Apesar de já ter sido inventado há alguns anos, o desenho básico de um rato continua a ser o mesmo, o que apenas prova a longevidade do conceito. A evolução tecnológica influenciou principalmente as características técnicas e mecânicas do rato, da bola rotativa ao laser e das ligações por cabos às ligações por infravermelhos e Bluetooth.



Independentemente do tipo de rato que se possui, a verdade é que este é uma presença constante no dia-a-dia de quem lida com computadores, sendo a sua ergonomia e a sua correcta utilização um factor de grande impacto na saúde e capacidade de trabalho dos utilizadores. Doenças profissionais como o Síndrome de Túnel Cárpico, estão eminentemente relacionadas com a utilização de teclados e ratos mal desenhados ou mal utilizados. A questão da ergonomia de um rato não é, aparentemente, uma das preocupações da maior parte dos fabricantes mais preocupados, por vezes, com questões estéticas e de estilo.



Outra questão que surge na utilização diária de um rato, principalmente no escritório ou em qualquer local de trabalho, é a higiene. Devido ao facto de serem manipulados pelas mãos, durante longos períodos de tempo, os ratos são verdadeiros aglomerados de bactérias e devem ser limpos periodicamente, preferencialmente com álcool, ou, dependendo da sensibilidade dos acabamentos, numa solução de álcool e água.



Postos de parte os cuidados a ter, fica apenas a questão da adequação das características técnicas de um rato às funções que vai cumprir. Deixamos aqui uma pequena selecção de alguns ratos, com características e preços distintos.



Microsoft Wireless Notebook Presenter Mouse 8000



O rato da Microsoft é um escritório sobre rodas, um faz-tudo de secretária. Para além das funções de rato sem fios, por Bluetooth, em 2,4GHz, este rato é ainda um ponteiro laser e um controlador multimédia e de apresentações. Dado ser um dispositivo pensado para portáteis, é ligeiramente mais pequeno que um rato tradicional, pelo que poderá não ser indicado para todo o tipo de mãos.



O Presenter Mouse 8000 é ideal para utilizadores de 'estrada', que tenham de realizar frequentemente apresentações, graças às suas funções de controlo de Powerpoint, até 10 metros do computador e de apontador laser. Este rato inclui ainda botões dedicados de lupa, para realçar qualquer pormenor do ecrã e 5 botões dedicados e personalizáveis para controlo de funções multimédia e quaisquer outras aplicações.



O Microsoft Wireless Notebook Presenter Mouse 8000 funciona através de pilhas e é fornecido com um bolsa de transporte. O preço deste rato é equivalente à sua funcionalidade, cerca de 98 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448030.gif

Logitech G5 Laser Mouse



Um dos maiores dinamizadores recentes da tecnologia por detrás dos ratos de alta performance é o mercado de jogos. De forma a satisfazer os requisitos de precisão e ergonomia dos jogadores mais ávidos, os fabricantes foram obrigados a elevar ainda mais a fasquia nestes campos. Um exemplo disso é o rato G5 da Logitech, que encontra facilmente lugar para além do universo dos jogos, nas mãos de utilizadores particularmente exigentes com questões como a ergonomia. Para tornar o movimento do seu rato o mais natural possível, a Logitech inclui um sistema de contrapesos para controlo da inércia. Os contrapesos são ajustáveis, podendo o utilizador acrescentar ou diminuir o peso em pontos chave do rato. O sistema pode parecer ligeiramente supérfluo, mas torna a utilização do dispositivo bastante mais agradável, principalmente em uso prolongado.



Para além da ergonomia o G5 possui outras características técnicas notáveis, incluindo um sensor laser com sensibilidade até 2000 dpi e quatro teclas personalizáveis, para além de scroll wheel.



Tendo em conta as funções que disponibiliza e o facto de possuir uma ligação por cabo USB, o G5 é um dos ratos mais caros da amostra, a cerca de 85 euros. O preço pode, todavia, ser justificado por alguns utilizadores, por questões de ergonomia.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448031.gif

Razer Krait



A Razer é uma das empresas veteranas e mais reconhecidas de ratos e outros acessórios para jogadores. O Krait é um modelo de entrada de gama, mas não deixa de ser um rato extremamente bem desenhado e com uma ergonomia cuidada, para além de beneficiar da tecnologia da Razer.



O rato ajusta-se perfeitamente à mão, possuindo um tamanho e um volume razoável, podendo ser utilizado durante longos períodos de tempo, sem qualquer tipo de desconforto. O sensor laser possui uma sensibilidade de 1600 dpi e o rato possui uma scroll wheel e dois botões sobredimensionados, funcionando através de cabo USB.



O Razer Krait tem um preço de venda ao público de cerca de 40 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448032.gif

Apple Mighty Mouse

O Mighty Mouse é o rato da Apple, mas não é só para Macs. Este rato de desktop não possui botões mecânicos independentes, apesar de ter até quatro botões sensíveis ao toque disponíveis no chassis superior e lateralmente, para além de uma bola de scroll, permitindo movimento em 360 graus.



Em Mac OS X, os botões são inteiramente personalizáveis, podendo ser utilizados para lançar aplicações e aceder a funções do sistema operativo. O Mighty Mouse pode ainda ser utilizado em computadores Windows, apesar de perder parte da funcionalidade da bola de scroll, agindo esta como uma simples roda.



O rato da Apple existe em variantes com fios, com sensor óptico, por 49 euros e com ligação sem fios por Bluetooth, com sensor laser, por 69 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/448033.gif

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.