O YouTube terá somado no passado mês de Julho 100.000 milhões de páginas vistas, ao que se acrescentam 710 milhões de utilizadores únicos, representativos de 41,5% da comunidade mundial de internautas.



Os números são da DoubleClick e mostram o alcance conseguido nos últimos anos pelo serviço criado em 2005 pelos fundadores do PayPal, e adquirido em 2006 pela Google.



Neste momento, a plataforma de vídeos só é superada (embora com alguma diferença de distância) pela rede social Facebook, que ainda muito recentemente bateu recordes de visitas, segundo a mesma fonte.



Os valores da DoubleClick mostram ainda que no segundo mês do verão os internautas terão gasto uma média de 25 minutos em cada visita ao YouTube. E como é passado esse tempo? Qual o tipo de conteúdos que mais interessa aos utilizadores? Neste campo é a ComScore a dar uma ajuda.



No seu mais recente Video Metrix, relativo a Julho, a empresa revela que a música continua a ser o principal fator de crescimento do portal, reunindo nesse mês 40% das visitas.



Só o canal VEVO, uma joint venture entre a Sony Music Entertainment, Universal Music Group e Abu Dhabi Media, que também conta com os vídeos da EMI) foi responsável por 38% do total de acessos do YouTube, angariando o título de canal mais visto do portal, com os seus 59,7 milhões de visitantes únicos e 844 milhões de vídeos vistos.







O canal, por si só, soma 902.348 subscritores, mas o VEVO depois divide-se por sub-canais em nome próprio de cada um dos artistas representados. A título de curiosidade, mencione-se que o canal de Lady Gaga tem mais de um milhão de seguidores…





A vice-liderança é igualmente ocupada por um canal de música, o da Warner Music, com uma quota de 20% da audiência de julho.





Embora muito, nem só de música vive o YouTube. Jogos, cinema, notícias também captam o interesse na plataforma de vídeos da gigante da Internet Google, como poderá ver pela restante listagem da ComScore.



A primeira alternativa surge logo na posição seguinte. O lugar que sobra do pódio é ocupado pelo Machinima, um canal dedicado à divulgação de trailers e notícias sobre videojogos, que atualmente soma 3.160.596 subscritores, que têm à disposição mais de 16.500 vídeos.





Em quarto temos a Demand Media, uma empresa de media, que durante o mês de julho cujas "reportagens" reuniram 15,2 milhões de visitantes e 46,1 milhões de vídeos vistos.



O top dos cinco canais mais vistos encerra com a Maker Studios, uma produtora independente que nasceu no seio do YouTube, cujos conteúdos foram acedidos por 11,4 milhões de internautas, que viram 101,9 milhões de vídeos.



Os restantes elementos do ranking dos "10+" registaram todos menos de 10 milhões de utilizadores únicos, como é o caso do Revision 3 (7,5 milhões), ClevverTV (7,3 milhões), Associated Press (6,5 milhões), IGN (5,6 milhões) e Next New Network (4,7 milhões).



Estes são alguns dos valores que fazem a atual história de sucesso do YouTube, que contudo não se esgota na lista de canais parceiros. A longo prazo não sabemos, mas por agora ainda há muito "vídeo à solta" a fazer as delícias dos utilizadores do serviço.





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico