Há várias empresas internacionais que disponibilizam serviços de hosting para os cibernautas portugueses. A Amen e a Arsys são talvez dos nomes mais sonantes, mas não os únicos. No entanto, há projectos "made in Portugal" que asseguram ao cliente espaço de sobra de alojamento para o site ou a loja virtual, serviços como a criação de caixas de correio electrónico ou a disponibilização de assistentes para a criação do site e uma política de assistência técnica capaz de resolver os problemas mais críticos em apenas alguns minutos.

O espaço de armazenamento e a largura de banda de acesso ao site são dois critérios que deve ter em consideração quando estiver a escolher a oferta. Estes elementos são especialmente importantes caso o leitor tenha um site com muitas imagens e com muitos visitantes - como acontece com uma loja online.

Além disso, deve avaliar a capacidade de registo de domínio - caso ainda não o tenha feito - e os serviços automáticos de criação de cópias de segurança, essenciais para garantir a salvaguarda da informação que está publicada online. Procure ainda elementos como opções de várias contas de e-mail e, caso queira construir o seu site junto do hoster, veja a oferta que este tem para criação de páginas. Avalie os assistentes de criação - dê atenção à facilidade de criação de páginas - e os modelos (templates) de cada um, porque os olhos também comem.

Deixamos para último a questão da assistência técnica - e é de propósito. Se a sua actividade profissional depender do seu site, este critério deve ser o primeiro a ser considerado. Imagine o que representa em termos de custo (ou receitas perdidas) ver a sua loja virtual offline durante um dia inteiro… Certifique-se de que a empresa de hosting oferece redundância de servidores (caso um servidor falhe, um segundo irá assegurar que a loja ou o site continua na maior das redes) e assistência 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.

Deixamos-lhe a sugestão de consulta a algumas das principais ofertas nacionais, para que possa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

O Hosting Portugal oferece uma oferta alargada de pacotes especialmente concebidos para diferentes necessidades de utilização e de hosting. Os preços vão desde os 4,99 euros (sem IVA) e o hoster oferece a funcionalidade de website builder, que garante a possibilidade de criação de sites em flash e a escolha de um modelo entre 860 templates para conferir ao seu site um look muito próprio.

A empresa dispõe ainda de um serviço de registo de domínios (.pt, .com.pt; .com; .net e .org, entre outros) e de um motor de busca que permite saber se o domínio pretendido já está a ser utilizado.

[caption]hostingportugal[/caption]

Também a WebTuga apresenta uma oferta que se caracteriza pela complementaridade de serviços. O alojamento de sites, registo de domínios, revenda de alojamento, servidores privados e servidores dedicados, marketing online, soluções para lojas eCommerce e rádios são algumas das propostas da empresa nacional. O alojamento está disponível por um valor que começa nos 18 euros por ano e o registo de domínio pode ser contratado por 9,9 euros - também valor anual.

Esta empresa assegura ainda serviços de construção de websites. Neste caso, foca-se em sites empresariais e em lojas virtuais. O principal motor utilizado é o Joomla - uma plataforma open source especializada em gestão de conteúdo.

[caption]webtuga[/caption]

Outra proposta "made in Portugal" é a WebHostPT.com. Esta empresa dispõe de seis pacotes pensados para diferentes naturezas de cliente. A oferta mais básica chama-se Start e custa 1,95 euros por mês. O pacote mais avançado chama-se Diamante e inclui 5GB de espaço em disco. Se quiser optar por esta proposta, terá de gastar 8,95 euros por mês.

Todos os planos contam com número ilimitado de subdomínios, com contas de e-mail POP3 ilimitadas, suporte 24/7 e cópias de segurança do site. Tal como acontece com os outros serviços mencionados, também a WebHostPT.com disponibiliza um serviço de registo de domínio nos modelos mais usados (.pt; .com; .net; .org; .info, entre outros) e garante ao cliente opções de webdesign, caso este queria deixar o desenho do site a cargo da WebHostPT.com.

[caption]webhost[/caption]

Mas as ofertas de serviços de hosting nacionais não se ficam por aqui. A Weboeste.com é uma opção que cobre o espectro de ofertas já mencionadas. Oferece serviços de alojamento de sites, de registo de domínios e de criação de sites através da adaptação de templates às necessidades do cliente.

A destacar os pacotes específicos para criação de lojas virtuais, os serviços de gestão de servidores para terceiros e a opção de rádio ShoutCast - para quem quer criar uma rádio online.

[caption]weboeste[/caption]

Pode ainda encontrar ofertas concorrentes em sites como o Lusodigital.com, que oferece o registo do domínio na compra de um dos pacotes de alojamento.

[caption]lusodigital[/caption]

Dê uma vista de olhos atenta nas ofertas do Webhost (serviço de alojamento partilhado na nuvem), do Hosting-PT.com, Host PT, SPVHosting, MyWeb, Acinet e Lazymedia.

Todos eles baseiam a sua oferta em serviços de hosting, criação de sites e registo de domínio, e assistência. Os valores contratuais variam, claro está, mas entre estas empresas nacionais vai encontrar o serviço que irá alojar o seu site. E não foi preciso recorrer a ofertas estrangeiras…