Directamente do frio dos países nórdicos, o Opera foi ganhando espaço no concorrido mercado de navegadores Internet onde as alternativas ao Internet Explorer muitas vezes não conseguem vingar de forma sustentável, caindo no esquecimento ou mantendo taxas de utilização muito residuais.

A aposta em características inovadoras e a capacidade de suporte a múltiplas plataformas, com destaque para os telemóveis onde foi reconhecido como o melhor browser durante muito tempo, estão na base do sucesso do Opera, que lhe permite figurar no Top 5 dos browsers mais utilizados.

Antecipando-se ao lançamento do novo Firefox, marcado para amanhã, a empresa norueguesa apresentou na semana passada o Opera 9.5 que marca a primeira grande revisão do código-base em favor de uma nova plataforma e novas funcionalidades. A nova versão está disponível para download em 30 línguas, entre as quais o português, com suporte para Linux, Mac e PC.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451840.gif

Entre as novidades contam-se a área de Open Link, que garante uma sincronização mais rápida e fácil da informação de bookmarks, Speed dial e de notas do browser entre o software de PC e o do telemóvel, bastando um log in para aceder a estes dados a partir de qualquer equipamento. Uma demonstração está disponível neste link.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451842.gif

A velocidade de navegação faz também parte dos compromissos da Opera, que quer estar à frente neste indicador. Com a nova plataforma a empresa suplicou a velocidade de apresentação de código HTML e JavaScript em relação à versão 9.2 e reclama agora o título de browser mais rápido do mundo com suporte standards Web.

A experiência de utilização do browser ganhou também com um novo look, mais parecido com o interface Aero do Windows e a disponibilização de skins para adaptar a aparência do Opera ao sistema operativo usado.

Na protecção contra malware e phishing a Opera conta agora com a ajuda adicional da área de Fraud Protection, suportada no know-how da Haute Secure, Netcraft e PhishTank, bloqueando automaticamente páginas web com conteúdo perigoso.

http://imgs.sapo.pt/gfx/451841.gif

Em relação às heranças de versões anteriores os utilizadores continuam a contar com a funcionalidade de Speed Dial (com marcação rápida de endereços web por ícones), as notas e a possibilidade de restaurar sessões anteriores do browser, assim como a "caixa do lixo" para recuperar emails ou páginas fechadas acidentalmente.

O download da nova versão pode ser feito a partir do endereço http://www.opera.com/download/.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.