São pequenos e leves, quase nem dá por eles no bolso. Mas não é por isso que os irá perder, antes pelo contrário: os localizadores Bluetooth servem precisamente para o contrário, para ajudar a localizar objetos valiosos como o seu smartphone ou chaves de casa, por exemplo.

Como o próprio nome indica, estes minúsculos gadgets podem ser emparelhados com o smartphone iOS ou Android para, com a ajuda de uma app móvel, regra-geral, conseguirmos encontrar de imediato o objeto que está associado de momento ao localizador.

Com mais ou menos alcance, este item permite que utilizemos o smartphone (com a referida app) para verificarmos a que distância estamos do objeto a que prendemos o localizador. Podemos fazer scan e fazer com que o equipamento emita um sinal sonoro capaz de denunciar a posição do objeto. E este pode ser o smartphone, a carteira, as chaves do carro, o que quiser.

Da mesma forma, a app mostra-nos quais as localizações mais recentes do localizador (e do objeto a monitorizar, consequentemente) e, em alguns casos, o processo pode ser invertido. Ou seja, pressionar um botão no localizador pode fazer com que o smartphone toque, para efeitos de localização, também.

Mas não são só objetos que podemos localizar com estes dispositivos eletrónicos Bluetooth. É igualmente útil podermos colocá-los na coleira de uma animal de estimação ou até numa pulseira que o seu filho possa usar.

O sistema de localização funciona nestes casos da mesma forma, à partida, sendo que será emitida uma notificação sempre que o destinatário do dispositivo abandone um determinado espaço predefinido.

São muitas as utilizações que podemos dar aos pequenos localizadores Bluetooth. Espreite a galeria acima e fique a conhecer meia-dúzia deles que funcionam de modo bastante eficaz.