausências de peso no certame como a da Nokia, afinal o espaço de exposição cresceu e os fabricantes de aplicações foram chamados para o centro da ribalta.



Um dos maiores eventos mundiais das comunicações móveis, o MWC é também o palco habitual de muitos lançamentos e apresentações de produtos ou tecnologias. O evento abriu portas hoje e decorre até ao próximo dia 18, mas já começaram a ser divulgadas as primeiras novidades. Hoje tomamos o pulso aos lançamentos que marcaram o arranque da feira - ou que acontecerem antes mesmo desta abrir portas - dando especial atenção aos novos gadgets.



A Samsung quis assegurar protagonismo para o seu primeiro smartphone com sistema operativo próprio e foi uma das primeiras marcas a dar a conhecer a sua principal novidade no certame. O Wave S8500 estreia o bada, o sistema operativo que a empresa tem vindo a desenvolver nos últimos tempos e que ao longo deste ano suportará mais cinco a sete novos equipamentos da marca.



É - como seria de esperar - um equipamento de ecrã táctil Amoled (Active-matrix organic light-emitting diode), de alta resolução e com 3,3 polegadas de ecrã. Dispõe de uma câmara de 5 megapixéis e 2 GB de memória. A interface de utilizador já era usada pela Samsung, designa-se por TouchWiz, e segue para o novo modelo.

[caption]Samsung Wave[/caption]

O Wave começa a ser comercializado em Abril - detalhes relativamente ao preço ainda não existem - e será suportado pela loja de aplicações que a empresa lançou no ano passado e que durante este ano chegará a 50 países.

[caption]Samsung Halo[/caption]

Já hoje a empresa apresentou um novo Android (2.1) com 3,7 polegadas de um ecrã com tecnologia Amoled. A câmara é de 8 megapixéis e a conectividade assegurada por Bluetooth, Wifi, GPS. O TouchWiz também lá está, o bada não.

A memória interna ascende a 16 GB, destaca a empresa, que aponta o lançamento europeu deste Halo i8520 para o terceiro trimestre do ano.

Mas a funcionalidade mais interessante do equipamento é mesmo a funcionalidade - suportada numa interface própria - que permite transformar o telefone num projector de vídeo.

Mais detalhes serão revelados pela empresa esta tarde na apresentação oficial do produto, onde será complementada a informação já disponível e divulgada pela imprensa internacional.





A Sony Ericsson também antecipou o arranque do certame para apresentar três novos smartphones, dois suportados na plataforma Android (versão 1.6) e um deles com sistema Symbian.

[caption]X10 mini Pro[/caption]

O Xperia X10 mini e X10 mini Pro são uma espécie de versões compactas do X10, o primeiro dispositivo da fabricante com Android apresentado em Novembro e prestes a chegar ao mercado.

Os dois equipamentos partilham um ecrã de 2,55 polegadas, a câmara de 5 megapixéis e o processador de 600MHz.

Diferenças? São poucas. O Pro (na foto) é ligeiramente maior e tem um teclado QWERTY em slide, o Mini maior oferta de cores.

Juntam-se aos dois modelos o Vivaz Pro, que terá como uma das principais características o vídeo de alta definição, a partir de um ecrã de 3,2 polegadas, que esconde um teclado QWERTY deslizante. A câmara desta evolução do Vivaz original da marca é de 5,1 megapixéis (menos ambiciosa que a da versão original) e a memória (75 MB) reforçada com o cartão microSD de 8 GB incluído. Suporta HSPA, Wifi, A-GPS e Bluetooth.

[caption]Vivaz Pro[/caption]

Todos os três modelos começarão a ser vendidos apenas a partir do segundo trimestre.


[caption]Motorola[/caption]
A Motorola é mais uma fabricante em Barcelona à procura de cinco minutos de fama e um dos caminhos escolhidos para o conseguir foi mostrar um novo equipamento com Android que se junta à sua família de smartphones. O Quench (designação escolhida para os mercados fora dos Estados Unidos) é o oitavo dispositivo da marca com Android e conta com uma câmara de 5 megapixéis, ecrã táctil de alta resolução e câmara com flash LED e autofocus.



O teclado é apenas virtual e entre as várias aplicações disponíveis está o Adobe Flash Lite, principais características detalhadas pela marca que promete mais pormenores para breve. Nos Estados Unidos o equipamento será lançado já no próximo mês, para a Europa não foi revelada uma data.
Esta tarde também a Microsoft apresentou detalhes sobre a nova versão do seu sistema operativo para telemóveis, o Windows Mobile 7, que foi rebaptizado de Windows Phone 7 Series.


Com uma nova interface, mais “limpa”, mais intuitiva (a fazer lembrar o Zune HD) e animada com mosaicos vivos de actualização dinâmica, que mostram conteúdos em tempo real, a nova versão do sistema operativo facilita o acesso a conteúdos do Zune e da Xbox, bem como a conteúdos relacionados com seis categorias diferentes, que no fundo correspondem às funcionalidades que em regra são mais usadas.

[caption]Windows Phone[/caption]

O esforço para assegurar uma relação mais próxima com os fabricantes e um fio condutor que permita identificar os dispositivos com sistema operativo Windows, adiantado pelo TeK numa primeira versão da montra com base em informação da imprensa internacional, também se confirmou.



Sabe-se agora que os equipamentos que usem o novo Windows Phone 7 terão uma câmara com resolução mínima de 5 megapixéis e flash na traseira do equipamento, ecrã de alta resolução sensível ao toque e três teclas na parte frontal que facilitam algumas operações essenciais: acesso ao menu inicial, pesquisa e retroceder. Teclado QWERTY físico é opcional, relata a Associated Press.



Os primeiros telefones a mostrar a evolução do sistema operativo da Microsoft para o segmento chegam às lojas mais para o final do ano.



O Wall Street Journal também escrevia este fim de semana que a Microsoft está a trabalhar num equipamento móvel próprio que visará um público jovem, mas assegura que este dispositivo - que alegadamente tem o nome de código Pink - não será apresentado em Barcelona.



Nota de Redacção: A montra foi actualizada com detalhes relativos ao lançamento da nova versão do sistema operativo para telemóveis da Microsoft.