O Copilot é o modelo de inteligência artificial da Microsoft, atualmente disponível nos computadores, smartphones ou browser Edge. É prático para esclarecer dúvidas e na ajuda em projetos, mas este é cada vez mais poderoso, tendo a capacidade de memorizar as interações que tem com a IA

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Desta forma pode aceder a informações que guardou sobre si, permitindo regressar a tópicos e desenvolvê-los. Mas pode haver momentos em que se calhar sente que não deveria ter abordado certos assuntos e que preferia que a máquina esquecesse, sobretudo quando os dados são pessoais.

Felizmente é possível agora ter maior controlo sobre a sua privacidade, bastando alguns comandos de configuração para, literalmente, apagar a memória do chatbot. A Microsoft diz que utiliza a personalização para oferecer uma experiência mais ajustada a cada utilizador, mas agora pode desligar essa funcionalidade, assim como controlar aquilo que o Copilot sabe sobre si.

Da mesma forma que a Microsoft diz utilizar essa personalização para treinar o Copilot, para que este seja eficiente tanto para o utilizador, como outros. Mas mais uma vez, o utilizador pode fazer o opt out dessa personalização quando quiser. O Copilot mantém o histórico da conversação por 18 meses, mas pode apagar tópicos individuais ou a totalidade dos assuntos, sempre que desejar. 

Veja na galeria como personalizar a privacidade do Copilot

1 - Entre no Copilot, com a conta autenticada. 

2 - Para saber aquilo que o Copilot se lembra, pergunte “O que sabe sobre mim?” Se tiver a memória desligada, nenhuma informação pessoal é guardada, ficando apenas o conteúdo do chat corrente. 

3 - Pegando no exemplo, pode simplesmente pedir que esqueça um dos tópicos. Neste caso, sabendo que está a conversar a partir de Lisboa, podemos pedir para que apague da memória. Por exemplo “Esqueça que sou de Lisboa”. A resposta do Copilot está à altura, afirmando que agora não sabe de onde é, mas deixa a dica que anteriormente (nesta conversa) tinha dito de onde era. A partir daqui ele não considera o local. 

4 - Pode também adicionar itens específicos à memória, pedir-lhe para se lembrar de determinado assunto, por exemplo “Lembra-te que gosto de ver filmes e de cozinhar”. A partir daqui o Copilot pode dar sugestões relacionados. Ao perguntar “Quais são os meus hobbies, o sistema vai listar o que gosta. 

5 - No final da conversa, adicionando ou apagando as memórias do Copilot, pode voltar a perguntar o que sabe de nós e obter a respetiva informação. 

O How To TeK é a rubrica do TEK Notícias que pretende ajudar todos os utilizadores em tarefas simples (mas que parecem complexas) na utilização de computadores e telemóveis. Se tiver sugestões de truques que quer ver esclarecidos envie um email para geral@tek.sapo.pt.

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.